cross docking cross docking

Cross docking: saiba o que é e como implementar

7 minutos para ler

A velocidade e a produtividade se tornaram partes fundamentais na corrida pelo diferencial competitivo das organizações. A cadeia de suprimentos não fica de fora dessa busca e, como fator de crescimento, o cross docking é uma importante estratégia a ser implementada para oferecer melhorias importantes na eficiência e no ganho de tempo.

Devido à globalização, as empresas precisam agilizar seus processos de armazenamento e distribuição, reconfigurando-se para fidelizar seus clientes com estratégias de respostas eficientes. Esse modelo de logística elimina etapas de armazenamento após o descarregamento das mercadorias, que são enviadas quase imediatamente ao cliente.

Quer entender melhor os detalhes desse processo? Confira a seguir!

O que é cross docking?

O cross docking é um processo logístico no qual as mercadorias pertencentes a um determinado fornecedor são distribuídas diretamente ao cliente (final ou intermediário), com redução máxima do tempo de manuseio e armazenamento.

Esse procedimento ocorre em um dock de distribuição — caminhões ou portas de docas de entrada e saída de espaços mínimos de armazenamento. O nome “cross docking” remete ao ato de cruzar os produtos da doca de entrada para a de saída, no ato de recebimento e retirada.

De maneira prática, os produtos chegam ao caminhão ou outro meio de transporte e são alocados na doca de entrada de um lado do “cross dock”. O transporte de entrada é ancorado, e então os produtos são movidos direta ou indiretamente para o caminho de saída, sendo descarregados, classificados e selecionados para identificar os destinos finais.

Ao fim desse processo, vão para a outra extremidade do “cross dock” (em uma empilhadeira, transportadora, porta-pallet etc.), sendo carregados na doca de saída para seguirem para a entrega aos clientes.

Em linhas gerais, o produto comprado segue ao ponto de distribuição para ser expedido e passar por uma redistribuição rápida: esse é ponto central do cross docking.

Para que serve o cross docking?

Hoje, com a popularização das vendas pela internet, muitas delas via redes sociais, inúmeros empreendimentos começam nas salas de residências, onde também ficam os estoques. Além disso, há dificuldades em manter um estoque que cubra todo o portfólio e ofereça à pronta entrega todos os pedidos.

O cross docking oferece alternativas para esse problema, como solução econômica e ágil, sem comprometer a qualidade do serviço. A técnica é muito utilizada pelo e-commerce por dispensar uma infraestrutura física maior e mais complexa, imprimindo agilidade à cadeia logística e trazendo economia com espaço físico de estoque.

Em contrapartida, é preciso que o empreendedor consiga gerir suas ações, garantindo que o produto chegue em boas condições e no prazo estabelecido ao destino final.

É importante salientar que esse sistema nem sempre atenderá às necessidades específicas de todos os armazéns. Itens não conservados ou que têm temperatura controlada, como alimentos e produtos cosméticos e de higiene pessoal, podem ser beneficiados pelo cross docking, além daqueles já embalados e classificados, prontos para chegar a um cliente específico.

Cabe avaliar se ele aumentará a produtividade, reduzirá os custos ou aumentará a satisfação do cliente para o negócio específico.

Quais as vantagens do cross docking?

O cross docking, quando bem implementado, pode trazer inúmeros benefícios. Veja a seguir alguns dos principais:

  • redução de custos com estoques;
  • agilidade no processo de preparo e reenvio da mercadoria;
  • sem ocorrência de produtos em falta;
  • sem risco de obsolescência/vencimento dos produtos;
  • redução de problemas com furtos e roubos;
  • melhor controle de entregas;
  • consolidação eficiente de produtos;
  • suporte a estratégias de just in time;
  • redução de danos por manuseio;
  • agilidade no pagamento ao fornecedor etc.

Como implementar esse processo na empresa?

Para que o sistema de cross docking funcione em sua empresa, você deve garantir o cumprimento dos prazos e a integridade do produto entregue. Por isso, precisa sincronizar as ações de sua cadeia de suprimentos.

Portanto, alguns recursos são necessários para garantir que isso aconteça. Confira a seguir.

Invista em tecnologia de controle

Você precisará de eficiência no controle de informações, sincronizando seu fluxo de mercadorias, suas informações internas e as tratativas com fornecedores. Quanto maior for essa cadeia, mais eficiente deve ser a comunicação, para que todos estejam munidos de informações e trabalhando de forma síncrona e alinhada.

Na prática, é preciso um claro controle de quando o produto será recebido, qual a quantidade e qual o destino de entrega. Um sistema de gestão completo e moderno que consiga abranger todos os envolvidos é seu grande aliado para o sucesso dessa implementação.

Treine e qualifique sua equipe

Todos os envolvidos devem estar treinados e preparados para a atividade, com a comunicação totalmente clara tanto internamente quanto com fornecedores e distribuidores, para evitar falhas na estratégia e a consequente queda da qualidade do serviço.

Negocie com fornecedores

Os fornecedores serão parceiros fundamentais no cross docking. Você precisará formalizar acordos de reserva de estoques e de prazos de reposição, para garantir disponibilidade aos seus clientes, sem que haja quebra de confiança em relação ao seu serviço.

Ofereça canais de comunicação ao cliente

Clientes que não têm canais de contato ou não são respondidos se sentem abandonados, e isso provoca uma quebra no elo cliente/empresa difícil de consertar. Portanto, esteja aberto a ouvir seus clientes em canais de SAC, para que eles se sintam seguros de que serão atendidos em suas demandas durante todo o processo de entrega de seus produtos.

Tenha um centro de distribuição

Conte com um lugar para receber os produtos de sua loja. Lá, eles chegarão do fornecedor para serem encaminhados ao comprador. Caso sua estrutura ou demanda sejam insuficientes para manter um local próprio, avalie a opção de terceirizar ou, ainda, de ter um escritório.

Faça testes antes de investir

Uma grande modificação exige testes de implementação antes. Não se aventure, por mais que tenha certeza intuitiva de que vai dar certo. A prática é a melhor aliada da segurança nos negócios, portanto, tente fazer um piloto antes de modificar seus processos e fazer grandes investimentos. Comece com pequenos volumes de entrega e analise os resultados. Assim, você tem a chance de fazer ajustes e escolher a melhor estratégia para seu negócio.

Esteja sempre inovando

Mantenha a mente aberta e esteja em constante evolução. Com o advento da tecnologia, surgem sempre novas oportunidades de ganhar produtividade e diferencial competitivo. O cross docking é uma tendência atual que pode, mais adiante, ser substituída por outra mais eficiente. O aprimoramento de processos deve ser seu foco sempre.

Como a ABC Cargas pode ajudar?

Como você viu, implementar o cross docking pode ser extremamente benéfico e trazer economia e agilidade para seu processo logístico, mas exige investimento tecnológico, estrutural e de pessoal. Acontece que você pode reduzir tudo isso ao contar com quem tem experiência no ramo e todo um know-how para oferecer. 

A ABC cargas pode auxiliar sua empresa nas etapas de armazenamento e transporte, caso você queira apostar em cross docking. Assim, terá que se preocupar apenas com o cross dock propriamente dito.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar você a ganhar eficiência e competitividade!

Posts relacionados

Deixe um comentário