Por que é importante ter uma visão geral do controle da sua carga?

Um dos itens mais importantes na logística é o monitoramento, rastreamento e controle de carga. Ao lado do planejamento de rotas na distribuição de mercadorias, está entre as atividades que traz mais benefícios para as operações — ajudando a evitar desperdícios e perdas financeiras.

Ele permite, além de avaliar se o planejamento de rota está sendo cumprido, fornecer informações em tempo real para os clientes. E mais: é possível saber sobre qualquer incidente (incluindo furtos, roubos, sequestros e afins) que possa afetar os prazos estabelecidos.

Esse monitoramento pode não impedir as ocorrências, mas ajuda a obter informações mais precisas sobre a localização dos veículos envolvidos e, assim, contribuir com as investigações. Venha saber mais sobre esse tipo de acompanhamento!

Estoque

Boa parte do investimento da empresa está no estoque. Gerenciá-lo, portanto, requer cuidado e atenção para ter um controle geral eficiente. Esse processo começa já no cadastro de produtos e se estende ao monitoramento permanente de tudo o que entra e sai do estoque — até sua chegada ao cliente.

Isso inclui dados relacionados ao volume de vendas, às preferências do consumidor, às tendências do mercado, ao desempenho dos fornecedores e, claro, ao monitoramento de cargas. Dessa forma, é possível manter o estoque sempre atualizado e a clientela sempre bem informada — o que garante sua satisfação.

Planejamento logístico

Para melhorar o processo, é essencial, ainda, monitorar e fiscalizar as frotas que fazem o transporte dos produtos. Com a tecnologia atual, esse controle é bastante fácil. Confira, a seguir, as opções mais comuns:

  • GPS: podem ser colocados nos veículos para obter a localização da frota em tempo real;
  • celulares: o monitoramento pode ser feito por contato via celular com os motoristas;
  • câmeras: aliadas ao GPS, permitem monitorar os veículos e gravar imagens durante a viagem.

Os benefícios vão além do acompanhamento da rota e das ocorrências que podem resultar em atraso. É possível ainda, avaliar os percursos e analisar casos de quebras ou desvios e paradas indevidas feitos pelo motorista durante o percurso.

Perante os clientes, um diferencial importante é a possibilidade de acompanhar o pedido durante todo o trajeto (não somente no ponto de partida e na entrega). Assim, esse controle traz benefícios tanto para a empresa quanto para seus clientes.

Com essas informações em mãos, é possível encontrar possibilidades de melhoria para aperfeiçoar a eficiência do planejamento logístico. E o melhor: a adoção dessa prática ajuda a oferecer mais confiabilidade para quem contrata o serviço.

Romaneio e averbação

Transportes de produtos estão em geral, sujeitos a roubo, desperdício, dano, furto, acidentes, apreensão, atrasos (por problemas no trânsito, com o veículo ou com motorista) e outros. Por isso, saber exatamente como a mercadoria é apresentada facilita sua identificação, sua localização e sua conferência.

O romaneio traz todas essas informações e, por isso, é um documento essencial no transporte de cargas. Com ele, fica mais fácil prevenir erros na entrega e até mesmo furtos ou roubos, já que, ao facilitar a fiscalização e o controle da mercadoria, torna mais simples identificar divergências.

Outro procedimento importante é a averbação (o seguro da carga), que é obrigatória para todo produto transportado em território nacional. Ela é usada em caso de sinistros, para garantir o reembolso da mercadoria discriminada (e seus respectivos valores).

Essas ações ajudam a melhorar o controle de carga. Com isso, a empresa protege seu estoque e, consequentemente, seu investimento. Quer ficar sempre por dentro de temas como este? Siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Danilo Guedes

Danilo Guedes

Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas, formado em gestão logística pela FAAP e com MBA em gestão empresarial pela FIA-USP, atua na área de transporte há mais de 20 anos, sempre buscando oferecer ao mercado um alto padrão de qualidade e inovação.

Deixe um comentário

Share This