Com um cenário cheio de incertezas, as tendências para logística em 2021 chegam em meio aos primeiros estímulos de crescimento sob reflexo da pandemia de coronavírus. Um ponto que deve ser levado em consideração é que as crescentes inovações tecnológicas precisam ser usadas conforme as necessidades de sua empresa na hora de vencer os desafios impostos por esse período.
O mercado, de maneira geral, também lida com dúvidas em relação à possibilidade da aprovação de vacinas contra a doença. Ou seja, o planejamento anual precisa ser, ocasionalmente, diferente e baseado nas previsões que o setor da cadeia de suprimentos faz, conforme os avanços tecnológicos e a intenção de equilibrar os custos em um momento tão delicado.
Quer saber mais? Vamos mostrar quais são as principais tendências para a logística em 2021 na hora de vencer as incertezas. Acompanhe!
Entrega com drones
Os drones são uma realidade no mercado de logística e estão cada vez mais em alta. Uma das estratégias, idealizada pela Amazon, uma das gigantes do varejo mundial, usa os aparelhos para reduzir custos no transporte e especificar o prazo de entrega. Em alguns lugares do mundo, o drone já é usado na entrega de pizza em delivery.
No entanto, quando se trata de larga escala de produtos, o processo enfrenta vários desafios, como tamanho dos itens, peso e algumas restrições de classificação. Outro ponto que deve ser considerado é o tempo de autonomia no ar, a possibilidade de adaptação no momento de acomodar cargas e as regras da legislação.
Internet das Coisas
Certamente, você já deve ter escutado esse termo. Porém, nem todo mundo sabe como a Internet das Coisas (IoT) funciona na prática. Trata-se da integração de vários aparelhos eletrônicos por meio da conexão de internet. Um exemplo está na possibilidade de controlar eletrodomésticos e máquinas industriais somente por meio do smartphone.
Dentro do contexto logístico, esse tipo de evolução está cada vez mais em destaque, conforme a transformação digital acontece no Supply Chain, e passou a ser chamado também de Logística Inteligente. O motivo é que seu funcionamento permite acompanhar os processos industriais em tempo real. Dentro da logística, uma das principais vantagens é a possibilidade de controlar o andamento da mercadoria durante o transporte.
Compras por e-commerce
O impacto do coronavírus no setor logístico é um dos grandes desafios para o ano de 2021. Apesar de o mercado já apresentar respiro, existe um verdadeiro cenário de incertezas em várias pontas.
Porém, uma questão será definitiva: os consumidores estão cada vez mais imersos na facilidade e praticidade de comprar por meio do e-commerce. As empresas que não estão preparadas para isso precisam encontrar soluções rápidas.
Afinal de contas, a transformação digital na logística é uma realidade e deve ser implementada de maneira personalizada conforme as necessidades de cada negócio. O mais importante é ter em mente que, conforme as novidades são implementadas, torna-se possível otimizar fluxos internos e potencializar os resultados.
Logística verde
Ao fazer uma análise breve em relação ao comportamento do consumidor atual, torna-se fácil identificar que houve um aumento considerável das práticas sustentáveis. A cadeia de suprimentos, de maneira geral, costuma ter uma série de fatores agressores ao meio ambiente, como plásticos e outros insumos prejudiciais na produção, embalagens não sustentáveis e agentes poluentes no meio de transporte.
Em 2021, essa tendência promete ganhar ainda mais força, pois a decisão de compra e a imagem de uma marca no mercado vai muito além da qualidade do serviço e da eficiência de suas operações. É preciso se preocupar em fazer um processo interno verde, que faz toda a diferença ao engajar o consumidor e formar novas parcerias em longo prazo pelo funcionamento interno consciente.
Economia colaborativa
A tendência que gira em torno de economia colaborativa tem como seu principal exemplo o sucesso do Uber. Esse conceito, na prática, permite acessar serviços e bens sem precisar adquiri-los. Tudo acontece por meio do compartilhamento.
O objetivo desse tipo de negócio é mudar a forma como o consumo é realizado e impedir o esgotamento de recursos naturais. Dessa forma, existe a opção de terceirizar os processos aos serviços de empresas especializadas, inserir mercadorias em armazéns parceiros e contar com frotas que atuam como autônomas.
Como resultado dessa mudança de proposta, a experiência dos consumidores melhora consideravelmente e é possível reduzir custos com decisões inteligentes.
Transporte autônomo
O transporte autônomo por meio de veículos autônomos é uma das principais forças que prometem tomar o mercado nos próximos anos. Ao ser capaz de operar sem um motorista, o veículo autônomo representa uma grande economia de custos e cumprimento de prazos de maneiras exata. No entanto, essa aposta tem, de antemão, alguns problemas que precisam ser solucionados, como fragilidade de segurança.
Sensoriais nos itens
Os sensoriais são utilizados como forma de rastrear a rota dos produtos. Além disso, esse tipo de proposta é uma forma simplificada de implantar a Internet das Coisas, como citamos. A transmissão a partir dos dispositivos acontece por meio de gateways, que são máquinas responsáveis por ligar redes, por exemplo.
O conteúdo transmitido pode ser avaliado em um mapa e os gerenciadores da logística conseguem apontar o status dos carregamentos de maneira constante. Em um primeiro momento, no entanto, esse recurso tende a ser incluído apenas em cargas que são extremamente valiosas para um controle mais preciso.
Blockchain e contratos inteligentes
Outro termo muito usado e que promete crescer em 2021 é o blockchain. Conhecido também como cadeia de blocos, o sistema garante a segurança de transações realizadas por meio de criptomoedas. Dessa forma, o processo funciona como uma espécie de livro de contabilidade dos Bitcoins e várias outras funcionalidades.
Uma das principais, e que já se molda como tendência para 2021, são os contratos inteligentes no setor logístico. Os Smart Contracts automatizam os processos de pagamentos quando um contrato é cumprido. Assim, reduzem as chances de ter problemas com potenciais devedores.
Agora você já conhece as principais tendências para logística em 2021. O mais importante, diante do cenário atual, é compreender o que faz sentido para o seu negócio e pode funcionar como uma solução eficiente para vencer os desafios. Só assim será possível equilibrar os custos e investir no que realmente faz diferença na visão do cliente.
Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus seguidores fiquem por dentro do assunto.