O seguro de carga avulsa é uma modalidade de seguro cada vez mais utilizada no setor de transporte, mesmo trazendo uma regra muito específica, que é o fato de valer apenas para o frete único.
Neste post, vamos entender o que é o seguro de carga avulsa, sua importância para a proteção da mercadoria e dos envolvidos no processo e os principais problemas aos quais um transporte de cargas está sujeito. Confira!
O que é o seguro de carga avulsa?
O seguro para o transporte de carga avulsa, como o próprio nome sugere, é um modelo de seguro que será utilizado em apenas uma viagem. Ele é contratado, na maioria das vezes, por empresas que não têm no transporte de cargas uma atividade recorrente, ou seja, empresas que esporadicamente fazem o transporte de peças, mercadorias ou máquinas em apenas um embarque.
Nesse cenário, a contratação do seguro termina no momento da entrega em seu destino final. Há três tipos de seguro de carga avulsa, que variam de acordo com sua cobertura. Veja abaixo as características de cada um:
- cobertura ampla A — é um modelo de seguro que cobre vários sinistros relativo às mercadorias, como acidentes que causem danos, roubos, perdas, desastres naturais e eventuais problemas de embarque e desembarque;
- cobertura restrita B — é a cobertura intermediária, entre a ampla A e a restrita C;
- cobertura restrita C — trata-se da cobertura mais simples, que não cobre, por exemplo, eventos como avarias e roubos.
Um ponto importante que precisa ser ressaltado em relação ao seguro de carga avulsa é o fato de esse modelo de seguro só ser válido quando a sua contratação for formalizada antes do embarque da mercadoria. Outro ponto importante é que, mesmo se a contratação for realizada pela transportadora, a indenização será recebida pelo proprietário da carga, caso haja algum tipo de sinistro.
Quais são os tipos de sinistros que podem ocorrer no transporte de cargas?
Para que você entenda a importância de contar com um seguro de cargas, mesmo que seja avulso, nas linhas abaixo vamos apresentar os principais contratempos e sinistros que podem ocorrer no transporte de produtos e mercadorias. Acompanhe!
Problemas de segurança
Infelizmente, os números de insegurança no Brasil não são dos melhores e uma das atividades mais buscadas pelos criminosos é o roubo de cargas. Com o alto número de casos registrados de roubos de cargas, é possível mapear onde são as zonas mais perigosas e tomar as precauções para evitá-las ou não atravessá-las no período noturno. Porém como nem sempre temos as condições ideais, é importantíssimo contar com um seguro que tenha cobertura contra roubo.
Danos à mercadoria
Outro problema que pode assolar os transportadores de carga são os danos à mercadoria, por vários fatores. A mercadoria pode, por exemplo, ser armazenada incorretamente, gerando desgaste durante o percurso por impactos ou pressão.
Há casos inesperados, como a degradação de estradas, que pode fazer com que o caminhão trepide mais do que o normal, levando a avarias inesperadas nos produtos durante o percurso. Independentemente do motivo da avaria, estar amparado por um seguro é fundamental.
Acidentes
Esse é um dos maiores motivos que fazem os condutores irem em busca de seguro, pois, infelizmente, esse é um fator que foge ao nosso controle. Afinal, podemos ser envolvidos em acidentes causados por terceiros. Isso se agrava se considerarmos as más condições de várias estradas brasileiras, que amplia as chances de esse tipo de problema acontecer.
A verdade é que, não importa o motivo do acidente, ter o seguro para aparar os possíveis danos pessoais e patrimoniais é fundamental.
Desastres naturais
Alto sobre o qual não temos o menor controle, os desastres naturais não avisam quando, como e com que intensidade vão acontecer. Por mais que as probabilidades de um evento desses acontecer sejam baixas, não é razoável colocar tudo na mão da sorte ou das estatísticas. Previna-se contra inundações, deslizamentos e outros eventos que possam prejudicar o transporte de mercadorias.
Por que é importante contar com um seguro de carga avulso?
Como vimos, as operações logísticas estão sujeitas a vários riscos, que podem atingir a mercadoria, o condutor e o veículo — além de terceiros que estejam na mesma via. Sendo assim, é sempre recomendado que haja a contratação de um modelo de seguros quando houver a execução do serviço de transporte de mercadorias.
Aliás, é importante ressaltar que há seguros que são obrigatórios, como o seguro de responsabilidade civil — RCTR-C, Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas — que é exigido pela Agência Nacional de Transportes terrestres, a ANTT.
É sempre importante ficar atento sobre as coberturas que a transportadora contratada oferece — não deixe para descobrir isso quando já estiver com a carga na estrada. Caso não haja uma cobertura do padrão que você deseja, não hesite em contratar um seguro avulso, que será emitido em nome do proprietário da mercadoria — que será a pessoa indenizada em caso de avarias.
Um fato importante em relação à proteção de mercadorias é a boa escolha da transportadora que fará o serviço. O seguro é uma ferramenta de prevenção. Porém, o que todos queremos é que a mercadoria chegue no tempo correto e sem avarias. Nesse cenário, a ABC Cargas se destaca, sendo uma empresa que tem em seu DNA a proteção dos parceiros e clientes.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é e qual a importância do seguro de cargas avulsas para a proteção das mercadorias e dos demais envolvidos no transporte. Um seguro nunca deve ser encarado como um custo, mas como um investimento. Afinal, caso alguma avaria aconteça, os prejuízos podem ser incalculáveis. Além disso, para garantir que a carga seja entregue com qualidade e pontualidade, é sempre importante escolher com critério a transportadora.
Gostou do post? Quer saber como a ABC Cargas pode transportar a sua mercadoria com segurança, qualidade e pontualidade? Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.