Veja como ter o melhor controle de frotas na sua empresa

  • Home
  • Logística
  • Veja como ter o melhor controle de frotas na sua empresa

Efetuar o controle de frotas é uma função que tem sua complexidade, já que proporciona vantagens muito relevantes para uma empresa por meio de uma visão amplificada do que de fato está acontecendo.

Multas, documentações, manutenções, custos, abastecimentos e pneus, são apenas alguns dos itens essenciais na gestão do veículo.

Manter tudo sob controle pode parecer um bicho de sete cabeças, mas acompanhando as boas práticas de gestão para colocar os fluxos em ordem, é possível desempenhar essa atividade com eficiência.

Você realmente tem o controle da sua frota? Como você avalia isso? No post de hoje, apontaremos 4 itens fundamentais para te ajudar nessa função. Acompanhe!

Administre os custos

Como um gestor experiente, você deve saber que o bom balanço financeiro pode refletir de forma positiva na saúde financeira da organização. Portanto, conhecer os custos provenientes dessa atividade é essencial.

Quando as receitas não são bem geridas, o descontrole passa a dominar por conta das cobranças que surgem. Remando contra essa maré problemática, invista em analisar todos os itens que trazem mais custos para a instituição.

Depois de identificá-los, descubra como reduzi-los. Um planejamento de curto a longo prazo poderá ajudar na hora de prever os meses seguintes.

Planeje o abastecimento

Planejar o abastecimento dos veículos é uma ação aliada do controle de frotas. Isso porque quando essa tarefa é feita com antecedência, é possível garantir benefícios exclusivos que farão a diferença no final.

A possibilidade de negociar descontos, por exemplo, é uma das consequências positivas do planejamento antecipado. Assim, é possível buscar um preço mais acessível para frotas que requerem reabastecimento recorrente. O fluxo de caixa agradecerá sua barganha!

Além disso, programar as reposições e os respectivos valores com combustíveis trará qualidade para seu plano de ação, fazendo com que você ganhe pontos com diversos setores da empresa.

Automatize os processos

Em pleno século 21, fazer o controle de frotas com papel e caneta é bem ultrapassado e pouco produtivo. São muitos documentos gerados o tempo todo, que precisam ser computados, armazenados e consultados.

O mercado está repleto de soluções digitais que poderão  te auxiliar na hora de, por exemplo, fazer um checklist digital.

Com a informatização dos processos, o preenchimento se torna mais rápido, as decisões podem ser tomadas com mais precisão, a empresa se torna mais sustentável, sem contar as portas que se abrirão para o rastreamento e compartilhamento de tarefas.

Realize as manutenções necessárias

As manutenções preventivas e preditivas são extremamente importantes para garantir a confiabilidade dos componentes por meio de uma revisão aprimorada.

As chances de se conseguir prever a data correta de execução das manutenções têm sido possibilitada no ambiente empresarial.

Isso porque a junção dos medidores de pontos de controle (hodômetros e horímetros) com a boa definição de indicadores de desempenho, contribui para a assertividade de forma incrível.

Se essas informações forem colhidas da forma certa, você poderá assegurar que as manutenções em tempo certo provoquem resultados desejados por qualquer setor logístico, como a diminuição de custos e disponibilidade integral dos veículos da frota.

Quem puder implementar tal medida com eficácia, sem dúvidas, vai experimentar resultados econômicos muito melhores! 

Em termos financeiros e de logística, o controle de frotas é um dos maiores aliados para otimizações nos processos. Entre em contato com ABC Cargas e obtenha ajuda para solucionar esse problema em sua empresa.

Danilo Guedes

Danilo Guedes

Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas, formado em gestão logística pela FAAP e com MBA em gestão empresarial pela FIA-USP, atua na área de transporte há mais de 20 anos, sempre buscando oferecer ao mercado um alto padrão de qualidade e inovação.

Deixe um comentário

Share This