Transporte de veículos de grande porte: como é feito o planejamento logístico?

O planejamento logístico é fundamental para o bom desempenho das grandes empresas  brasileiras. Por conta de o Brasil ter dimensões continentais e, infelizmente, ainda carecer de infraestruturas básicas, o transporte de cargas de grande porte ainda é bastante complexo.

Em vista disso, a rotina de trabalho de um gerente de logística é muito corrida e exigente. Além de coordenar sua equipe, fazer várias viagens e ter uma visão diferenciada sobre os processos, ele deve prestar um serviço de qualidade para que suas entregas sejam realizadas dentro do prazo planejado e em segurança.

São vários os obstáculos que devem ser superados, e não poderia ser diferente para o transporte de cargas de grande porte. Como o mercado está muito exigente, qualquer deslize ou decisão equivocada pode colocar em risco o sucesso das operações e aumentar os custos do frete.

Por isso, descubra agora como é realizado o planejamento do transporte de veículos de grande porte e a sua relevância. Confira!

O que é transporte de cargas de grande porte?

A condição das estradas nacionais não é muito boa. Segundo um estudo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), cerca de 62% das estradas pesquisadas foram classificadas como regular, ruim ou péssimo. A sinalização é precária e o estado dos pavimentos faz com que as despesas do transporte sejam elevadas.

Desse modo, inúmeros fatores podem atrapalhar o desempenho do transporte de cargas de grande porte, exigindo muito cuidado e atenção de todos os envolvidos.

Esse tipo de transporte é caracterizado pelo deslocamento de grandes peças e conjuntos estruturais, que apresentam dimensões, peso e volumetria acima do estabelecido pelo código de trânsito brasileiro.

Por causa disso, essas situações necessitam técnicas e estratégias especiais para o manuseio, carregamento e descarregamento, já que um simples descuido pode causar grandes prejuízos financeiros, estruturais e, casos mais extremos, humanos.

Como cada tipo de carga é diferente dos demais, não existe um padrão a ser seguido. Cada transporte deve ser analisado e planejado de maneira separada. Além do mais, certos detalhes fazem toda a diferença para a redução do preço final e das condições de segurança do frete.

Por que essa modalidade de transporte é tão importante?

Todo tipo de transporte é importante dentro da logística. Entretanto, o transporte de cargas de grande porte é diferenciado por causa de suas dimensões, recursos técnicos e financeiros exigidos e dos impactos que ele pode causar.

Por exemplo, o deslocamento de transformadores de alta tensão é essencial para o abastecimento de energia elétrica em várias cidades do nosso país. Outra situação muito comum está relacionada ao transporte de veículos, caminhões e ônibus. São eles que conduzem mercadorias e pessoas por nosso país. Então, deve-se prezar por sua segurança e qualidade.

Ambas as situações influenciam o funcionamento de várias outras áreas da economia, tornando o planejamento de cargas de grande porte extremamente importante.

Como ele funciona?

Apenas algumas empresas oferecem esse serviço, já que existem inúmeras incógnitas e variações nesse planejamento logístico. Primeiramente, é necessário conhecer as condições das estradas no trajeto a ser percorrido.

Antes que qualquer peça seja produzida, deve-se ter em mãos as informações sobre os pedágios, as pontes e todos os fatores de infraestruturas que podem influenciar esse deslocamento.

Em algumas situações, as chuvas atrapalham ainda mais as condições do pavimento, passarelas precisam ser removidas e pontes podem não aguentar a carga, exigindo a passagem por propriedades privadas ou, até mesmo, a construção de uma nova estrutura. Quando parte do transporte acontece em rios, também é necessário analisar a altura da lâmina de água.

Além disso, as cargas devem ser posicionadas corretamente para que a segurança de todos seja garantida. Esse estudo de viabilidade do deslocamento precisa ser realizado para que tudo aconteça sem problemas e com facilidade.

Outro problema muito recorrente é a burocracia para se obter licenças. Os processos legislativos ainda são demorados e utilizam poucas tecnologias, fazendo com que o tempo de transporte e a segurança das cargas sejam comprometidos.

A fiscalização também não acontece como deveria ser. A falta de efetivos policiais para acompanhar a carga é outra questão preocupante e que coloca em risco os outros usuários das estradas e rodovias.

Desse modo, a escolha do veículo é essencial para o êxito das atividades. O acondicionamento das cargas deve ser adequado e a distribuição correta, a fim de evitar multas e outros problemas. Ademais, essas medidas garantem a durabilidade do veículo e reduzem os processos de manutenção nas peças e equipamentos.

Como superar esses obstáculos?

O transporte de cargas de grande porte tem condições especiais que o diferencia da logística convencional. Dessa forma, é preciso analisar muito bem o mercado para encontrar um prestador de serviço eficiente e que tenha muita qualidade.

Como as cargas envolvidas são maiores e necessitam de cuidados diferenciados, todos os fatores devem ser analisados previamente. A credibilidade, as referências e o histórico podem ser utilizados para escolher uma empresa adequada às suas necessidades.

Caso seja necessário o transporte de cargas internacionalmente, esses cuidados devem ser redobrados, pois existem diferenças entre as legislações e exigências dos países envolvidos.

Ao fazer a sua escolha, opte por uma empresa que tenha essas qualidades e que ofereça a integração e o acompanhamento em tempo real do movimento da carga. Ter escritórios e pátios próximos aos terminais aduaneiros é outra característica que evidencia uma estrutura pronta para atender todas as demandas do mercado.

O certificado ISO 9001 também é outra garantia de que o transporte de cargas de grande porte é realizado com segurança e dentro dos padrões legislativos e ambientais existentes, sem se esquecer das inovações e do uso de novas tecnologias.

Tome cuidado para não ser atraído por propostas de preços abaixo do padrão do mercado, já que isso pode indicar condições questionáveis de segurança e suporte no transporte.

Você deve ter percebido que é necessário ter a certeza que a empresa que fará o transporte de cargas de grande porte é especialista no assunto. Para encontrar as melhores soluções para esse transporte com tranquilidade, basta entrar em contato com a ABC Cargas!

Danilo Guedes

Danilo Guedes

Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas, formado em gestão logística pela FAAP e com MBA em gestão empresarial pela FIA-USP, atua na área de transporte há mais de 20 anos, sempre buscando oferecer ao mercado um alto padrão de qualidade e inovação.

Deixe um comentário

Share This