O que é cubagem? O termo cubagem está relacionado ao peso de uma determinada carga em relação ao seu volume. Esse cálculo é primordial para analisar os custos relativos ao valor do frete, permitindo a avaliação da quantidade de mercadorias que podem ser carregadas em uma viagem, sem que o limite de peso seja ultrapassado, levando em conta, também, o espaço ocioso no veículo — o que representaria desperdício de dinheiro.
A cubagem é utilizada, por exemplo, quando a mercadoria é leve, mas ocupa um grande volume, o que acontece com cargas de colchão, isopor, algodão e outros produtos aerados de grandes dimensões. Também é importante em mercadorias de pouco volume, mas muito peso, como no caso de produtos metálicos ou de grande densidade, que podem, mesmo sem ocupar o espaço todo, extrapolar o peso máximo permitido.
Neste post, vamos entender a importância da cubagem e a sua influência no valor dos fretes. Confira!
Qual a importância da cubagem para o negócio?
A cubagem é de suma importância para o planejamento de transportes de uma empresa, para garantir que não haja problemas e prejuízos nos trajetos. O cálculo da cubagem é tão importante quanto outros itens que garantem o funcionamento pleno da logística e transporte de cargas, como o rastreamento, gestão de frotas e roteirização.
Sem o cálculo da cubagem, a precificação do frete se torna imprecisa e pode causar a perda de dinheiro e de competitividade.
Como a cubagem contribui para a otimização do espaço?
Cada modal de transporte tem um espaço delimitado para transportar sua carga. A cubagem vem para otimizar esse espaço, ou seja, contribui para que o caminhão, navio, trem ou avião possa carregar a maior quantidade de carga possível, ou seja, ocupando todo o volume disponível e a sua capacidade máxima de peso.
A complexidade está no fato de, no transporte de cargas, o modal carregar caixas e volumes de tamanhos e pesos diferentes. Nesse cenário, o objetivo deve ser encontrar o equilíbrio necessário para que a mercadoria seja transportada com o menor número de viagens possível.
Por que a chave está na relação peso x volume?
Para que a exemplificação se torne ainda mais fácil, vamos a um exemplo prático. Sabemos que 30 toneladas de prata e 30 toneladas de isopor têm o mesmo peso, certo? Porém, por ter a maior densidade, torna-se mais fácil acomodar a maior quantidade de prata possível em um veículo, para reduzir o número de viagens, do que o isopor — que tem um volume muito maior.
Nesse cenário, temos um produto pequeno e de alta densidade, que pode exceder o peso máximo do veículo, antes de completar todo o seu armazenamento, e um produto que precisará de várias viagens. Essas ocorrências precisam da cubagem para que a logística de transporte se torne viável em seus custos operacionais.
Como a ANTT influencia a Cubagem?
A tabela de frete nacional é definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT. O principal objetivo de criação dessa tabela foi equilibrar o valor recebido pelos prestadores de serviços do setor de transporte rodoviário de cargas, com seu valor sendo reajustado de tempos em tempos. A ANTT também define o valor de referência do fator de cubagem, que permite a precificação justa do frete.
O que é fator de cubagem?
Definido pela ANTT, o fator de cubagem é o valor que define a relação ideal entre volume e peso. Nesse cenário, a cubagem da carga tem relação direta com o modal escolhido para o reporte por metro cúbico. Os fatores de cubagens em relação aos modais são:
- Marítimo: 1.000 kg = 1m³;
- Rodoviário: 300 kg = 1m³;
- Aéreo: 166,7 kg = 1m³.
Um ponto importante a ser ressaltado é que tais valores são apenas referências, ou seja, é necessário levar em conta o peso e volume dos produtos transportados, principalmente quando lidamos com cargas fracionadas. A empresa de transporte tem liberdade para utilizar valores menores no cálculo dos fretes nesses casos.
Como calcular o peso cubado?
O peso cubado é o fator que permite a empresa de transporte precificar o seu frete de forma mais justa. Isso porque trata-se de uma equação que considera os dois fatores primordiais: volume e peso do produto. Para chegar ao peso cubado, a fórmula é:
- Comprimento x Largura x Altura x Fator Cubagem.
Supondo, por exemplo, que você vai transportar um produto com dimensões de 60 cm de comprimento, 20 cm de largura e 15 cm de altura e levando em conta o fator de cubagem para transporte em caminhões, que é 300, o peso cubado de sua carga será:
- 0,60 x 0,20 x 0,15 x 300 = 5,4 kg
Como a cubagem influencia o valor de frete?
Como vimos, existe uma fórmula que permite a obtenção do peso cubado de uma carga. Porém, é importante ir além dessa dimensão de peso e volume para definir o valor do frete. É importante analisar o preço de frete e comparar com o peso cubado, para escolher o que for maior para cobrar o frete final.
Por exemplo, se você tem uma mercadoria que tem peso físico de apenas 15 kg, mas, no cálculo do peso cubado, tem 45 kg, você deverá utilizar o valor maior na hora de fazer a cotação. Afinal, deverá levar em conta o volume.
O oposto também vale — você pode pegar uma mercadoria com peso cubado de 4 kg, mas com peso bruto de 20 kg. Nesse cenário, você vai encher o caminhão com uma carga muito pesada, mas com pouco volume, o que causará ociosidade de espaço e risco de ultrapassagem de peso máximo.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é cubagem e como esse fator é importante para o cálculo do frete. Equilibrar peso com volume é primordial para que o valor final do transporte possa, de fato, corresponder ao valor efetivo do serviço, contribuindo para uma melhor organização de cargas fracionadas.
Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.