Conheça os 6 maiores desafios em logística no Brasil

O empreendedor que decide aventurar-se no setor de transportes encontra, todos os dias, desafios em logística no Brasil. Essa realidade fornece apenas duas opções: ceder às dificuldades ou ser bem-sucedido. Aqueles que se propõem a agir de acordo com a segunda opção são incentivados a encontrar soluções inovadoras, a desenvolver novas ideias e projetos e, acima de tudo, a adaptar sua estratégia ao cotidiano.

Tais ações são exigidas para se destacar em um mercado competitivo, obter vantagens sobre a concorrência e conquistar clientes. Desse modo, listamos os principais desafios do setor para que você possa antecipar-se aos problemas a fim de solucioná-los. Confira!

1. Falta de infraestrutura

É de conhecimento geral que a malha rodoviária do Brasil representa um dos grandes problemas para o escoamento da produção. Um dos setores mais afetados é o alimentício, que enfrenta dificuldade em transportar os produtos do campo até os grandes centros de distribuição do país. A carência de manutenção e segurança nas estradas torna o transporte arriscado para garantir a integridade das cargas até o destino final.

2. Pouca exploração dos modais de transporte

Enquanto as estradas configuram o modal de transporte mais utilizado no Brasil, as demais opções são insuficientemente utilizadas. Pouco se investe nos modais ferroviários e hidroviários, visto que eles não só aliviariam o fluxo de veículos nas estradas, como também aumentariam o alcance do transporte nas regiões norte e nordeste.

A combinação de mais de um modal de transporte, seja ferroviário ou hidroviário, tem a capacidade de aumentar o desempenho das empresas de transporte e torná-las mais eficientes em seus processos.

3. Custos elevados

Um dos principais desafios em logística no Brasil diz respeito aos recursos financeiros aplicados no custeio da operação de transporte. Para muitos gestores, é complexo encontrar soluções que permitam reduzir os custos de frete. O preço do combustível, os encargos relativos ao seguro da carga e a manutenção dos veículos são fatores que oneram significativamente os custos e os preços dos serviços.

4. Investimentos em sistemas de gestão integrada

As empresas do ramo logístico percebem como a necessidade de informação e o monitoramento constante são importantes para a estratégia de uma organização. A aplicação de sistemas de gestão tem condições de automatizar processos, permitir maior controle e favorecer a tomada de decisão por parte dos gestores.

Porém, essa é uma realidade distante para muitos empreendedores que não têm a possibilidade de arcar com os investimentos necessários para a aquisição de sistemas modernos. Como resultado, as empresas não possuem condições de competir com os concorrentes e têm suas oportunidades de crescimento limitadas.

5. Falta preparo dos profissionais

Para que uma operação logística obtenha êxito, é essencial considerar a participação dos diversos agentes encarregados de desempenhar suas atividades no processo. A capacitação técnica e o treinamento especializado desses profissionais será um fator diferencial para a evolução da empresa.

Empreendedores de todos os setores reconhecem como o papel dos profissionais, considerados o capital intelectual das organizações, pode ajudar a minimizar o impacto dos desafios em logística no Brasil. Por essa razão, a constante capacitação dos empregados, desde motoristas até gestores, é tão relevante.

6. Não enxergar o sucesso como uma possibilidade

A função do processo logístico é levar as mercadorias dos produtores até os clientes, por um preço razoável. Portanto, é adequado dizer que o setor de transportes configura uma necessidade básica para o mercado, pois a demanda dos clientes será sempre constante.

Os sistemas de informação utilizados são mecanismos que podem passar a gerenciar a cadeia de transporte de ponta a ponta, garantindo maior assertividade ao processo e permitindo controle por parte dos gestores. Além disso, existem diversas oportunidades para o desenvolvimento de modais de transporte pouco utilizados, que podem ser aplicados até mesmo ao processo de exportação.

Para contrabalancear os desafios em logística no Brasil, é preciso melhorar os recursos já existentes. O mais importante é considerar esses fatores como fontes de novos negócios e oportunidades por todo o país. Para encontrar um futuro favorável, é essencial superar os desafios do presente.

Gostou de ler sobre os desafios do setor logístico? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Linkedin!

Deixe um comentário

Share This