São muitos os desafios a serem enfrentados durante o percurso dos caminhões, pondo em risco os veículos, a carga e os caminhoneiros. Por isso, é tão importante fazer a segurança no transporte de cargas, principalmente em deslocamentos de longas distâncias.
Entre os infortúnios estão a má estruturação e a baixa manutenção das estradas brasileiras. Para que você tenha uma ideia, uma pesquisa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística) apontou que os prejuízos relacionados ao roubo ou ao furto de cargas superam o R$ 1,2 bilhão, um número bastante expressivo.
Apenas com esse dado, você já percebeu que deve ficar atento ao fator segurança. Continue lendo e veja mais motivos para se preocupar, além de dicas para melhorar a segurança durante o transporte de cargas.
Por que devo me preocupar com a segurança no transporte de cargas?
Como mencionamos, os riscos são variados e muitos podem ser graves. No entanto, vários deles podem ser evitados ou minimizados ao máximo. Confira, a seguir, tudo o que uma segurança efetiva é capaz de fazer:
- evitar roubos de cargas;
- prevenir acidentes;
- evitar prejuízos;
- reduzir custos etc.
Como podemos melhorar a segurança no transporte de cargas?
Felizmente, já existem formas de aprimorar a segurança para transportar os mais variados tipos de carga. A seguir, você confere as principais!
Fazer manutenções preventivas da frota
Quando a manutenção da frota (caminhões, vans, entre outros veículos de transporte) é feita regularmente, é possível evitar diversos tipos de falhas mecânicas. No entanto, a falta de revisão resulta não apenas em problemas mecânicos, mas também em menos entregas e em afastamentos de funcionários, gerando um grande prejuízo para a empresa.
Por isso, convém fazer inspeções regulares em elementos como:
- injeção eletrônica;
- óleo do motor;
- parte elétrica;
- suspensão;
- direção;
- luzes;
- freios;
- pneus;
- filtros etc.
Ter um plano de gestão de riscos
Elaborar um plano eficiente de gerenciamento de riscos é fundamental. Isso é verdade porque, nessa modalidade de serviço, os contratempos são muitos e podem prejudicar toda a cadeia de transporte dos veículos de carga.
A partir dessa estratégia, é possível pesquisar, por exemplo, qual é a melhor rota para o motorista trafegar visando evitar problemas, como acidentes, roubo de carga, entre outros. Dessa forma, é possível efetuar o transporte com muito mais segurança e eficiência.
Fazer pausas em viagens longas
Em viagens para longas distâncias, é comum que os caminhoneiros decidam fazer poucas pausas para chegar logo ao destino e, assim, voltar mais rápido para casa ou mostrar agilidade aos seus superiores. Além disso, muitas empresas orientam que sejam realizadas poucas paradas para agilizar a entrega.
Entretanto, é preciso enxergar o motorista como um ser vivo — que precisa descansar e se alimentar. Assim, oriente os profissionais a pararem para fazer refeições adequadas e a descansarem em trajetos que durem muito tempo. Para corroborar com essa ideia, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) apontou que um motorista com sono representa 42% dos casos de acidentes de trânsito no Brasil.
Otimizar o processo logístico
As atividades de armazenagem do estoque, expedição e transporte de produção devem ser aprimoradas para minimizar os riscos. Assim, a trajetória de uma mercadoria começa ainda no galpão do fabricante, podendo ocorrer diversos imprevistos. Já na etapa do transporte, é preciso atentar para o caminho percorrido, já que a movimentação no interior do veículo pode causar avarias nos produtos.
Por fim, as etapas de embarque e desembarque do caminhão são igualmente importantes, sobretudo com relação às cargas sensíveis (alimentos perecíveis, produtos químicos, sensíveis à temperatura, entre outros). Ou seja, concluímos que é preciso otimizar todo o processo logístico a fim de que tudo transcorra dentro do esperado, desde o armazenamento até a entrega no destino final.
Monitorar a frota remotamente
Ao fazer o rastreamento da frota, a segurança do transporte de cargas é potencializada. Para isso, existem vários sistemas de rastreamento de cargas. Essa implementação permite aos gestores de frota acompanharem, em detalhes, todo o percurso do veículo. Assim, na ocorrência de algum problema que faça o caminhão parar ou alterar sua rota, o sistema comunica os responsáveis imediatamente.
Essa tecnologia conta com:
- acompanhamento do movimento dos veículos por plataformas online;
- acionamento remoto da ignição do veículo em casos emergenciais;
- gestão de aspectos como aceleração, velocidade, frenagem etc.;
- integração de câmeras de segurança nos veículos;
- travamento remoto de portas da cabine e do baú;
- mecanismos com alerta de pânico.
Contratar apólices de seguro
Como vimos acima, o sistema de rastreamento tem caráter preventivo. Já o seguro de transporte de carga se configura como uma ação corretiva. Assim, além dos seguros obrigatórios para as transportadoras, convém adquirir uma proteção adicional.
O objetivo é o ressarcimento da transportadora na ocorrência de danos, acidentes ou extravio dos produtos. A cobertura do seguro varia segundo o tipo de carga, as condições de acomodação da carga e o tipo de transporte.
Capacitar os motoristas
Ao contratar os motoristas de caminhão, é importante que a empresa verifique se eles estão devidamente habilitados para dirigir veículos pesados. No entanto, isso não quer dizer que eles não precisem passar por treinamentos.
Dessa forma, os motoristas devem ser orientados a serem prudentes na direção, a respeitarem as leis de trânsito e a sempre ficarem atentos à forma como os condutores ao seu redor estão agindo atrás do volante. Afinal, o ato de dirigir demanda atenção redobrada. É possível, por exemplo, realizar treinamentos abordando:
- transporte correto de cargas específicas;
- direção preventiva e corretiva;
- pequenos reparos no veículo;
- ética profissional e pessoal;
- simulações de emergência;
- prevenção de acidentes;
- legislação de trânsito;
- primeiros socorros.
A capacitação acima deve ser feita, preferentemente, no ato da contratação e em treinamentos coletivos periódicos, como uma forma de reciclagem.
Neste post, você viu aspectos importantes em relação à segurança no transporte de cargas. A ABC Cargas se preocupa com esse ponto. Por isso, tivemos total aproveitamento na auditoria da DHL sobre segurança e informação — tanto que, em 2019, fomos reconhecidos com o prêmio de “Transportadora Segura”. Além disso, oferecemos apoio na emissão do CIOT, que agora é para todos!
Por fim, contamos com os melhores equipamentos — baú, sider, carreta aberta e refrigerada — para transportar a sua carga.
Gostou do artigo? Agora que você sabe as principais informações sobre segurança no transporte de cargas, entre em contato com a nossa equipe e conheça as soluções oferecidas para um transporte muito mais seguro.