Flexibilidade logística: o que é e como implementar?

A flexibilidade logística tem surgido com uma grande vantagem competitiva em meio a concorrência em um mercado rápido, volátil e agressivo. Se o comportamento do cliente tem mudado com frequência, as empresas que não conseguem se adaptar às transformações no novo padrão de consumo correm sério risco de ficar para trás.

As oscilações entre a oferta e a demanda já fazem parte do cenário econômico brasileiro. Por conta disso, os líderes mais atentos passaram a repensar as cadeias logísticas das organizações.

Flexibilidade logística é a palavra-chave quando o maior desafio é ser capaz de se adaptar às situações inesperadas na cadeia de suprimentos. Produtos e serviços precisam, mais do que nunca, atingir um padrão de qualidade correndo contra a insatisfação do cliente, que ganhou muito mais poder para disseminar informações na era virtual.

Se todos os processos envolvidos na empresa forem flexíveis para que o negócio funcione, vantagens como a agilidade de resposta e a maximização do tempo farão um bem incrível à imagem da companhia.

Confira a seguir alguns exemplos de áreas onde é possível trabalhar a flexibilidade logística para se atingir melhores resultados:

Flexibilidade de mix

Ter um mix flexível significa estar aberto para o cliente que deseja opções e quantidades diferenciadas do mesmo produto. A prática já é muito comum no mercado e costuma acontecer quando a mercadoria é personalizável.

É o caso do mercado de brindes, automóveis, determinadas roupas, entre outros, onde o cliente pode selecionar as características do produto. Para melhorar a atuação nessa área é preciso lidar bem com a gestão de estoque estratégico, garantindo o melhor tipo de armazenagem.

Flexibilidade de entrega

Como os prazos de entrega costumam ser breves, o gestor precisa saber como se adaptar às transformações que acontecem durante a cadeia logística.

Em muitas empresas, a qualidade de entrega do produto acaba se transformando em um gargalo. Na maioria das vezes em que isso acontece, o motivo gira em torno da falta de garantir uma visão sistêmica de todo o processo.

Atender às necessidades específicas de cada cliente é atividade crucial para qualquer empresa. Esteja sempre atento à quantidade de produtos solicitada por ele, no período e no local exatos. Acima disso, dispara no mercado a empresa que conseguir agregar o máximo de valor ao serviço ou ao produto.

Flexibilidade de armazenagem

De nada vai adiantar se esforçar para cumprir prazos de entrega se o seu sistema de armazenagem está fora de ordem.

A estocagem e a movimentação dos itens, as máquinas e os equipamentos devem funcionar com agilidade e eficiência. Ser flexível na armazenagem é estar sempre alerto à forma de guardar, de organizar e de coordenar os fluxos dos itens no galpão.

Flexibilidade estratégica

Se você tem o objetivo de melhorar os seus processos ou, até mesmo, de alcançar amplitude geográfica deve estar atento aos novos concorrentes, às parcerias entre eles, aos lançamentos de produtos e quaisquer outras novidades que possam surgir.

Sempre que aparecer uma novidade de fora, estude não só as características desse lançamento, mas, também, os possíveis efeitos dele no seu negócio. Assim, você estará no caminho de proporcionar uma manobra competitiva.

Flexibilidade dos transportes

Ser flexível nas atividades de transporte é fundamental para manter o ritmo da cadeia em perfeição. Nesse caso, avalie sempre qual é a opção mais rápida e segura. O modal rodoviário, por exemplo, costuma ser o mais flexível entre todos, já que, com o mesmo veículo, você consegue ir da retirada até a entrega, evitando multimodais e ganhando agilidade.

Gostou de entender mais sobre a importância da flexibilidade logística em sua empresa? Então, assine a nossa newsletter para continuar acompanhando o melhor do nosso conteúdo.

Danilo Guedes

Danilo Guedes

Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas, formado em gestão logística pela FAAP e com MBA em gestão empresarial pela FIA-USP, atua na área de transporte há mais de 20 anos, sempre buscando oferecer ao mercado um alto padrão de qualidade e inovação.

Deixe um comentário

Share This