Compliance em logística: confira algumas informações úteis! Compliance em logística: confira algumas informações úteis!

Compliance em logística: confira algumas informações úteis!

6 minutos para ler

Toda empresa tem suas regras, normas e burocracia. Isso contribui para que profissionais de diferentes setores possam se adequar aos processos, de modo que o negócio tenha políticas próprias facilmente seguidas. É nesse contexto que o compliance em logística se destaca. Compliance, traduzindo de forma literal, significa conformidade. E é justamente isso: quando um negócio está em conformidade com controles externos e internos.

Neste material, vamos trazer as principais informações sobre o tema. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é o compliance em logística?

Primeiramente, vamos entender com mais detalhes o compliance em logística. Como dissemos anteriormente, compliance se refere à conformidade com políticas, regras e controles internos e externos, o que pode ser aplicado não apenas na logística, como também em outras áreas, uma vez que se torna necessário ter regras e normas para todos os setores.

No caso da área logística, existe a necessidade do cumprimento da legislação aplicada ao setor. O objetivo é fazer com que o departamento funcione de forma efetiva, mantendo todas as operações em dia e oferecendo segurança aos profissionais.

Com o intuito de contar com um setor de compliance que atenda a esses objetivos, é preciso que a equipe conheça a legislação que rege o segmento. Depois, a empresa deve ter políticas e normas próprias para que as atividades sejam cumpridas. O ideal é que haja um monitoramento contínuo e que todos os colaboradores conheçam as principais normas internas e externas.

Objetivos do compliance na logística

Existem alguns objetivos do compliance em logística que devem ser mencionados, uma vez que vão contribuir diretamente para a gestão identificar se a sua área realmente atende a todos as boas práticas. Confira alguns deles:

  • fazer uma análise de todos os processos da empresa — essa avaliação contribuirá para identificar quais são os gargalos existentes no negócio;
  • entender a gravidade desses gargalos e como eles afetam o dia a dia da empresa e a integridade do negócio, elaborando soluções para cada um dos pontos identificados;
  • avaliar de forma contínua se as soluções levantadas realmente surtiram efeito, sempre fazendo mudanças de rota ao identificar algo fora da curva;
  • caso outros gargalos surjam, estar preparado para resolvê-los de forma rápida, sem impactar a segurança da equipe e dos clientes;
  • sempre orientar os colaboradores do negócio sobre as boas práticas de mercado e as normas da empresa, elaborando outros treinamentos caso tenha havido qualquer tipo de mudança.

Quais são os ganhos do investimento em compliance na logística?

Agora que você já sabe do que se trata o compliance em logística, chegou o momento de entender mais detalhadamente por que ele é tão importante. A seguir, trouxemos alguns tópicos que reforçam isso. Confira!

Redução de riscos

Independentemente de qual seja o setor da empresa, é importante contar com uma gestão de riscos para identificar, monitorar, mensurar e também agir para minimizar os riscos envolvidos em diferentes atividades. Dessa forma, além de garantir a segurança dos profissionais, a empresa ganhará mais credibilidade no mercado.

A partir de uma gestão minuciosa dos riscos que envolvem diferentes processos, certamente serão encontrados problemas que vão interferir nos resultados. Quando existe o compliance em logística, a equipe tem a oportunidade de entender quais são esses pontos e, assim, atuar de forma preventiva em vez de reativa.

Cuidado com as informações de clientes e profissionais

Outro ponto de destaque é o manuseio das informações de profissionais e clientes. Especialmente com a LGPD, há a necessidade de ter um controle sobre dados pessoais sensíveis de toda a sua equipe, base de leads e clientes. Não seguir essas normas pode resultar em multas e prejudicar a credibilidade do negócio.

A partir do momento em que há investimento em compliance, criam-se regras sobre como lidar com essas informações. Por exemplo, ficará mais claro o que é permitido ou não encaminhar para a sua base de contatos. Invista também em uma política de segurança que deve ser acessada por todas as pessoas envolvidas no seu negócio.

Melhorias para a imagem perante o mercado

Ao longo de todo o material, mencionamos de forma breve que investir em compliance — ter normas e regras previamente estabelecidas e garantir que elas sejam seguidas com eficiência — vai contribuir para que a empresa tenha mais credibilidade no mercado. Em um cenário de competitividade, são muitos os fatores que vão influenciar na decisão de compra da sua base de leads, e a segurança dos seus processos fará toda a diferença.

Quando há uma área de compliance, significa que existem políticas que são levadas muito a sério. Com isso, sempre que qualquer norma for descumprida, vai haver punição para os responsáveis. Ou seja, as pessoas que fecham contrato com a sua empresa estão garantidas, entendendo que o funcionamento dos processos vai ocorrer de forma efetiva e com fiscalização.

Conscientização de profissionais

Por fim, destacamos ainda a importância da conscientização de profissionais em diferentes setores do seu negócio. O ideal é que todas as regras de compliance sejam compartilhadas com a equipe. Com o treinamento adequado, os seus colaboradores vão conhecer as boas práticas e as políticas que devem ser seguidas, para assim agirem de acordo com as diretrizes previamente estabelecidas.

Como a tecnologia pode trabalhar como uma aliada ao compliance?

Para implementar o compliance com eficiência, a tecnologia será uma importante aliada. Por meio dela, há a oportunidade de documentar todos os processos do negócio e compartilhar informações. Com as atividades devidamente registradas, você se resguarda de qualquer eventualidade. 

Por fim, vale mencionar automatização de processos. O grande diferencial desse tópico está relacionado à redução dos riscos de falhas, uma vez que grande parte das demandas será realizada de forma automática.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre o compliance em logística e seus principais diferenciais? Como vimos ao longo do material, trata-se de um tema muito importante para todas as empresas que buscam credibilidade e segurança.

Para acompanhar outras dicas e novidades como essas, é só seguir as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário