Entenda como funciona a armazenagem flow rack! Entenda como funciona a armazenagem flow rack!

Entenda como funciona a armazenagem flow rack!

6 minutos para ler

Neste artigo iremos abordar a versatilidade da armazenagem flow rack, como um sistema de armazenamento que facilita a estocagem FIFO (First In First Out). Essa modalidade de sistema de estoque faz uma conexão prática e rápida entre a armazenagem dos produtos estocados e a expedição dos pedidos que seja demandado.

O sistema de armazenagem flow rack otimiza os processos, reduz os custos e os riscos, além de priorizar os procedimentos logísticos com maior dinâmica. A organização do armazém é feita por uma forma cronológica, ou seja, os produtos que chegam primeiro também saem primeiro do estoque, o que facilita tanto a retirada das mercadorias do armazém, como a reposição das mesmas.

Quer saber mais sobre esse sistema de armazenagem que irá auxiliar na organização do seu estoque? Continue a leitura e saiba tudo!

O que é a armazenagem flow rack e como funciona?

A armazenagem flow rack é um sistema de armazenamento que integra a estocagem de mercadorias e a expedição das mesmas para os clientes finais ou ainda, para o envio até a linha de produção. Isto é, esse sistema desenvolve um movimento dinâmico das mercadorias no armazém, auxiliado com a utilização de esteiras para mover os itens entre as diversas partes do estoque.

A armazenagem flow rack depende da ação da gravidade, pois as prateleiras que compõem as estantes são inclinadas. Uma vez que haja adaptações no estoque, de forma que a mobilidade das prateleiras torne-se o mecanismo principal, essa modalidade de armazenamento será um sucesso para a operação logística de alocação e de distribuição das mercadorias.

Para que isso ocorra, devem ser adotados roletes e rodízios para auxiliar na movimentação dos produtos do depósito, de forma que sejam alocados na prateleira exata, formando uma fila. A partir do momento que o produto da frente sai da fila, o seguinte assume a primeira posição e assim sucessivamente, mantendo a ordem de entrada no estoque.

Quais são os tipos existentes de racks de armazenamento?

Também chamada de fluxo de prateleira, a armazenagem flow rack é utilizada pelas empresas que desejam alcançar a eficiência produtiva, viabilizando por completo o sistema operacional FIFO no estoque, respeitando a cronologia de permanência dos produtos no armazém. O método flow rack é muito válido de ser utilizado porque é prático, fácil e eficaz para a organização dos produtos no estoque.

Os racks de armazenamento são estruturas metálicas resistentes, utilizadas na organização logística do armazém e com as principais funções de movimentar, de transportar, verticalizar os produtos e unitizar a estocagem. Abaixo, listaremos alguns tipos de racks de armazenamento, que são:

Rack Tainer

Esses são modelos do tipo monobloco e também são empilháveis, permitindo que sejam encaixados uns dentro dos outros. Possuem uma boa capacidade de carga empilhadas, de forma que não haja a necessidade dos corredores. Muito utilizado na movimentação de produtos empacotados porque armazenam produtos em pallets.

Rack Aramado

São modelos que se desmontam por completo, sem a necessidade do uso de ferramentas e também são auto empilháveis. Utilizados para o transporte de produtos a granel, são equipados com portas articuladas que possibilitam o acesso aos produtos de racks inferiores sem a necessidade de deslocamento dos racks superiores.

Rack de Coluna Tubular

Também é um modelo desmontável e de fácil empilhamento, sem a necessidade do uso de ferramentas para montar ou desmontar. Além disso, utiliza-se muito desse modelo de rack no momento da saída dos itens da linha de produção para a área de armazenagem ou de expedição.

Rack Desmontável

Esses racks são bem resistentes e auto empilháveis, ideais para o armazenamento de blocagem. Além disso, otimizam o espaço físico do armazém por serem verticais.

Rack MPA

O Módulo Padrão de Armazenamento é ideal para o acondicionamento de equipamentos verticais sólidos ou uniformes, tanto em pallets de aço ou de madeira. Possui uma estrutura segura e resistente para a movimentação dos produtos, bem como permitem uma melhor cubagem de estocagem, dentre os seus modelos que variam em número de travessas, capacidade em empilhamento e limite de peso.

Porta Bag

Utilizado para o acondicionamento de Big Bags, que são contentores de tecido sintético e flexível, sendo muito mais usados para o transporte de produtos em grandes quantidades, como: os grãos, os minérios, as pastas ou pó.

Quais são as vantagens do armazenamento flow rack para as empresas?

A armazenagem flow rack pode trazer várias vantagens para a logística das empresas do segmento industrial, aprimorando a operação de armazenamento de uma forma muito mais positiva. A seguir, confira as principais vantagens:

Organização otimizada do estoque

Os profissionais da logística operacional conseguem organizar o espaço disponível de uma forma mais versátil e estratégica, pois o uso do rack permite a maior agilidade nos processos da rotina do estoque, de uma forma fácil e simplificada.

Agilidade e eficiência na expedição

Com o aumento da eficiência nas etapas de localização, de separação e de embalagem do produto, pode-se potencializar a agilidade no trabalho operacional, pois os produtos são centralizados em um local, para posterior envio até a área de destino para a saída do estoque.

Redução de danos nos produtos

Sabemos que a movimentação interna do galpão é a maior causadora de avarias nos produtos em estoque, seja feito por máquinas ou pelo manuseio humano, porém, com esse sistema de armazenagem flow rack são mitigadas as quedas ou as colisões de materiais e assim, também previnem os prejuízos.

Vimos neste artigo a importância da funcionalidade do sistema de armazenagem flow rack para a logística operacional de armazenamento e de distribuição das empresas em todos os segmentos, pois a facilidade no manuseio das mercadorias alocadas torna o trabalho repetitivo mais ágil e versátil, além de evitar danos e avarias às mercadorias, que acarretam prejuízos na reposição de produto que se perde, bem como manter a segurança na movimentação interna.

Ainda assim, percebemos as diferenças e as semelhanças dos mais variados tipos de racks existentes no mercado industrial, para atender às empresas de forma mais assertiva, conforme as suas necessidades demandadas nas operações logísticas.

Você gostou do conteúdo que entregamos neste artigo? Caso positivo, sugerimos que você compartilhe o mesmo em suas redes sociais para que o maior número de pessoas da área também tenha o mesmo conhecimento sobre o assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário