Uma gestão apoiada numa política de frotas eficiente é a garantia de que o controle de suas atividades logísticas, usuários e funções atreladas ao cargo vão funcionar. A base de tudo é a existência de um plano e, por mais simples que possa parecer, desenvolver um norte para conduzir os automóveis da melhor forma possível pode se revelar como um grande desafio.
Se você busca sucesso e rentabilidade nos processos que envolvem o transporte, a criação de uma política atualizada é um passo fundamental. O problema é que, como cada organização trabalha esse âmbito de forma diferente, nem sempre tais regras são levadas a sério ou sequer trazem bons resultados
Por isso, no post de hoje, vamos te ajudar a entender melhor a importância dessa ação e como ela pode ser implementada para trazer resultados incríveis. Você está pronto?
Por que uma empresa precisa da política de frotas?
No setor logístico, essa política assume o papel do coração de uma boa gestão. É ela que ajuda a organização a cobrar dos funcionários a boa utilização de diversos pontos como:
- veículos;
- procedimentos;
- manutenção preventiva;
- multas;
- caronas;
- acidentes;
- economia de combustível, entre outros.
Trata-se de uma visão que oferece o suporte necessário para que os gerentes cumpram melhor as suas funções no cotidiano de trabalho, sem contar com outros benefícios como a redução de custos operacionais dos veículos em questão.
A seguir, vamos listar as dicas mais importantes para uma boa implementação dessa ação. Continue acompanhando.
Como implementar uma política de frotas eficiente?
O primeiro passo para ter uma política de frotas eficiente é identificar quais são as necessidades que a empresa possui para conseguir manter o grupo de veículos ativo. A partir do momento que você consegue identificar quais são as necessidades da frota, é possível qualificar essas prioridades e depois quantificá-las, seja por tópicos técnicos ou financeiros.
Ou seja, é fundamental conhecer e identificar as necessidades para conseguir qualificar e quantificar quais são as prioridades. Para que isso aconteça de maneira saudável, tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro, é necessário que o gestor tenha total controle dos gastos que vão ser realizados.
Esses gastos precisam incluir os previstos, que são as manutenções feitas de forma preventiva, por exemplo, como os que ocorrem fora do padrão, as chamadas manutenções corretivas.
Para uma política desse tipo funcionar, é preciso saber qual é o custo dessa frota. Colocando na ponta do lápis quanto custa um caminhão rodando, você pode então precificar a manutenção que vai ser aplicada. Vale lembrar que o objetivo é ter o menor resultado aplicando o menor recurso possível para tornar a frota mais eficiente.
Outros pontos importantes são que os recursos financeiros devem ser usados de maneira responsável para garantir a sobrevivência da empresa e da frota e manter o bom desempenho de todos que estão relacionados ao transporte rodoviário de cargas.
Além disso, o gerenciamento estruturado de manutenções necessárias, sejam elas preventivas, preditivas ou corretivas, garantem a eficácia e eficiência do conjunto de meios de transporte e o aumento da produtividade na empresa.
Ainda tem dúvidas se é possível melhorar sua ideia para implementação? Então vamos abordar os principais pontos no exercício de elaboração, revisão e inserção dessa política dentro da empresa. Vamos lá?
Quais pontos são importantes nessa implementação?
Tenha um plano de manutenção de frotas
Um bom plano de manutenção é fundamental em uma política de frotas eficiente. Dentro desse plano, ter uma previsão e uma provisão orçamentária é importante.
Por meio da qualificação e quantificação fica muito mais fácil dizer quanto se almeja gastar em uma situação de manutenção preventiva, quanto vai custar se ela não for respeitada e quando é preciso realizar uma corretiva.
Seja transparente e claro nas regras
Quem insere informações muito complexas ou pouco claras nesse documento só acaba dificultando para todos os envolvidos. Fuja desse erro recorrente. Em vez de exagerar na escrita técnica e dificultada, opte por um documento transparente e direto.
Não esqueça de definir a quantidade de veículos disponíveis na frota e quantos condutores podem utilizá-la. Nesse caso, vale considerar o uso de acordo com a função do veículo, determinando sempre as melhores práticas de utilização.
O treinamento dos motoristas também é fundamental. Uma equipe bem preparada está menos propensa a cometer erros, evitando prejuízos posteriores.
Fique de olho no cumprimento dos prazos
Cumprir os prazos é importante por conta do fator disponibilidade. Ter a sua frota sempre pronta para atender ao cliente quando ele solicitar é um diferencial.
Essas pequenas e poucas ferramentas, que são bem complexas, tornam ela mais produtiva, garantem a confiabilidade por parte do cliente e consolida cada vez mais a marca no segmento de transporte terrestre.
O objetivo de um gestor é garantir o maior resultado com menos recurso financeiro e garantir que a frota seja excelente e esteja sempre pronta para atender ao cliente.
Preze pela atualização constante
Como tudo em uma empresa está em movimento, o documento elaborado precisa caminhar junto com a evolução. O surgimento de novas demandas podem mudar a execução de processos na cadeia logística. Por isso, nada de deixar a política parada para sempre.
A frequência recomendada para a revisão é de, pelo menos, uma ou mais do que uma vez por ano. Dessa maneira, mudanças como o aumento do número de veículos serão abarcadas nas documentações e comunicadas à equipe.
Por seu um documento dinâmico, o gestor do setor pode fazer mudanças sempre que achar necessário. Lembrando sempre de informar os colaboradores em casos abrangentes.
Ponha a política de frotas em prática
De nada vai adiantar ter definido o documento estruturando todas as medidas e procedimentos se não houver um esforço para que tudo seja colocado em prática.
Faça questão de convocar os funcionários envolvidos com a frota, apresentando o documento e explicando como ele está alinhado aos objetivos da organização.
É importante se colocar à disposição para o esclarecimento de dúvidas, enfatizando sempre tanto a importância dos dados reunidos quanto a cobrança que será feita com base na política desenvolvida.
Se você leu este artigo e não está satisfeito com a sua condição atual, que tal garantir uma política de frotas eficiente com profissionais específicos do setor? Entre em contato com a ABC Cargas e solucione o seu problema de uma vez por todas.