operações logísticas operações logísticas

Operações logísticas: desafios, vantagens e dicas de como otimizar

7 minutos para ler

O universo que envolve as operações logísticas apresenta muitos desafios em vários sentidos. Entre os principais estão a necessidade de otimizar os processos e reduzir custos sem perder a qualidade do serviço oferecido. No entanto, quando essas questões são reconhecidas internamente, fica mais fácil implementar estratégias eficientes.

O melhor caminho aqui envolve aprimorar buscas por soluções que se encaixem às necessidades do negócio. Só assim será possível aproveitar melhor as vantagens quando a maior eficiência logística é colocada em prática com foco em diminuir atrasos e ter custos mais acessíveis nos setores.

Quer saber mais? Vamos mostrar os principais desafios, vantagens e dicas de como otimizar as operações logísticas. Acompanhe!

Principais desafios

Você precisa sempre apagar incêndios durante o dia a dia de trabalho para resolver problemas urgentes que surgem na logística? Caso a resposta seja sim, os principais desafios são apresentados na prática durante a realização das funções.

Com o acúmulo de tarefas que as diferentes etapas que a cadeira de suprimentos reúne, na maioria das vezes, a velocidade com que tudo acontece faz com que o profissional nem sempre consiga prestar atenção em quais são os seus principais desafios.

O grande problema é que, apesar de passarem desapercebidos no turbilhão de informações, esses fatores comprometem a relação entre empresa e seu consumidor final e faz com que os resultados positivos sejam reduzidos.

Veja abaixo alguns exemplos dos que mais comprometem a eficiência do serviço realizado.

Falta de tecnologia

A falta de tecnologia no mercado atual é como trabalhar com uma venda nos olhos durante todo o tempo. Por esse motivo, o processo de tomada de decisão sofre com a falta de dados atualizados em tempo real que são os principais benefícios de integrar os processos digitalmente.

No entanto, ainda é comum encontrar empresários que sentem dificuldades em aceitar um software como um investimento em crescimento e dificultam bastante o andamento do trabalho.

Isso acontece principalmente por lidarem com concorrentes que já encaram o processo de transformação logística e apresentam os resultados do recurso, especialmente na tomada de decisões. Outro ponto é que, com a ausência de tecnologia, identificar falhas e apresentar soluções rápidas aos clientes se transforma em uma situação muito mais complexa.

Roubo de cargas

O roubo de cargas é uma realidade do supply chain e cabe ao gestor logístico encontrar soluções que aumentem a segurança no transporte, no armazenamento e em outros setores que envolvem as cargas.

Assim como os problemas nas estradas, sabemos o quanto o índice de violência tem crescido em nosso país. Por esse motivo, é natural que o roubo de cargas seja apenas um dos exemplos das práticas criminosas. Assim como os problemas nas cidades crescem, a violência nas estradas está por toda parte e é preciso se prevenir para não ter que lidar com prejuízos significativos, como perder um lote de mercadoria.

Outro ponto desafiador é a necessidade de colocar seus colaboradores em risco quando não existem soluções tecnológicas ou planos de segurança. Tudo isso ainda deve ser somado aos problemas estruturais nas estradas, como falta de iluminação, sinais de trânsito queimados, falta de sinalização ou buracos em longos trajetos.

Defasagem do frete

A defasagem do frete é outro fator que desafia constantemente o gestor logístico. Isso porque não importa qual seja o porte de sua empresa, ela preza sempre por entregar a mercadoria com segurança e rapidez.

O principal problema, no entanto, é que as oscilações econômicas do mercado atual deixaram a questão da defasagem do frete ainda mais sensível e fizeram com que a logística de transporte precisasse lidar com preços ainda mais baixos.

Esse tipo de desafio afeta, naturalmente, toda a cadeia logística da empresa, pois é necessário fazer verdadeiros milagres para equilibrar os custos e não sair no prejuízo por conta das perdas provocadas pelo preço do serviço.

Vantagens de ter maior eficiência nas operações

Ao aumentar a eficiência nas operações, fica simples reconhecer algumas vantagens. Uma forma muito interessante de melhorar os resultados é, inclusive, adotar uma gestão focada em melhorias contínuas.

Só assim será possível revisar os processos frequentemente em busca de todos os detalhes que podem ser melhorados e otimizados. Acompanhe, abaixo, outras vantagens!

Redução de custos

Reduzir custos de maneira inteligente e preservar a eficiência é um dos maiores desafios em diferentes setores. Quando se trata de operações logísticas, então, reduzir custos para equilibrar despesas é uma preocupação constante.

Com as estratégias de produção enxutas, a logística consegue trazer algumas soluções ao financeiro. Entre as principais estão: eliminação de atividades que não agregam valor; redução de estoque; monitoramento adequado do tempo etc.

Controle absoluto dos processos

A integração dos processos proporciona a possibilidade de controlar tudo o que acontece no operacional da empresa. Sendo assim, além de ter um olhar estratégico em relação a tudo o que o negócio precisa para sanar os problemas, ainda fica mais simples definir objetivos, interromper ações que não estão dando certo, apostar em melhorias e compreender os níveis de satisfação do público.

Dicas de como otimizar as operações logísticas

Sempre que parceiros e cliente se mostram insatisfeitos com algo em relação ao serviço, a queixa se torna evidente. Ou seja, sempre que existir um lapso com os parceiros é sinal de que algo vai muito mal dentro da logística e precisa ser investigado com urgência. Use essas informações como base para transformar um possível erro em um feedback valioso na busca por soluções operacionais de valor.

Mapear os processos

O principal objetivo aqui é avaliar cuidadosamente as práticas realizadas para determinar a eficiência das práticas de trabalho. Assim, consequentemente, também é possível buscar melhorias que se encaixam com as necessidades da empresa. Quando as falhas dos processos não são capazes de render soluções valiosas, as brechas deixadas no mercado representam oportunidades para a concorrência.

Contar com ajuda especializada

Para vencer os principais desafios e conseguir otimizar as operações logísticas, contar com ajuda especializada é o grande diferencial. Como resultado, sua empresa consegue alcançar padrões de qualidade mais elevados e atender os clientes de maneira eficiente e rentável.

Atua com uma postura preventiva ao minimizar os aspectos ambientais no transporte logístico, controla com facilidade os riscos ocupacionais ligados às atividades e ainda atende a todos os requisitos legais.

As operações logísticas são verdadeiros desafios quando você não tem um controle rigoroso em cada etapa. O grande diferencial, nesse caso, é contar com o apoio de uma empresa especializada como a ABC Cargas para otimizar esse processo e cumprir com todas as obrigações que envolvem o complexo mercado de transporte de cargas.

Gostou do artigo? Então entre em contato com a ABC Cargas e encontre soluções personalizadas para crescer em seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário