Você já passou pelo cenário de não ter a certeza de que o caminhão vai chegar ao destino dentro do prazo? Tem dificuldades de visualizar o todo ou, até mesmo, de confiar nos processos estabelecidos? Se esses problemas são recorrentes para você, melhorar a gestão de transporte precisa ser sua prioridade.
A pior coisa para um gerente de logística é não ter a menor garantia de que a entrega será feita da forma esperada. A boa notícia é que essa deficiência pode ser corrigida com a implementação de práticas administrativas.
No post de hoje, mostraremos como aprimorar a saúde financeira da sua empresa. Confira agora nossas 4 dicas para a gestão de transporte!
1. Antecipe as demandas
A antecipação é a melhor ferramenta para quem enfrenta problemas de incerteza no prazo e na entrega. Trata-se de valorizar a análise de históricos e prever possíveis problemas que possam ocorrer por conta de imprevistos.
Os períodos de alta sazonalidade, novas leis, elevação de impostos e aumento de vendas são verdadeiros inimigos da padronização do fluxo. A melhor maneira de dar a volta por cima desses entraves é se organizando e priorizando a prevenção de demandas futuras.
2. Use um software de gestão de transportes
Em plena era da informação digital, insistir em processos manuais que poderiam ser automatizados significa perda de dinheiro e eficiência.
O mercado possui várias opções para quem busca um software de gestão de transporte, seja para empresas pequenas, médias ou grandes.
Como resultado, o aumento da produtividade, a organização de tarefas e a otimização do tempo são ganhos contínuos. Além disso, a diminuição de problemas passa a ser um trunfo dentro da empresa, já que soluções tecnológicas reduzem erros humanos e retrabalho.
No mercado específico da logística, a tecnologia pode ser um poderoso aliado, integrando a funcionalidade do GPS e comunicação instantânea. Procure uma empresa confiável, compare orçamentos e invista em uma opção adequada à sua realidade.
3. Abra sua mente para a terceirização
Vamos ser realistas? Se o volume de entregas excedeu o limite e o caixa da empresa está longe de poder manter uma frota de veículos, como você esperaria dar conta dessa equação sozinho?
A solução pode estar na contratação de uma terceirizada a fim de gerenciar aquilo que sua empresa não pode mais bancar.
Caso você já tenha um fornecedor de confiança, mas ainda tem dores de cabeça com o preço do frete, o acompanhamento da carga e outros pontos importantes para alavancar sua empresa, talvez esteja na hora de procurar um novo parceiro.
4. Faça auditorias e inspeções contínuas
Investir na aplicação de relatórios de autoinspeção pode ajudar não só a melhorar os processos, mas também a identificar gargalos escondidos que atrapalham o fluxo da cadeia logística.
Busque aplicar metodologias visando ampliar o conhecimento sobre todos os passos dos procedimentos internos ligados ao setor.
Ao aproveitar-se de técnicas de gestão, você pode contar com medidas de desempenho bem delineadas e revisões periódicas. Isso estimulará o desenvolvimento de uma performance crítica que poderá ser comparada com as metas e estratégias da empresa.
A boa gestão de transportes de uma companhia é essencial para o sucesso. Quer mais informações como essa? Assine nossa newsletter e fique por dentro das melhores soluções para este mercado!
Um comentário em “4 boas práticas de como melhorar a gestão de transporte da sua empresa”