Quais são os principais KPIs de logística e por que analisá-los?

4 minutos para ler

Em um mercado cada vez mais competitivo, valer-se de instrumentos para mensurar a performance da sua organização é uma medida indispensável aos que buscam uma trajetória bem-sucedida em qualquer setor. Com os KPIs de logística, por exemplo, o gestor consegue identificar o que exatamente tem comprometido a eficiência das suas entregas e encontrar novos caminhos para continuar na rota do crescimento.

Já conhece o que são esses indicadores e como eles são relevantes para sua empresa? Então, confira no post de hoje por que você deve adotá-los.

Qual a importância de acompanhar os KPIs para um bom desempenho logístico?

Indicadores de desempenho são importantes ferramentas utilizadas pela empresa, no intuito de direcionar os esforços dos seus processos e, assim, promover a melhoria dos resultados alcançados.

É, portanto, uma maneira estratégica de avaliar a performance de todas as operações-chave do negócio, a fim de que se conheça os pontos que estão impedindo a prestação de um serviço de excelência, bem como propor mudanças para a correção de eventuais falhas.

Além disso, os KPIs são excelentes veículos para estimular a boa comunicação na empresa, na medida em que permitem a todos os envolvidos compreenderem os objetivos e se sentirem motivados a doar o máximo de empenho em prol do sucesso do grupo.

Quais os principais KPIs de logística?

Giro de estoque

O giro de estoque é uma métrica fundamental para acompanhar as quantidades médias de cada item, de forma a garantir um nível adequado de mercadorias; sem deixar faltar produtos para a venda ou ter itens em excesso, o que causa custos desnecessários.

Para chegar à conclusão de qual é o nível de estoque adequado, leva-se em consideração fatores como:

  • acompanhamento da demanda;

  • prazo médio de entrega dos fornecedores;

  • índice de produtividade.

Se por um lado as quantidades além do necessário elevam os gastos operacionais, e, com isso, também geram o aumento das chances de perdas e avarias dos itens, na outra mão, a falta dos produtos vai prejudicar a experiência do cliente, reduzindo as chances de fidelização.

Índice de atrasos e extravios

Os problemas de atraso ou extravios podem ser ocasionados tanto por ações no âmbito interno do empreendimento, quanto na etapa de transporte. E o resultado de não contar com os recursos adequados para acompanhar as informações todo o trajeto é o prejuízo financeiro.

As duas situações são motivos de insatisfação dos clientes e costumam gerar bastantes reclamações. Por esse motivo, ao implementar os KPIs de logística corretos, é possível ter maior controle sobre tais falhas e corrigi-las de forma mais rápida, para que a credibilidade da empresa não seja abalada.

Ainda nesse sentido, tais índices são importantes demonstrativos do percentual de entregas realizadas dentro do prazo, além de um indicador do nível de qualidade da prestação do serviço.

Lead time do pedido

O lead time do pedido é o KPI de logística responsável por monitorar, principalmente, as fases internas da entrega de mercadorias. Nesse contexto, analisa-se cada procedimento, desde a separação dos pedidos para a postagem.

Especialmente em períodos de alta demanda, o gestor deve estar preparado para não deixar que furos no estoque atrasem a identificação dos itens. Logo, o objetivo de utilizar essa ferramenta é dar uma ampla visão sobre as atividades que consomem mais tempo, e o que deve ser feito para otimizar o serviço.

Independentemente das estratégias planejadas para um empreendimento, diversas circunstâncias podem alterar os rumos e necessidades do negócio. A única certeza é que é preciso evoluir constantemente para se manter no topo do mercado. Por esse motivo, os indicadores de desempenho, ou KPIs de logística, são fundamentais para elevar a qualidade das operações, enfim, destacar-se da concorrência.

Gostou do artigo? Agora que conheceu a importância e alguns dos principais KPIs para o sistema de logística do seu negócio, confira boas práticas para melhorar a gestão de transporte da sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário