Scania apresenta soluções sustentáveis na Fenatran

De 14 a 18 de outubro, São Paulo foi palco da 22ª edição da FENATRAN – Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas, considerado o principal evento rodoviário da América Latina e o segundo maior do mundo.

A Scania, cliente da ABC Cargas, marcou presença no Salão, apresentando seus produtos e serviços, aliados ao seu propósito de liderar a mudança para um sistema de transporte mais sustentável.

Com uma visitação expressiva, com mais de 10 mil visitantes em seu estande, a montadora sueca teve inúmeros destaques. Confira:

Conectividade é a chave   

No ano de 2016, a Scania definiu como propósito de atuação no mundo ser a parceria líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável. E, desde então, a empresa vem preparando, no Brasil, o terreno para esta transformação, focando três pilares de atuação, combustíveis alternativos, eficiência energética e transporte seguro e inteligente.

Por meio de um portfólio de soluções rentáveis e sustentáveis ao cliente, que começa com a excelência de serviços por meio da padronização de processos na rede de concessionários, evoluindo para a conectividade nos seus veículos, revolucionando a manutenção com os programas com Planos Flexíveis, até o lançamento da Nova Geração de Caminhões, a Scania acredita estar construindo ‘Aqui e Agora’ os pilares desta grande mudança.

E, foi exatamente isso que a fabricante levou à Fenatran, conforme explica Márcio Furlan, gerente executivo de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil. “Com a conectividade, quebramos um paradigma da forma como se faz a manutenção nos veículos. Por meio dela, é o veículo quem avisa quando precisa parar, respeitando as condições de uso e a severidade da operação que executa. Pensando em combustíveis alternativos, tivemos a oficialização da chegada dos nossos veículos à gás (gás natural comprimido (GNV), gás natural liquefeito (GNL) e biometano) e vendemos 12 unidades durante a feira. O mercado cada vez mais reconhece a necessidade de uma mudança da matriz energética”, comemora Furlan.

homem em frente ao caminhão Scania

Sustentabilidade

Em comparação com veículos a diesel, os caminhões a gás emitem até 15% menos gás carbônico na versão movida a GNV/GNL e até 90% menos se abastecidos com biometano. A empresa leva a sustentabilidade ambiental com rentabilidade ao cliente, já que o modelo a gás apresenta uma redução de custo de operação de até 15% em comparação ao diesel.

Isso sem contar o benefício para a toda a sociedade, devido ao menor ruído e menor impacto da emissão de gás na atmosfera.  

“Nosso objetivo para os próximos anos é continuar levando soluções customizadas aos nossos clientes, aumentando a rentabilidade das empresas por meio de manutenções mais eficientes e oferecendo veículos mais econômicos e que sejam ambientalmente e socialmente sustentáveis”, explica Furlan.  

Mostrando sua força e a paixão que muitos clientes e fãs nutrem pela empresa, a Scania levou ao seu estande um estúdio de tatuagem que imprimiu em mais de 60 pessoas, a marca na pele. “Temos realmente uma base apaixonada de clientes, e esta ação comprovou, literalmente, isso”, diz o gerente.   

Para 2020, a montadora se mantém otimista e acredita que o mercado de caminhões continuará em ritmo de crescimento. Fatores que podem ajudar neste cenário são os excelentes resultados que os clientes estão tendo com a Nova Geração de caminhões (economia de combustível de até 12% – muitos já superam este índice), e no âmbito político os alavancados pelas medidas econômicas e das reformas propostas pelo governo federal, além da demanda represada nestes últimos anos de crise.

Danilo Guedes

Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas, formado em gestão logística pela FAAP e com MBA em gestão empresarial pela FIA-USP, atua na área de transporte há mais de 20 anos, sempre buscando oferecer ao mercado um alto padrão de qualidade e inovação.

Deixe um comentário