Entenda o que é averbação de transporte e como afeta a empresa

3 minutos para ler

Você sabe o que é averbação de transporte de carga? Esse é um processo obrigatório, de acordo com a legislação vigente, por meio do qual é realizado a contratação de um seguro para as cargas a serem transportadas, que deve informar, eletronicamente, à seguradora as especificidades do frete e da mercadoria, para que, em caso de sinistralidade com a carga, a mesma tenha a cobertura contratada na apólice de seguro.

Esse procedimento é muito importante para garantir a segurança da carga e do embarcador, que terá garantias de reembolso em caso de sinistro, evitando maiores prejuízos. Em razão disso, a transportadora acorda com uma companhia de seguros uma apólice para cobrir seus produtos transportados.

Para todo frete deve ser realizado a averbação dessa carga, ou seja, deve apontar o tipo de carga e os seus valores. Assim, a seguradora, em caso de perdas, roubo, extravio ou avaria, poderá indenizar o embarcador de acordo com a carga averbada.

Mas afinal, quais são as informações fundamentais para realizar a averbação de transporte de cargas? Acompanhe este post até o final, e conheça tais informações!

Valor da carga

O valor da carga é uma das informações mais importantes do processo de averbação de transporte. Não tem como a companhia de seguros cobrir os prejuízos do embarcador em caso de sinistro sem ter esse valor estabelecido. Desse modo, o transportador terá que arcar com os próprios custos perante o seu cliente. 

Número do CTE e chave de acesso

É imprescindível ter em mãos os dados do CTe e da chave de acesso para sua inclusão na averbação, pois esse documento certifica o roteiro percorrido pela carga e a espécie da mercadoria transportada — se é frágil, perecível, perigoso, etc.

Número da apólice de seguros

É por meio do número da apólice do seguro que se prova que a mercadoria foi averbada adequadamente e está garantida pela cobertura da apólice de seguro contratada pelo transportador, em casos de sinistro.

Dados do motorista

Os dados do motorista responsável pelo transporte da carga e os do veículo que farão esse transporte são totalmente relevantes para a realização da averbação, pois em casos de conflito de informações entre o embarcador e a seguradora, a averbação irá garantir que aquela mercadoria foi realmente transportada pelo motorista e veículos especificados no evento do sinistro.

A averbação de transporte de cargas é uma etapa fundamental para a logística. Ela afeta diretamente as empresas envolvidas — transportadora e embarcador — garantindo maior segurança no carregamento de mercadorias caso aconteça algum incidente com elas. É esse procedimento, também, que resguarda essas empresas de arcar com prejuízos decorrentes de situações como perda, roubo e avarias.

Além disso, a averbação também proporciona outros tipos de benefícios:

  • otimização do gerenciamento de riscos: auxilia no desenvolvimento de planos de ação para eliminar ou minimizar as chances de incidentes;
  • mais segurança nos processos em geral: motoristas e transportadoras ficam sob a proteção do seguro;
  • diminuição dos problemas com fiscalização: a averbação de transportes comprova a sua conformidade com a lei.

Gostou do nosso post? Entendeu o que é averbação de transporte e como ela pode afetar sua empresa? Então, aproveite sua visita em nossa plataforma e conheça também sobre como implementar uma política de frotas eficiente! 

Posts relacionados

Deixe um comentário