Avarias no transporte de cargas: como fazer a prevenção e armazenagem?

3 minutos para ler

Avarias no transporte de cargas é uma questão séria que não pode ser negligenciada. Afinal, os prejuízos podem ir muito além dos estragos causados à mercadoria, afetando diretamente o relacionamento com o cliente.

Para resolver o problema, não basta a adoção de ações preventivas sistemáticas. Antes de prevenir na prática, é necessário analisar os riscos com entendimento aprofundado tanto do negócio quanto da operação.

Se você já sabe que o seguro do veículo não dará conta de remediar os danos causados com tais ocorrências, este post é para você! Continue lendo e descubra como resolver o problema das avarias no transporte de cargas.

Preze pela boa organização no caminhão

Manter as mercadorias organizadas no caminhão é um dos passos mais importantes para evitar avarias no transporte de cargas. Muitos gestores cometem um erro ao se preocuparem com uma série de outras tarefas, deixando essa de lado.

Os itens precisam ser bem-arrumados na carroceria do veículo, mesmo que o prazo esteja no limite. Afinal, você não vai querer fazer a entrega atrasada e danificada, certo? Portanto, invista tempo de forma inteligente.

Os produtos mais pesados devem ficar por baixo. Além disso, é muito importante evitar os espaços vazios, a fim de impedir ao máximo um possível movimento da carga. Por fim, durante o transporte, esteja certo que as mercadorias estão sendo amarradas e empilhadas segundo as instruções.

Desenvolva embalagens seguras

Cada produto merece uma embalagem especifica, capaz de favorecer suas condições de transporte. Para que a decisão sobre este invólucro seja acertada, é fundamental considerar sua adequação na hora da movimentação.

Resistência, temperatura, peso, matéria-prima. Todas essas características devem ser respeitadas para evitar estragos. Itens frágeis merecem, ainda, atenção redobrada. Verifique se essas mercadorias estão envolvidas com plástico bolha, isopor ou espuma, para maior proteção.

Partes pontiagudas devem ser seladas a fim de evitar perfurações nas próprias embalagens, ou danos às pessoas responsáveis pela movimentação.

Utilize veículos em bom estado

De nada adianta organizar os itens da forma correta e acondicioná-los apropriadamente se os veículos utilizados no transporte estiverem em mau estado e/ou sem manutenção.

Carregar as mercadorias em um veículo desajustado aumentará as chances de interferência na conservação. Isso sem falar na probabilidade de ocorrerem panes, que certamente podem comprometer o prazo de entrega do material.

Danos na carroceria também podem ocasionar exposição à chuva ou ao sol, colocando a qualidade do seu processo em risco. Portanto, se você contrata uma transportadora para realizar esses serviços, faça questão de atestar a qualidade dos veículos, observando a limpeza do compartimento de carga.

As condições do sistema de suspensão impactam no cuidado com os produtos frágeis. Por isso, não deixe isso passar. Você precisará que os freios e pneus estejam em bom estado, permitindo uma movimentação com menos impactos.

Como você pode perceber, com uma série de cuidados e atenção redobrada sobre determinados pontos do processo de transporte de cargas, é possível evitar os problemas com as avarias e ainda reduzir as dores de cabeça com atrasos e descumprimento de prazos. Fique de olho!

Agora que você já sabe como contornar os problemas com as avarias no transporte de cargas, entenda como o monitoramento embarcado pode ajudá-lo a melhorar seus processos de carregamento! Boa leitura!

Posts relacionados

Um comentário em “Avarias no transporte de cargas: como fazer a prevenção e armazenagem?

Deixe um comentário