Na logística de um negócio, diversos fatores devem ser considerados para garantir a segurança de colaboradores, motoristas e demais fornecedores. Isso contribui para manter a integridade de profissionais, além de evitar custos e problemas trabalhistas para a empresa. Nesse contexto, o processo de amarração de cargas não pode ser desconsiderado.
Um ponto que vale a atenção por parte da equipe é que apenas amarrar as cargas, sem considerar o material utilizado, a técnica e também o tipo de material transportado, não é o ideal. Existem fatores que precisam ser considerados, além de trazer para o conhecimento de toda equipe essas questões.
Neste material, a gente explica mais detalhes sobre o tema. Confira!
Amarração de cargas
Primeiro, é interessante entendermos no detalhe do que se trata a amarração de cargas. Basicamente, é um processo em que as mercadorias transportadas na carroceria dos veículos sejam fixadas de forma mais eficiente, a fim de que todos os produtos estejam mais resistentes e firmes ao longo da rota.
Caso isso não ocorra como deve ser, sem a técnica adequada, tanto a carga quanto o motorista sofrem alguns riscos. Os produtos estarão sujeitos a avarias, uma vez que estarão mais “soltos” no veículo. E, com isso, o equilíbrio pode ser prejudicado, de modo que aumentam as chances de haver um tombamento. Ou seja, tanto a vida do motorista quanto a de pessoas que transitam pelas estradas podem estar comprometidas.
Importância da amarração de cargas
A seguir, selecionamos alguns dos principais pontos que reforçam a importância da amarração de cargas. Confira!
Redução de riscos
Como vimos, a amarração de cargas reduz riscos para motoristas e pessoas que transitam pelas rodovias. Além disso, se houver avarias nos produtos ou tombamento, a empresa terá custos relacionados à perda de produtos, o que poderia prejudicar o fluxo de caixa do negócio.
Evita perda de itens
Principalmente se o caminhão tiver uma carroceria aberta, a amarração adequada impedirá que haja perda de itens. Mais um tópico que aponta para a redução de custos e também evita acidentes, pois os materiais podem cair em algum outro veículo que esteja próximo.
Melhor organização
A partir do momento em que há uma fixação adequada, é preciso que a equipe tenha atenção quanto à organização e disposição dos produtos. Nesse ponto, alguns fatores positivos se destacam.
O primeiro deles com o melhor aproveitamento do espaço, de modo que haja maior volume de itens (desde que esteja conforme a legislação). O segundo está voltado para a credibilidade perante os clientes, aumentando a satisfação e melhorando a imagem do negócio.
Tipos de amarração
Conforme abordamos, caso a amarração de cargas seja feita sem técnica e sem considerar particularidades, os riscos persistem. Portanto, explicaremos alguns dos tipos de amarração existentes.
Fixação envolvente
Também chamada de tie down, a fixação envolvente é um tipo de amarração de cargas que tende a aumentar o torque nos cabos ou nas cintas. Com isso, a carga vai se manter fixa no piso da carroceria.
Fixação direta em contenedores específicos
Também há a fixação direta em contenedores específicos. Essa é uma amarração na qual a carga vai ser fixada na estrutura da carroceria, sendo um modelo mais personalizado. É produzida especialmente para a fixação de basculantes, tanques e contêineres, por exemplo.
Fixação direta com uso de bloqueadores
Nesse caso, a carga também estará fixa na estrutura da carroceria, mas com o uso de bloqueadores. Trata-se de um dos tipos de amarração mais comuns existentes.
Fixação direta com dispositivos de fixação
Por fim, a fixação direta faz a amarração da carga com alguns materiais específicos, como cabos de aço (tendo acessórios que auxiliam, como ganchos e esticadores), cintas, catracas e correntes que também utilizam acessórios como esticadores e ganchos.
Dicas para amarração de cargas
Agora que você já conhece alguns tipos de fixação mais comuns e entende sobre a importância, chegou o momento de entendermos como ela deve ser feita de forma mais eficiente. Confira!
Entenda o tipo de carga
Ao longo do material, chegamos a mencionar que o tipo de carga deve ser analisado antes de fazer a amarração, uma vez que influenciará no estilo de fixação escolhido e nos produtos utilizados. Além disso, não deixe de considerar qual é o tipo de carroceria utilizado.
Para a avaliação das cargas, é preciso ter o entendimento que existem algumas que exigem fixação externa, enquanto outras, interna. Envolva a equipe e entenda cada caso antes de optar por qualquer tipo de técnica.
Avaliar o peso da carga
Outro aspecto que também deve ser observado, além do tipo da carga, é o peso da carga. O dispositivo de amarração será alterado conforme o volume. É necessário que qualquer material utilizado, seja a cinta, seja o cabo de aço ou outro similar, deve ter uma resistência equivalente ao dobro do peso.
Orientação de profissionais
Seja qual for a etapa do processo logístico, é essencial que haja treinamento e orientação dos profissionais. Para o processo de amarração de cargas, não é diferente. O condutor do veículo também tem responsabilidade quanto à verificação e entendimento da amarração, de modo que ele entenda fazer uma breve análise se está tudo certo e possa apertá-la caso haja qualquer tipo de inconsistência.
Particularidades dos dispositivos utilizados
Quando realizar a escolha dos dispositivos, também é interessante conferir as particularidades dos fabricantes. Eles vão trazer informações completas a respeito do modo de uso, do tempo de vida útil, bem como dicas de como deve ser a fixação.
Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre o processo de amarração de cargas. Ter o conhecimento da legislação também é fundamental. Existem normas específicas sobre o tema, como é o caso das Resoluções 676, 552 e 945 do Conselho Nacional de Trânsito. Nelas, há os materiais a serem utilizados, os cuidados que devem ter ao longo do processo, bem como as responsabilidades da empresa e do condutor durante o trajeto.
Se você gostou das informações e deseja ter acesso a mais conteúdos como este, é só assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá as atualizações diretamente da caixa de entrada.