unitização de cargas unitização de cargas

Entenda o que é a unitização de cargas e quais as vantagens dessa estratégia logística

7 minutos para ler

Reorganizar e agrupar produtos para que sejam tratados de forma unificada na armazenagem e no transporte: esse é o conceito da unitização de cargas. A ideia busca reduzir os custos de movimentação e armazenagem, que podem ser alguns dos maiores na cadeia de produção. Por isso, a unitização se tornou algo bem presente no setor logístico, já que traz diminuição de despesa e aumento de produtividade efetivos.

Tanto no transporte, quando combina mercadorias de diferentes clientes e aproveita ao máximo a viagem, quanto no armazém, nas diversas operações logísticas que ali ocorrem — incluindo recebimento, armazenagem, preparo e expedição de mercadorias —, ela se prova eficiente e traz bons resultados.

Que tal batermos um papo sobre o assunto nos tópicos a seguir?

O que é a unitização de cargas?

A unitização de cargas é uma estratégia logística que consiste em reunir produtos de diferentes pesos, formas e tamanhos em cargas de volumes unitários, de forma a facilitar o processo logístico e aproveitar da melhor forma os espaços dentro dos caminhões e armazéns.

Quando unitiza as cargas, você racionaliza o uso da área útil disponível e ganha agilidade e segurança no embarque e desembarque. As cargas unitizadas terão o maior tamanho possível, respeitando o limite de compatibilidade com os equipamentos de movimentação.

A unitização de cargas pode ser, basicamente, dos seguintes tipos:

  • cargas paletizadas;
  • cargas pré-lingadas;
  • containers;
  • outros tipos especiais de unitização.

Como funciona a unitização de cargas?

Nas entregas tradicionais, as caixas com as mercadorias endereçadas a destinos diferentes são acondicionadas de forma individual. Na unitização, as mercadorias estão organizadas, acondicionadas e protegidas em blocos, facilitando o trabalho logístico.

O processo é feito de forma diferente, de acordo com o tipo de unitização. Saiba mais a seguir.

Cargas paletizadas

Os pallets são as tradicionais estruturas feitas de madeira ou de metal que têm o formato de uma plataforma horizontal, muito úteis para distribuir a carga, agrupando-a sem riscos de queda.

Também são essenciais como suportes para mover as cargas sem possibilidade de avarias por nenhuma pressão direta sobre as caixas, já que os pallets servem de suporte para o transporte, içamento e movimentação. O melhor é que são reaproveitáveis e, portanto, econômicos.

Cargas pré-lingadas

A linga é a estrutura — geralmente de correntes ou cabos de aço trançado — usada para movimentar e elevar cargas com segurança. Uma carga pré-lingada é aquela acondicionada com fios de poliéster altamente resistentes, capazes de suportar bastante peso. As lingas são presas a eles para realizar a movimentação e o armazenamento da carga.

Esse tipo de unitização é comumente utilizado nos portos, em cargas de volume e peso semelhantes.

Containers

Os containers são caixas de grande volume, geralmente de metal, usadas para acondicionar os mais diversos produtos que seguirão para os mesmos destinos. Também são usadas frequentemente em portos para viagens marítimas.

Quais as vantagens dessa estratégia logística?

Há uma série de vantagens ao optar pela unitização de cargas. A primeira e mais evidente é a economia de custos de operação. Quando se opta por unitizar cargas, o processo logístico ganha otimização, permitindo que os remetentes compartilhem custos de envio e de armazenamento.

Quem movimenta menos e não tem remessas suficientes para acessar o serviço pode se aliar a outras empresas e pagar apenas pela parte que lhe cabe.

Outro ponto importante é o ganho de qualidade. Com a redução de custos, uma empresa que precisa realizar envios menores ganha mais flexibilidade. Ela não tem que esperar reunir um volume de vendas maior para preparar uma rota financeiramente viável. Com a unitização, acaba aumentando a frequência de envios e consegue expandir mais suas rotas de distribuição.

Além dessas, ainda podemos citar outras vantagens, tais como:                                                                                                                                       

  • reduzir custos com contratação de mão de obra por otimizar o tempo trabalhado;
  • facilitar controles de entradas, saídas e lançamentos de volumes e pedidos;
  • agilizar o manuseio e a estocagem das cargas;
  • otimizar o uso do espaço de armazenamento e de transporte;
  • reduzir a quantidade de manobras para a movimentação da carga;
  • coibir furtos e extravios por aumentar as dificuldades de acesso às unidades de cargas maiores;
  • conferir maior proteção à carga, diminuindo os riscos de danos durante o transporte;
  • economizar materiais de embalagem e proteção da carga etc.

Como unitizar cargas em transportes e armazéns?

O conceito da unitização de cargas é o mesmo, embora a prática seja efetuada de forma diferente em cada área logística. Para entender melhor, descrevemos o processo, da forma como ocorre na fase de transporte e de armazenagem.

Unitização de cargas no transporte

O transporte de uma carga pode ser feito como:

  • carga completa — quando se enche um container com a carga de um único cliente;
  • carga unitizada — quando cargas de vários clientes são reunidas de forma organizada, até completar o container.

Como explicamos, a unitização permite que empresas de menor porte e com pequeno volume de remessas tenham acesso a envios de longas distâncias, sem a necessidade de completar um container.

É preciso dar atenção a um ponto específico: o tempo de coleta e entrega muda, pois a transportadora faz um percurso completo para carregar a mercadoria de diferentes clientes e, depois, define outra rota completa para a entrega a cada destinatário.

Unitização de cargas no armazém

Armazéns e centros de distribuição também unitizam cargas, beneficiando-se desse processo logístico. Com a consolidação das mercadorias, o espaço disponível para atender aos variados pedidos dos clientes é utilizado de forma mais eficiente.

Na escolha de locais para criação de centros de distribuição, sobretudo os urbanos, a rede de distribuição e a possibilidade de unitização são fatores altamente relevantes. Ela é extremamente útil também nas operações de cross docking.

Dentro do ambiente de armazenagem, a consolidação dos estoques é feita com a separação das mercadorias por compatibilidade e origem. Esse processo acontece:

  • durante o recebimento de mercadorias, quando o estoque recém-chegado é dividido e classificado;
  • na gestão de localizações, pois a unitização dá flexibilidade às ocupações. É válido, por exemplo, transferir o estoque de uma localização para outra, buscando otimizar o espaço de armazenagem;
  • no preparo da expedição das mercadorias, quando os pedidos são geralmente agrupados em função das rotas ou clientes, preferencialmente cadastrados nas mesmas unidades de transporte.

Como você pode ver, a unitização de cargas é um processo logístico que traz praticidade, segurança e economia, ao reunir as mercadorias para envio em blocos maiores e permitir que empresas com remessas pouco expressivas também possam aproveitar os serviços de transporte e logística sem grandes custos.

Gostou do nosso conteúdo? Siga nossa página no Facebook e no LinkedIn, ou nos acompanhe no Instagram e no YouTube, para ter sempre informação de qualidade a seu dispor!

Posts relacionados

Deixe um comentário