O desvio de rota de uma frota pode ser um problema para grande parte das empresas, uma vez que isso traz impactos para a parte financeira e também para os prazos de entregas que foram acordados para os clientes. Dessa forma, é preciso entender quais são os impactos que isso traz, avaliar se ocorre com frequência e adotar estratégias que minimizam esses danos.
Assim, as chances de isso trazer danos para o negócio reduzem consideravelmente, de modo que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas com mais facilidade. Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!
Quais as consequências do desvio de rota para a empresa?
Primeiro, é interessante reforçarmos sobre as consequências do desvio de rota para a empresa. Essa situação acontece quando o motorista decide fazer outro trajeto, seja devido ao trânsito, seja devido à segurança que ele terá no processo. No entanto, nem sempre é positivo, pois pode ocasionar em aumento do tempo que chega ao cliente e ainda ter mais gastos quando o trajeto é muito maior do que aquele pensado inicialmente.
Esse tipo de situação pode ainda ser um indicador de que os motoristas não respeitam as regras estabelecidas pelo seu negócio, o que precisaria fazer uma conversa direta com essas pessoas para entenderem a situação, o que impacta no relacionamento e até mesmo na produtividade.
Quais estratégias adotar para evitar o desvio de rota?
Devido a todos esses problemas que mencionamos, traçar estratégias efetivas para evitar o desvio de rota deve ser uma prioridade para a empresa. Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda quais são essas ações e como elas impactam nesse cenário. Confira!
Ter um bom planejamento
O primeiro passo, apesar de parecer óbvio, muitas vezes não é executado. Trata-se do planejamento de rotas para o motorista ter ciência sobre exatamente onde ele vai passar. Existem algumas estratégias que não podem ser deixadas de lado.
A primeira delas é entender quais são todas as entregas que devem ser executadas dentro de determinado período. Dessa forma, existe a possibilidade de agregar aqueles que são próximos, otimizando tanto o tempo quanto o prazo.
Além disso, é importante ter o entendimento sobre os horários e as zonas de circulação. Em grandes centros urbanos, por exemplo, existem leis que proíbem o acesso de veículos maiores dentro do período comercial para evitar engarrafamentos. O planejamento ainda deve ser feito frequentemente, pois vai garantir que todos os seus ganhos sejam usufruídos pelo negócio.
Identificar áreas de risco
Essa é uma atividade que deve ser feita ainda durante o planejamento. Ao identificar as áreas de risco, você tem a oportunidade de já considerá-las no desenho do trajeto. Assim, evita que o motorista, por conhecer bem a região, faça essa mudança em cima da hora. Também é um ponto positivo para fazer um envio da data certo para o cliente, já considerando possíveis caminhos mais longos.
Investir em tecnologia
Outra recomendação que oferecemos está relacionada ao investimento em tecnologia. Existem duas ferramentas específicas que podem contribuir de forma positiva para o desenho de um trajeto eficaz: a primeira delas é voltada para verificação prévia de ocorrências no trânsito.
Suponhamos que em determinada rodovia há uma obra que vem impactando diretamente no tempo que gasta para chegar ao destino. Com isso, há a possibilidade de fazer uma remodelagem, de modo que, mesmo que seja um caminho mais longo, o motorista gaste um tempo significativamente menor.
A segunda é voltada para que a central da empresa identifique de forma fácil caso algum profissional tenha feito o desvio. Consequentemente, ele pode ser alertado, e o fato é corrigido em um período curto ou o colaborador advertido de alguma forma para que essa situação não se repita.
Manter a comunicação ativa com o motorista
Esse ponto está diretamente ligado com o anterior. Manter uma comunicação ativa com o motorista contribui para que os profissionais se sintam acolhidos pela empresa, ao mesmo tempo em que há a oportunidade de corrigir desvios assim que eles ocorrem.
Algumas práticas podem ser adotadas. A primeira delas é contar com canais internos de comunicação, além de adotar um diálogo objetivo, principalmente se ele for feito enquanto o colaborador estiver em trânsito. É importante ainda utilizar recursos de um sistema de gestão que esteja ligado à telemetria, de modo que a central converse com o colaborador sempre que necessário. Por fim, indicamos que se faça reuniões periódicas para alinhamentos sempre que necessário.
Por que a terceirização é a melhor opção?
Como vimos, são muitos os pontos que devem ser considerados pela empresa para evitar o desvio de rota. Além de precisar considerar o uso de tecnologias e ferramentas eficazes, existe a necessidade de contar com profissionais engajados em seguirem com a postura adotada pela empresa, além de haver a necessidade de adotar uma postura mais rígida sempre que eventualidades que poderiam ser contornadas acontecerem.
Por essa razão, a terceirização é a melhor opção para o negócio. Além de a sua empresa não precisar se preocupar diretamente com a contratação de motoristas e nem com a qualidade da frota, há redução de custos e de burocracia. Você não precisará ficar preocupado com questões trabalhistas e nem mesmo precisará contornar situações caso haja falta de profissionais em determinados períodos.
Outro ponto positivo está no fato de que empresas que atuam nesse segmento já contam com a experiência prévia sobre as melhores práticas para evitar atrasos, o que aumenta diretamente a satisfação do cliente e a credibilidade da empresa perante o mercado.
E então, o que achou de entender um pouco mais sobre o desvio de rota e as consequências que isso traz? Como vimos ao longo do material, trata-se de uma questão que pode trazer prejuízos para a empresa e insatisfação de clientes. Por isso, o ideal é buscar por alternativas que reduzem o custo e, ao mesmo tempo, possam trazer uma melhor imagem para a sua organização.
Caso deseje saber um pouco mais sobre a terceirização, entre em contato com a nossa equipe, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!