Além de conferir se o planejamento das rotas está sendo acompanhado, o rastreamento de cargas traz vantagens capazes de transformar toda a cultura logística de uma organização, possibilitando a comunicação entre a empresa e a carga em tempo real.
Visando à qualidade desse processo, que ainda é um gargalo para muitas empresas, essa tecnologia é a solução para quem busca ser informado sobre qualquer ocorrência que possa impactar as entregas.
No post de hoje, abordaremos a importância da tecnologia no rastreamento de cargas para as empresas e clientes. Aproveite para se inteirar quanto às melhores opções do mercado.
Quais são os principais benefícios proporcionados?
Como especificamos acima, os gestores que desejam monitorar rotas e ocorrências que podem gerar atrasos devem investir nessa ferramenta sem pensar duas vezes. A possibilidade de avaliação dos percursos, identificando pontos para melhorias, é um recurso que, sem dúvidas, vai trazer maior eficiência para o processo de transporte.
As vantagens não param por aí, já que o acompanhamento do desempenho por veículo e por motorista, individualmente, passa a ser possível para os líderes da área.
Por sua vez, essa característica do rastreamento pode se revelar como um instrumento perfeito para as análises em casos de desvios, quebras e paradas indevidas durante os percursos. Assim, quem administra o setor passa a trabalhar com uma base concreta de informações facilitadoras na hora da tomada de decisões.
Outro benefício em destaque que pode ser colocado como um diferencial competitivo é a chance de oferecer o monitoramento ao cliente que receberá a carga. Com a tecnologia certa, ele poderá rastrear o movimento do transporte, podendo se programar da melhor forma possível.
Isso sem contar com a prevenção de roubos e sequestros nas estradas. Afinal de contas, por mais que essa ferramenta não impeça que furtos aconteçam, o rastreamento de cargas permite um melhor planejamento das rotas e informações que podem contribuir com investigações.
Quais são as melhores modalidades utilizadas no rastreamento de cargas?
Radiofrequência
Consagrado como um dos mais utilizados no Brasil, o rastreamento por radiofrequência (RF) faz uso de antenas de rádio espalhadas para transmitir sinais pelo percurso. As informações por ondas são capazes de fornecer a localização exata do veículo, seja em ambientes fechados, seja em ambientes abertos.
GPS – Global Position System
O sistema GPS utiliza satélites para efetuar o rastreamento por meio da instalação de um receptor no veículo. Esse dispositivo recebe os sinais de fora do planeta, decodificando a localização com base nas coordenadas de longitude e latitude.
Depois disso, basta que o programa envie as informações para uma central de monitoramento que deverá repassar tudo para a empresa ou transportadora.
RFID — Radio-Frequency Identification
A RFID se traduz como uma identificação por radiofrequência, baseando-se na capacidade de comunicação e identificação de curto alcance pela fixação de uma etiqueta na mercadoria. Ela pode transmitir uma onda até um transceptor que traduz as informações e os dados do produto de maneira digital.
Telemetria
Além de rastrear a carga, a telemetria permite que o gestor acesse informações relevantes, como o tráfego em estradas perigosas e a velocidade do veículo. Trata-se de um sistema moderno que monitora o veículo durante o trajeto inteiro por meio de rádio ou satélite.
Gerenciar o controle de frotas é uma atividade tão importante quanto o rastreamento de cargas. Por isso, confira nosso artigo sobre esse tipo de gestão e revolucione os seus processos logísticos! Não perca!
Hj em dia que deixa de ter um sistema de rastreamento tabto para veículos, quanto para cargas, está deixando de diminuir seus custos. Muita gente foca na segurança e esquece da importância da eficiência.