Dicas para atender seu cliente em tempos de COVID-19

A pandemia do COVID-19 está ensinando novas formas de agir e trabalhar. Afinal, como manter o trabalho em funcionamento em meio ao caos? Como adaptar os processos a uma dinâmica totalmente nova e diferente?

Afinal é a rapidez com que as empresas estão dando respostas aos seus clientes que está fazendo a diferença neste período ímpar que estamos vivendo. Por isso, hoje separamos algumas dicas de como sua empresa pode fazer para melhor atender neste momento de exceção. Confira:

Tenha empatia

Lembre-se que situações extremas trazem comportamentos extremos e que seu cliente pode estar em uma situação de estresse maior do que o normal. Tenha paciência redobrada e empatia com o problema do outro.

Abuse da tecnologia

Estamos distantes fisicamente, mas a tecnologia pode nos aproximar. Neste período de pouca interação, aumente o seu contato com o seu cliente fazendo videoconferências e abusando das ferramentas de tecnologia. Ouvir a voz, ver a imagem traz uma sensação de humanidade essencial em tempos como estes.

Tenha senso de urgência

O momento pede ainda mais rapidez e prontidão. Por mais que estejamos todos trabalhando em esquemas diferentes, seu cliente precisa ter em você alguém que o apoie e esteja pronto para atende-lo a qualquer hora e em qualquer dia.

Busque alternativas

Certamente, as restrições do momento vão impedir que muitas das ações que você tomaria normalmente para auxiliar seu cliente não estejam disponíveis. Abuse da criatividade para buscar soluções alternativas.

Não use o momento como desculpa

Todos nós estamos nos adaptando a uma nova realidade. E o que vai diferenciar o seu atendimento de qualidade é a rapidez que irá se adaptar a ela. Aceite o que temos e trabalhe dentro deste novo cenário.         

Seja parceiro

Se você não consegue ajudar o seu cliente sozinho, não tem problema em pedia a ele ajuda para encontrar soluções. Este é o momento de ser realmente um parceiro de negócios. 

Aqui na ABC estamos utilizando destas atitudes buscando sempre a melhor alternativa para continuar atendendo os seus clientes, garantindo as entregas e, ao mesmo tempo, a segurança e a saúde de todos os envolvidos.

“Assim que toda esta situação começou, reunimos nosso time e definimos algumas atitudes que seriam essenciais. Primeiro, temos que entender que vivemos uma questão única e que isso traz um nível de tensão totalmente diferente para todos. Logo, mais do que nunca, temos que ter empatia para lidar com cada cliente. Além disso, estar em total prontidão e próximos aos nossos clientes tornou-se ainda mais relevante. Temos agora questões que não podem esperar e, mais do que nunca, precisamos estar lado a lado com os nossos clientes para buscarmos, juntos, as soluções”, explica Kelly Ferreira, da área Comercial da ABC Cargas.

O objetivo do grupo é assegurar a agilidade de resposta aos clientes e o andamento normal dos trabalhos. “Estamos apoiando os clientes com informações e trabalhando junto às equipes do Comercial e de Operações para atender aos clientes em qualquer horário do dia, sobretudo com relação a pendências, avarias, solicitações por e-mail etc”, explica Patrícia Bertelli, da área de Sucesso do Cliente da ABC Cargas.

Lembremos sempre que quando se fala em relacionamento entre empresas e clientes, as pessoas são chave do sucesso ou do fracasso de qualquer negócio. Por isso, seja em momentos de crise ou não é sempre o bom atendimento que diferencia e fideliza.

Danilo Guedes

Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas, formado em gestão logística pela FAAP e com MBA em gestão empresarial pela FIA-USP, atua na área de transporte há mais de 20 anos, sempre buscando oferecer ao mercado um alto padrão de qualidade e inovação.

Deixe um comentário