ISO 9001 e ISO 14001 ISO 9001 e ISO 14001

ISO 9001 e ISO 14001: entenda quais são as diferenças

6 minutos para ler

As normas ISO 9001 e ISO 14001 se tornam cada vez mais relevantes para as empresas, uma vez que elas são fundamentais para garantir um sistema de qualidade eficaz dentro das companhias.

Em razão das vantagens e dos resultados de se implementar ambos os sistemas, a procura por eles no mercado tem aumentado. Contudo, muitos gestores ainda têm dúvidas acerca de seus objetivos, funcionalidades e, especialmente, sobre as diferenças entre cada um deles.

Tem interesse pelo tema e quer conhecer, de uma vez por todas, as diferenças e principais informações sobre as ISO 9001 e 14001? Então, continue a leitura deste post que vamos apresentar mais detalhes. Não perca!

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é a norma responsável por estipular as necessidades e diretrizes de uma companhia no que diz respeito à implementação de um sistema de gestão de qualidade.

Dessa maneira, é possível falar que a principal finalidade desse sistema é assegurar a qualidade das operações do negócio, especialmente no que está relacionado com a comunicação direta com o consumidor.

Durante a sua fase de implementação, a ISO 9001 conta com 8 princípios de gestão de qualidade que foram criados a fim de atender às necessidades do consumidor e das demais partes interessadas, já que as mudanças mais expressivas devem acontecer nesse âmbito. São eles:

  • liderança;
  • tomada de decisões com base em fatos;
  • melhoria contínua;
  • foco no consumidor;
  • contexto organizacional;
  • envolvimento de pessoal;
  • raciocínio com base em riscos;
  • abordagem de procedimentos.

De acordo com esses princípios, as companhias são capazes de aumentar a sua capacidade de satisfação ao cliente, focando em todos os pontos que são precisos para a melhoria de seu desempenho e obtendo resultados a curto e longo prazo.

Como consequência do aumento da qualidade do serviço prestado, a tendência é que a empresa também ganhe mais credibilidade na sua área de atuação.

Dessa maneira, podemos definir a ISO 9001, principalmente, como uma norma que foi criada para funcionar como um sistema de controle de qualidade a fim de assegurar a comunicação com o cliente, qualidade do serviço ou produto, entre outros fatores que estão relacionados e devem ser executados da melhor forma possível.

O que é a ISO 14001?

A norma ISO 14001, por sua vez, apesar de contar com um objetivo parecido com a ISO 9001 no que diz respeito à garantia de qualidade, ela tem o seu foco voltado para uma área específica: o meio ambiente.

Dessa maneira, a ISO 14001 pode ser vista como um sistema de gestão ambiental que tem como objetivo determinar as necessidades e as diretrizes voltadas aos processos que envolvem o sistema de gestão ambiental.

Assim, trata-se de uma norma que é capaz de assegurar que as medidas ambientais da companhia estão funcionando da maneira esperada, como no que diz respeito aos materiais que são usados dentro da empresa.

Independente do ramo da organização, uma análise desse tipo é capaz de ajudar mais do que muitos gestores imaginam, uma vez que por meio dela é possível assegurar que os materiais usados estão em conformidade com as regularidades do que prevê o sistema ISO 14001, bem como para o desenvolvimento de uma melhor estratégia que tem como foco a redução da poluição ao meio ambiente.

Quais são as principais diferenças entre a ISO 9001 e a ISO 14001?

Agora que você já sabe o que é a ISO 9001 e a ISO 14001, fica mais fácil entender o motivo pelo qual ambos os sistemas são tão relevantes e apresentam um impacto positivo ao serem implementados nas companhias.

Como vimos nos tópicos anteriores, ambas as normas contam com suas finalidades e particularidades específicas que fazem com que elas sejam implementadas em contextos distintos.

Podemos falar que essas normas existem para atender a um ramo distinto da companhia, uma vez que enquanto a ISO 9001 atua especialmente na qualidade das operações e processos do negócio, a 14001 atua para assegurar a sua qualidade ambiental.

Ou seja, a ISO 14001 faz o gerenciamento das medidas ambientais a fim de assegurar que todos os procedimentos e material se encontrem ambientalmente corretos a fim de impedir a adoção de medidas erradas e, consequentemente, evitar o excesso de poluição.

Já a ISO 9001 se trata de um sistema de controle de qualidade que garante a comunicação com o consumidor, o controle dos produtos da companhia, entre outros pontos de qualidade que devem ser atendidos.

Por essa razão, como cada norma tem finalidades distintas, é necessário que estratégias diferentes sejam adotadas. Isso quer dizer que antes de se certificar em um desses sistemas, é necessário que a empresa faça uma análise de seus objetivos para optar por aquele que melhor atende às suas expectativas.

Quais as vantagens de aplicá-las em uma empresa?

Entre as vantagens de aplicar a ISO 9001 e a ISO 14001, além do selo ISO, podemos destacar que as medidas adotadas são estudadas e pensadas meticulosamente a fim de garantir o melhor funcionamento da companhia.

Trata-se de adoção de estratégias que, apesar de muitas vezes parecerem simples, são capazes de garantir, por exemplo, que um item não saia da empresa apresentando algum defeito.

As vantagens de todos os sistemas são diversos, mas especialmente pensando na ISO 9001 e ISO 14001 podemos destacar os benefícios que vamos apresentar nos próximos tópicos!

Organização interna

A desorganização é um problema que costuma ser recorrente nas companhias. Nesse sentido, a ISO conta com medidas para o gerenciamento e a organização de diversas áreas da empresa.

Excelência operacional

As medidas da ISO 9001 têm como objetivo um processo de fabricação mais enxuto, especialmente com o objetivo de promover uma melhor eficiência da empresa.

Prevenção de multas ambientais

Especialmente no caso da ISO 14001, as medidas regulamentam a companhia para que ela adote cuidados com o meio ambiente e fique em conformidade com a legislação ambiental — o que evita as multas que podem ser de valores expressivos e, ainda, torna a empresa sustentável.

Redução de desperdício

O desperdício, como o de tempo e o de material, está presente em muitas empresas. Com as medidas dos ISOs se torna possível garantir que a menor quantidade de recursos seja usada.

Agora que você já sabe o que é a ISO 9001 e a ISO 14001 e conhece as diferenças entre elas, implemente-as em sua empresa se você deseja que a companhia cresça com um plano estruturado e com respeito ao meio ambiente!

O que você achou deste post? Deixe um comentário e nos conte a sua opinião sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário