Como uma empresa especializada pode cuidar da logística da sua carga?

  • Home
  • Logística
  • Como uma empresa especializada pode cuidar da logística da sua carga?
como uma empresa especializada pode cuidar da logística da sua carga

É preciso reconhecer que o transporte de cargas é responsável por uma parte significativa do desempenho econômico do Brasil. A maioria das empresas dependem de uma equipe de transportes para realizar a distribuição de seus produtos e fazer com que eles alcancem o cliente final. Sejam grandes corporações ou pequenos empreendedores, todos estão sujeitos aos desafios que o setor impõe.

Um dos meios que podem favorecer as empresas em seus processos de transporte é a terceirização da logística para um prestador de serviço.

Se você está considerando contratar uma empresa especializada, leia o texto que preparamos pra você e descubra porque é interessante adotar esse serviço.

Os desafios a serem enfrentados

Os últimos anos tem sido desafiadores para as empresas de todos os setores, o que torna difícil aproveitar as oportunidades que se apresentam. O cenário atual é bastante incerto e inspira cautela por parte dos empreendedores.

Isso quer dizer que investimentos estão sendo postergados, projetos estão sendo abandonados, mesmo aqueles que oferecem bons prospectos, como a contratação de uma empresa especializada para terceirizar a logística.

Dentre os desafios encontrados nesse setor, a condição das estradas é um dos maiores contratempos, pois pode causar atrasos na entrega das cargas e limitar o acesso a áreas remotas do país. Enquanto a ineficiência da infraestrutura é um fator importante, os próprios custos da operação logística representam outro tipo de adversidade.

Os gastos necessários para manter a operação logística são altos e seu impacto pode elevar o preço final. O preço do combustível, as despesas para manutenção e encargos dos veículos, e a folha de pagamento dos motoristas configuram importantes dispêndios no controle financeiro de uma empresa.

Além disso, outra preocupação contribui para o comportamento moderado dos empreendedores. Este fator assume o aspecto da burocracia envolvida para que o transporte seja realizado de forma lícita. Ou seja, a emissão de documentação específica, o pagamento de impostos e a atenção aos prazos para circulação da carga consomem muitos recursos.

Diante do exposto, concluímos que a falta de investimentos é um obstáculo para o crescimento do mercado considerado um dos mais importantes na economia do país.

Equipe profissional preparada para lhe servir

A prática de terceirizar a logística é ideal para empresas que, por diversas razões, não possuem a estrutura e os profissionais necessários para manter um serviço de transporte particular, porém tem a intenção de oferecer um serviço de entrega de qualidade para seus clientes.

Com a contratação de uma empresa terceirizada, esta passa a operar como um parceiro com experiência no processo de logística e tem potencial para agregar as competências que o empreendedor não dispõe. Isto tem grande valor e representa maior conveniência com a transferência do processo para as mãos de quem tem expertise no negócio.

Uma das principais fontes de economia é remover a necessidade de manter uma frota e motoristas disponíveis, mesmo em momentos de ociosidade.

O resultado é que a gestão da etapa de transportes torna-se mais dinâmica e permite que o gestor se concentre em outros estágios do processo que merecem atenção.

Serviços adicionais para sua comodidade

A operação da empresa terceirizada não se limita somente ao transporte das cargas até o destino final. Diversos serviços adicionais complementam essa atividade e oferecem maior comodidade. Alguns exemplos são:

  • serviço de armazenagem temporária: espaço destinado para guardar e cuidar do acondicionamento dos produtos durante o embarque nos veículos. Tem a função organizar a distribuição da carga para melhor aproveitamento da capacidade dos caminhões e reduzir custos. Também realiza a separação dos materiais por rota e destino;
  • transporte especial: envolve o transporte de cargas perigosas, como produtos químicos ou resíduos, já que requer veículos com isolamento específico para garantir um deslocamento seguro;
  • transporte de cargas de grande porte: conhecimento para lidar com os trâmites que envolvem as autoridades de trânsito competentes, realização de escolta e desvio do trânsito. Além de disponibilizar equipamentos adequados para a carga;
  • rastreamento da frota: emprego dos sistemas necessários para acompanhar a movimentação da carga em tempo real, garantindo maior segurança e permitindo uma gestão precisa.

Resultados garantidos em acordo

A relação entre uma empresa e uma instituição responsável pelos serviços de transporte deve ser regida por um contrato pormenorizado entre as partes. Uma das principais razões é garantir que as responsabilidades e direitos de cada uma sejam minuciosamente delineados e cumpridos.

O contrato também representa uma importante ferramenta de gestão, pois enumera quais serão os serviços prestados, os respectivos preços e quais atitudes devem ser tomadas caso ocorra algum tipo de falha. Outro detalhe importante a ser acordado é especificar quais são os resultados esperados. Esses resultados se convertem em indicadores de desempenho que podem ser mensurados e avaliados.

O propósito dos sistemas de gestão são reforçados, pois tem condições de fornecer informações rápidas e precisas para agilizar o processo de qualificação das transportadoras por parte dos gestores.

Redução de custos para sua empresa

A gestão compartilhada pode assumir figuras diferentes para pequenas e grandes empresas. Para uma multinacional plenamente informatizada, os sistemas tendem a controlar boa parte do processo. As requisições de transporte são emitidas via sistema, as coletas e entregas são realizadas dentro prazo e o pagamento pelo serviço concluído é realizado conforme programado. Note que os sistemas da empresa contratante e da empresa terceirizada comunicam-se entre si, mas cada etapa é realizada pelo seu responsável.

Por outro lado, o cotidiano de uma pequena empresa impõe obstáculos no que diz respeito à prática de terceirizar a logística. O processo de contratar um serviço é mais burocrático, não possui recursos automatizados e, como consequência, está sujeito a erros e inconsistências. No processo existem muitos documentos emitidos em papel ao invés de sua versão digital.

Nesse caso a ausência de sistemas prejudica a gestão, a avaliação da transportadora contratada e o desempenho no que diz respeito a qualidade do serviço prestado ao cliente final.

Gestores que decidem terceirizar a logística como parte de sua estratégia têm obtido resultados expressivos no que diz respeito à redução dos custos e despesas. Porém, como toda decisão que atinge o futuro da empresa, ela deve ser tomada de maneira consciente e planejada.

Esse tipo de parceria incentiva o desenvolvimento de novos produtos, desenvolve novas competências e experiências para os colaboradores envolvidos no projeto e ainda reduz riscos envolvidos na operação de transporte. Justamente o que a economia precisa para voltar a se fortalecer.

Qual é a sua opinião sobre o processo de terceirizar os serviços de transportes? Você concorda com o nosso artigo? Conte para a gente nos comentários.

Danilo Guedes

Danilo Guedes

Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas, formado em gestão logística pela FAAP e com MBA em gestão empresarial pela FIA-USP, atua na área de transporte há mais de 20 anos, sempre buscando oferecer ao mercado um alto padrão de qualidade e inovação.

Deixe um comentário

Share This