Com o aumento da insegurança nas estradas, motoristas e gestores preocupam-se com várias questões ao viajar. Uma das principais é como evitar o roubo de cargas. Esse problema representa um desafio monstruoso entre as empresas do setor logístico, sobretudo, no Brasil.
Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o país ocupa o oitavo lugar no ranking de nações com maiores incidências de roubo de cargas. Os países vizinhos na América do Sul completam a lista, tornando o cenário bastante problemático.
Pensando nisso, separamos 4 dicas com soluções para te ajudar a se prevenir contra esse crime. Confira!
1. Treine seus colaboradores
Se você quer descobrir como evitar roubo de cargas, o primeiro passo é preparar um bom treinamento de sua equipe. Afinal, essa preocupação atinge todos os envolvidos.
Por serem os primeiros alvos em caso de roubos, os motoristas precisam ser instruídos quanto aos cuidados básicos em relação à segurança. Evite problemas futuros capacitando seus colaboradores contra qualquer tipo de ameaça, para que saibam como reagir caso sejam vítimas de algum crime.
2. Priorize a rota
Manter-se no trajeto traçado é uma forma de evitar perigos. Roubos de cargas podem ser mais propícios quando motoristas criam a própria rota ou param em locais impróprios para encontrar amigos.
Seguir o plano de gerenciamento de risco deve ser prioridade. Não permita que os colaboradores comprometam a qualidade do serviço escolhendo estradas por conta própria.
A abordagem de criminosos será sempre a favor de empresas que não trabalham com monitoramento e acabam abrindo espaço para possíveis imprudências de quem dirige. Lembre-se que estabelecer a política de orientação dos condutores é responsabilidade de quem está no comando.
3. Não estacione no acostamento para dormir
Além do desvio da rota, é importante falar sobre as famosas paradas. Intervalos para abastecimento e alimentação devem ser planejados e calculados de forma que o motorista não se exponha a crimes.
Opte sempre por locais conhecidos e movimentados. Caso contrário, colaboradores e mercadorias ficarão mais vulneráveis.
Caso você trabalhe em parceria com uma transportadora, certifique-se de que ela se preocupa com o gerenciamento das paradas buscando maneiras de como evitar roubo de cargas.
4. Use a tecnologia como aliada
A melhor solução contra esse tipo de crime é ver a tecnologia como aliada e investir no rastreamento da sua carga. São muitas as opções para garantir o monitoramento do veículo e das mercadorias, além de proteger o motorista.
A geolocalização também pode ajudar em outras etapas do setor logístico, como controle do estoque, expectativa da chegada de entregas, entre outras funcionalidades.
Quando o gestor é informado sobre a localização da carga, a transportadora pode oferecer apoio imediato ao motorista caso ocorra eventualidades na rota, ajudando-o a evitar problemas. Além de regiões de risco, você poderá contornar trajetos em congestionamento com mais facilidade.
5. Denuncie
Caso o veículo seja assaltado, é importante não deixar o episódio passar em branco. Denunciar é tão importante quanto se prevenir, pois, assim, você ajudará a sinalizar a área determinada em relação aos riscos.
Sendo assim, o motorista deverá ligar imediatamente para o 191, detalhando o assalto. A empresa responsável pela carga deve priorizar a criação de um boletim de ocorrência junto à delegacia mais próxima de onde o roubo aconteceu.
Lembre-se que, quanto mais rápido a polícia for notificada, maior será a probabilidade de encontrar o caminhão e a carga levada.
A criminalização com foco no transporte de cargas tem forçado as empresas a procurar soluções contra quadrilhas cada vez mais especializadas em suas ações.
Ao se prevenir de um crime, tomando as atitudes necessárias e denunciando sempre que possível, você protege os motoristas, garante a segurança de suas mercadorias e evita maiores danos à empresa.
Já sabe como evitar roubo de cargas? Então aprenda agora a também manter a qualidade do controle de frotas em sua empresa.