A falta de motoristas no mercado é um problema que traz diversas preocupações para as organizações. Afinal, todas as profissões precisam atrair novos profissionais para atender ao ciclo de demandas na área.
No entanto, devido aos desafios da profissão, o interesse por seguir carreira como motorista apresentou uma queda. Seja por falta de infraestrutura nas estradas, seja por baixo treinamento pelas empresas, a busca pela profissão diminuiu, o que levanta a importância de melhorias estratégicas.
Neste artigo, saiba mais sobre o atual panorama de falta de motoristas no mercado, as causas desse problema e os efeitos no setor de transporte. Confira também 4 dicas para lidar com essa situação!
Quais as principais razões para a escassez de motoristas?
Diversos motivos afastam as pessoas do interesse em seguir carreira como motorista, aumentando a escassez de profissionais no mercado. Dentre eles, é possível salientar as seguintes razões:
- prazos de entrega apertados, o que compromete o bem-estar ao dirigir muitas horas sem descanso.
- perigos nas estradas;
- aumento dos custos, desde combustível até os pedágios;
- baixo valor de frete;
- filas de espera em cargas e descarga, revelando problemas logísticos;
- falta de segurança na profissão.
Ser motorista de veículos de carga é naturalmente desafiador, uma vez que se trata de uma profissão que enfrenta longas horas de trabalho. Além disso, em rotinas profissionais desequilibradas, é possível desenvolver diversos transtornos físicos e mentais, como estresse crônico, problemas articulares, dores físicas, entre outros.
Segundo o Relatório Global de Escassez de Motoristas de Carga de 2023, publicado pela União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU), representada no Brasil pela NTC&Logística, faltam mais de 3 milhões de caminhoneiros em todo o mundo. De acordo com o estudo, as perspectivas são de que até o ano de 2028, a escassez de profissionais suba para 7 milhões de vagas desocupadas.
Esse é um problema a longo prazo para os mais variados mercados, uma vez que a profissão é fundamental para o abastecimento de estoques dos mais diversos negócios.
Como melhorar a atração e retenção de motoristas qualificados?
Tendo em vista o contexto, investir em estratégias que melhorem a atração e retenção de motoristas qualificados é uma forma de reverter o cenário e estimular o crescimento dessa profissão.
A seguir, confira 4 sugestões de iniciativas para tornar as vagas de motoristas caminhoneiros mais atrativas para o mercado!
1. Oferta de treinamentos
Muitos profissionais apresentam carteira de habilitação apropriada para a direção de caminhões, porém, sentem-se inseguros para seguir a profissão. Por outro lado, com programas eficazes de treinamento, é possível solucionar esse problema.
Com a promoção de programas eficazes de recrutamento e retenção de talentos, é possível investir em cursos de qualificação, palestras de treinamento e workshops de qualificação para os profissionais. Com isso, a confiança para dirigir nas estradas é fortalecida e todos os cuidados essenciais para levar os diferentes tipos de carga são reforçados.
2. Receptividade para mulheres
O mercado de motoristas de caminhão no Brasil ainda é muito masculinizado. A baixa receptividade para mulheres nessa área é um grande desafio para a promoção da profissão.
Por essa razão, quebrar estigmas e abrir portas para o público feminino no mercado de caminhoneiro se torna indispensável para aumentar a disponibilidades de motoristas no mercado.
3. Aumento da segurança na profissão
A profissão também oferece diversos riscos para a saúde e a integridade física dos colaboradores. Esse é mais um dos motivos pelos quais há cada vez menos pessoas interessadas em seguir nessa área.
Por outro lado, com o incentivo ao aumento de segurança nos caminhões e nas estradas, pode-se elevar o interesse pela profissão. Para isso, é necessário investir em estratégias que reforcem a proteção dos motoristas dos veículos e que diminuam a criminalidade nas vias.
É interessante destacar que já houve uma redução de cerca de 14,3% na ocorrência de roubo e furto de veículos pesados no último ano, segundo a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Esse dado é um indicativo de possíveis melhoras no setor.
4. Valorização do profissional
Um processo básico, mas indispensável para todas as profissões, é o acesso a recursos de qualidade de vida e bem-estar. A valorização do profissional deve contemplar esses fatores para aumentar a atratividade para essa área do mercado.
Fazer com que os motoristas se sintam valorizados é o primeiro passo para aumentar o engajamento. Essas mudanças podem ser feitas com a oferta de salários e benefícios competitivos.
Priorizar o bem-estar dos profissionais, com programas que os ajudam a cuidar da saúde e da qualidade de vida, é fundamental para profissões que exigem muitos recursos físicos. Além disso, a oportunidade de cuidar da família, com planos de saúde, seguro de vida e demais benefícios corporativos, é um grande incentivo à profissão.
Outro ponto importante para driblar a falta de motoristas no mercado é criar uma cultura organizacional positiva. Dessa forma, é possível atrair e reter talentos, que enxergam na empresa a possibilidade de ter um emprego de qualidade e com oportunidades de crescimento profissional.
Qual a importância de implementar tecnologias que otimizem a gestão de frotas?
O uso de tecnologias também é positivo para solucionar os desafios da falta de motoristas no mercado. Com ferramentas tecnológicas, que auxiliam no rastreamento, na gestão de frotas e na otimização logística, diversos processos são facilitados e aumentam a segurança nas estradas e nos veículos.
Por essa razão, a implementação de tecnologias de sensores, câmeras, alarmes, GPS, inteligência artificial e demais investimentos para otimizar a gestão de frotas também é um atrativo para os profissionais.
Como a transportadora contratada pode auxiliar nesse processo?
Vale a pena destacar o papel das transportadoras para auxiliar nesse processo. Com a terceirização do trabalho, é possível reduzir a falta de mão de obra e conseguir profissionais qualificados para atender às demandas da empresa.
As empresas transportadoras oferecem condições especiais para aprimorar a qualificação dos caminhoneiros e oferecer condições dignas de trabalho. Desde programas de valorização e incentivo à profissão até a oferta de recursos de segurança nos veículos beneficia a atratividade dos motoristas.
Em geral, buscar soluções inovadoras e investir na parceria com uma transportadora eficiente são medidas eficientes para garantir que sua operação logística continue fluindo sem interrupções. Com isso, é possível driblar a falta de motoristas no mercado e aquecer essa área que necessita de mais incentivos.
Quer saber mais sobre como as transportadoras podem ajudar a suprir a falta de motoristas no mercado? Entre em contato com a equipe ABC Cargas e conheça as melhores soluções!