gestor de logística gestor de logística

5 técnicas que todo gestor de logística deve conhecer

7 minutos para ler

Atuar como gestor de logística é um desafio constante. Afinal de contas, o principal objetivo é aumentar a qualidade enquanto reduz os custos, e isso realmente exige ir além do básico sobre o assunto. Nesse caso, quando se trata do transporte de veículos pesados e máquinas, o principal objetivo é reduzir as incertezas para o cliente final.

Além disso, melhorar a visibilidade das informações representa tomar decisões mais alinhadas com os objetivos da empresa. Ao adotar uma visão de gestão focada em técnicas determinantes para se destacar de acordo com a complexidade do serviço, fica mais claro quais são os pontos fracos e fortes que direcionam o trabalho.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 técnicas e ações que o gestor de logística deve colocar em prática na empresa. Acompanhe!

1. Planejamento logístico minucioso

O planejamento logístico funciona como uma espécie de ponto direcionador do trabalho. Caso ele não seja bem realizado, as chances das operações sofrerem com uma série de problemas são muito grandes. Além disso, vale ressaltar que se acontecer algo fora da estratégia em qualquer ponto da operação, o resultado será um efeito cascata que impacta diretamente todos os setores envolvidos.

O grande segredo está em adotar o planejamento como uma técnica na hora de vencer os desafios relacionados ao transporte de veículos pesados e máquinas. Para começar, se torna necessário encontrar estratégias inteligentes que ajudem na hora de lidar com a demanda exigente que gira em torno de urgência nas entregas, longas distâncias e os cuidados com a rota escolhida.

2. Reconhecimento de pontos decisivos

Pensar em tudo isso previamente traz uma perspectiva diferenciada por colocar os problemas no papel e, diante de todos eles, encontrar o que é determinante para realizar a operação logística com sucesso. É indispensável, ainda, levar em consideração a legislação vigente no território em que a carga será transportada.

Essa responsabilidade é dos gestores, que devem observar os horários em que os veículos com máquinas pesadas podem transitar em cada localidade e montar seu cronograma com foco na sinalização especial, se é necessário ter acompanhamento de batedores ou autorizações especiais de trânsito conforme a situação.

Veículo adequado

Cada tipo de operação logística apresenta certas particularidades a partir do momento em que as ideias são tiradas do papel. Para garantir o lucro em todas as etapas do processo, o primeiro passo é escolher o veículo adequado com foco em acomodar a carga e que cumpra as exigências conforme as dimensões estabelecidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

Roteiros e itinerários

Saber avaliar os roteiros e itinerários com um olhar estratégico é uma das técnicas mais importantes para o gestor logístico. O diferencial está em usar sempre a legislação antes de tomar as decisões e, assim, evitar percursos que impeçam o transporte ou possam causar algum tipo de avaria. Além disso, essa precaução também garante a segurança tanto da mercadoria quanto das vias de maneira geral.

Escolta

Como citamos anteriormente, o transporte logístico de cargas pesadas pode apresentar a necessidade de escolta e batedores. Dessa forma, invista em escolta para garantir a segurança da carga quando realmente existir algum risco e recorra à escolta armada nas situações em que a mercadoria se tornar mais visada.

Equipe

A equipe envolvida no processo também deve ser planejada minuciosamente. De fato, além de saber reconhecer onde está pisando, é importante tomar atitudes eficientes quando um imprevisto surgir. Outro ponto está na capacitação que a empresa oferece ao time para que todos estejam prontos para lidar com os desafios do setor.

3. Escolha da empresa parceira

Como o responsável pela logística precisa cuidar de várias fases do fluxo e estruturar os processos, torna-se necessário contar com o máximo de ajuda possível. Quando se trata da imagem da sua empresa no mercado, você pode fazer o trabalho com bastante qualidade, porém, se não escolher bem os parceiros, existe a chance do resultado ficar comprometido. Então, reserve um tempo adequado para definir bem as parcerias.

Certifique-se de que os prestadores de serviços tenham os mesmos compromissos com a excelência da logística em todas as etapas. Vale ressaltar a importância de ter todos os documentos necessários para cumprir com as obrigações fiscais e ter soluções focadas em otimizar a entrega da mercadoria ao destinatário. Sem contar muitos prejuízos com multas e penalidades diante dos órgãos fiscalizadores que podem surgir por conta da negligência de terceiros.

4. Cotação bem realizada

O objetivo de toda empresa que está envolvida na cadeia de suprimentos é reduzir custos o máximo possível sem perder a qualidade do serviço e a competência operacional, certo? Pensando nisso, um diferencial dentro do papel do gestor logístico é cuidar para que o processo de cotação seja bem executado.

Mas, na prática, como conseguir o custo mais baixo em uma cotação? Saiba que encontrar as melhores oportunidades faz parte de uma visão experiente e do conhecimento de como o setor funciona. O melhor caminho é entender a fundo como o valor do frete é calculado. Assim, fica muito mais simples conseguir determinar um preço justo.

Outra questão é a necessidade de coletar todas as informações necessárias. Isso porque algumas empresas erram ao omitir alguns detalhes durante as cotações para que consigam vantagem nos valores. O resultado, aqui, são orçamentos injustos que estão fora da realidade do mercado. Jogue o mais transparente possível com as informações principais, como tipo de mercadoria, ponto de coleta e entrega, e dimensões dos produtos.

5. Acompanhamento dos avanços tecnológicos

No mercado atual, uma empresa que ignora os avanços tecnológicos na logística, certamente, acaba ficando para trás e perdendo dinheiro. Ao encontrar diferentes formas de otimizar a realização do trabalho e vencer desafios que antes eram muito mais complexos, o gestor precisa buscar ferramentas que se encaixem às suas necessidades.

O mais indicado é manter a pesquisa em dia para conhecer as novas tendências e identificar o que pode ser um investimento no sucesso do negócio, eliminando os gargalos. Dentro desse contexto, como os responsáveis pela logística interagem com colaboradores de várias áreas é sempre indispensável manter o canal de comunicação aberto para compreender quais são as maiores dificuldades e, assim, relacioná-las aos avanços tecnológicos. Veja a seguir algumas tendências do mercado:

  • caminhões inteligentes;
  • dispositivos versáteis;
  • sustentabilidade;
  • ferramentas, como Enterprise Resource Planning e Warehouse Management System.

Agora você já conhece as principais técnicas que o gestor de logística deve manter em suas atividades diárias. Mesmo com o grande volume de trabalho, quando o foco está em agilizar os processos com tomadas de decisão planejadas, é mais fácil enxergar além. Com isso, a transformação digital ajuda a trazer maior segurança e qualidade para o transporte.

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe as informações nas suas redes sociais para que seus seguidores também fiquem por dentro do assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário