Há uma série de legislações e normas regulamentadoras que versam a respeito do transporte e armazenamento de produtos perigosos. Podemos citar dois exemplos: a NBR 1004, que classifica os resíduos sólidos de acordo com sua composição e riscos que oferece, e a NBR 7500, que define a utilização de simbologias para que as substâncias perigosas sejam facilmente identificadas.
Para os gestores que lidam com a armazenagem desses tipos de produtos, é importante estar por dentro de todas as legislações, procedimentos internos e recomendações de fabricantes, antes de iniciar esse tipo de trabalho. A equipe também precisa ser qualificada e as instalações da empresa precisam dar o suporte necessário para garantir a segurança de todos.
Neste post, vamos entender os cuidados a serem tomados no armazenamento de produtos perigosos e que tipo de materiais se encaixam nessa categoria. Confira!
O que são materiais perigosos?
Os materiais perigosos são aqueles que podem trazer riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Essa definição abre um leque bastante amplo de elementos que se encaixam nessa categoria. Para simplificar, vamos elencar os principais grupos de produtos que são considerados perigosos para o armazenamento. Acompanhe!
Gases
Gases armazenados em cilindros precisam de um controle criterioso do ambiente, principalmente no que se diz respeito à temperatura e pressão, para reduzir qualquer risco de explosão. Além disso, há o risco de contaminação, quando falamos de gases tóxicos que podem causar danos biológicos.
Materiais inflamáveis
Outros materiais perigosos que precisam de cuidados especiais são os da categoria inflamável, ou seja, de fácil combustão — gasolina, álcool, querosene, diesel, pólvora etc. São materiais que precisam de armazenamento controlado para evitar qualquer tipo de reação que provoque a combustão e, por consequência, incêndios ou explosões.
Materiais corrosivos
Os produtos corrosivos, como os ácidos, podem provocar danos físicos a quem os manuseia de forma incorreta, problemas de saúde, destruição de materiais e problemas ao meio ambiente. Por isso, é importante seguir todas as recomendações de armazenamento dos fabricantes e da legislação.
Produtos tóxicos
Os produtos tóxicos são substâncias que podem trazer uma série de danos graves à saúde e ao meio ambiente. Como exemplo, podemos citar os metais pesados, os materiais radioativos, os pesticidas, o lixo hospitalar, entre outros. Para esses materiais, deve haver um cuidado especial no seu manuseio, a fim de que não haja exposição.
Quais são os principais riscos do armazenamento de produtos perigosos?
Neste tópico, vamos entender quais são os principais riscos relativos ao armazenamento de produtos perigosos, em todas as suas etapas. Confira!
Acidente com manuseio
Quando a empresa não conta com colaboradores qualificados e equipamentos corretos, o armazenamento e o manuseio de produtos perigosos se torna muito arriscado. Por exemplo, os cilindros precisam de equipamentos específicos para que possam ser transportados de uma área a outra, sem o risco de tombar ou rolar. O mesmo vale para tonéis com produtos corrosivos.
Funcionários sem treinamento podem manusear produtos sem os EPIs corretos e acabar sofrendo acidentes — que podem resultar em queimaduras por contato com materiais corrosivos e intoxicação por materiais prejudiciais à saúde.
Contaminação do meio ambiente
Outro risco que a empresa corre ao armazenar incorretamente um produto considerado perigoso é o de acidente ambiental. Materiais como metais pesados, pesticidas, lixo hospitalar e óleos podem causar danos sérios ao ecossistema, deixando solos inférteis, contaminando lençóis freáticos, intoxicando animais, entre outros problemas. Por isso, é importante seguir todas as diretrizes com o maior cuidado possível.
Riscos de acidentes grandes
Há também riscos de grandes proporções, como explosões e incêndios, que podem vitimar várias pessoas dentro e fora do ambiente de armazenamento. Produtos inflamáveis, sejam líquidos ou gasosos, em más condições de armazenamento, ou expostos a temperaturas altas, podem trazer esse tipo de risco.
Quais os cuidados para fazer o armazenamento de produtos perigosos?
Agora que já entendemos quais são os principais produtos perigosos e os riscos inerentes, vamos aos principais cuidados que as empresas devem ter no armazenamento, manuseio e transporte. Acompanhe!
Utilize as embalagens corretas
A primeira camada de proteção contra os riscos no armazenamento de cargas perigosas é a utilização das embalagens adequadas para cada tipo de componente. Por exemplo, os produtos corrosivos, os inflamáveis, os oxidantes e os gases precisam de recipientes específicos que controlam suas reações.
Geralmente, essas embalagens são classificadas de acordo com o grau de risco do produto — alto, médio ou baixo. Um ponto importante a respeito das embalagens é que elas devem ser sinalizadas de forma clara, para que não haja dúvida sobre o risco do material armazenado.
Controle o acesso a esses produtos
O acesso a esse tipo de produto deve ser restrito a profissionais qualificados, que saibam com o que estão lidando e como manter essas substâncias seguras. O controle de acesso, além de garantir uma maior proteção às pessoas e ao meio ambiente, evita roubos e extravios desses materiais que podem valer muito dinheiro nos mercados alternativos.
Controle a iluminação e a temperatura do ambiente
O ambiente que vai receber uma substância perigosa, reagente, deve sempre ser preparado para evitar qualquer reação negativa. Isso vale tanto para as reações relacionadas a riscos de segurança, como explosões, vazamentos, intoxicações e incêndios, quanto para as reações que possam tirar a qualidade dos produtos.
Alguns produtos podem, por exemplo, perder efetividade ao serem expostos à luminosidade, enquanto outros podem reagir ao calor. Essa preparação prévia, com controle de temperatura e luminosidade, é primordial no processo.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância de tomar todos os cuidados no armazenamento de produtos perigosos. Além do armazenamento, para garantir a segurança durante todo o ciclo do produto, é importante tomar os mesmos cuidados na hora de transportá-lo, contando com uma transportadora que tenha o preparo necessário para esse serviço.
A ABC Cargas conta com todos os recursos para tornar o transporte de produtos químicos, que é sempre um grande desafio, algo simples e seguro. Por essa capacidade, fomos reconhecidos com as certificações ISO 14002 e ISO 9001. Nossa missão é garantir a segurança de todos os envolvidos e entregar o seu produto com a qualidade que o cliente espera.
Quer saber como contar com os serviços da ABC Cargas? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com um especialista.