Roteirização de cargas Roteirização de cargas

Saiba como a roteirização de cargas pode ajudar sua empresa

6 minutos para ler

O setor logístico sempre esteve presente nas operações empresariais. Muitos negócios trabalham com distribuição de produtos e, para isso, a roteirização de cargas é essencial para o desenvolvimento da empresa.

Ela é responsável por organizar processos, controlar horários e diminuir custos nas operações. Essa prática é fundamental e se baseia na escolha do melhor percurso para o transporte e coleta de mercadorias.

Contudo, para a implementação desse processo na sua empresa, primeiramente, você deve compreender o que é, como funciona, como implementar e quais são seus benefícios. Para ajudar nessa empreitada, preparamos este artigo. Continue acompanhando e saiba mais!

O que é roteirização de cargas?

A roteirização de cargas é um método usado para estipular o melhor percurso no processo de coleta e entrega de mercadorias. A melhor direção é aquela em que são obtidos excelentes níveis em relação ao tempo, custos, qualidade, segurança e produção.

Ou seja, é um processo muito importante no segmento logístico. Isso pelo fato de que, atualmente, os clientes procuram empresas que consigam atender a suas demandas com maior velocidade e menor custo possível. Dessa forma, os gestores de logística estão atrás de soluções inovadoras, a fim de garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das organizações.

Selecionar o melhor trajeto e informar o prazo certo de entrega aos consumidores são pontos que se refletem diretamente no custo do serviço e na satisfação do cliente. Mas você deve ter atenção a vários fatores na hora de criar a roteirização de cargas, como:

  • carga a ser transportada;
  • que veículo utilizar;
  • se há riscos de engarrafamentos;
  • custos de pedágio;
  • condições das estradas;
  • destinos que os veículos vão percorrer, entre outros.

Todas essas são questões que devem ser consideradas, uma vez que elas impactam diretamente o custo total da entrega. Levar em conta apenas o tipo de veículo, o salário do motorista e os valores do combustível não é suficiente para estipular corretamente qual o gasto total de uma entrega.

Como a roteirização de cargas funciona?

A roteirização de cargas é um processo que determina um ou mais roteiros de paradas a serem cumpridas por veículos, com a meta de visitar uma quantidade maior de pontos geograficamente separados. Assim, é fundamental traçar essas rotas para que várias pessoas sejam atendidas nessa operação.

Cada vez mais, o gestor é cobrado para garantir um nível satisfatório de serviço, ao mesmo tempo em que necessita controlar custos e evitar desperdícios de recursos. Isso faz com que esse gestor tenha que ser especializado no assunto para ter capacidade técnica para exercer tal função.

Assim, além de apontar qual o melhor caminho, a roteirização de cargas também deve contar com ferramentas tecnológicas, como o rastreamento. Essa solução possibilita que os gestores verifiquem se os veículos estão, de fato, cumprindo suas rotas.

Como implementar a roteirização de cargas?

É fundamental estar ciente de que uma metodologia de roteirização não trabalha sozinha. A tecnologia terá grande influência, mas também é necessário que todos os envolvidos estejam capacitados para isso.

Você deve aplicar esse processo na empresa de maneira estruturada. Veja, a seguir, como implementar a roteirização de cargas no seu negócio.

Defina uma estratégia

A determinação de uma estratégia de negócio é fundamental para a boa prática de roteirização de cargas. Nessa fase, é preciso ficar evidente quais nichos do mercado você deseja conquistar, qual será o tipo de modal e quais valores a empresa deve oferecer aos seus clientes.

Otimize a cadeia operacional

A visão do todo é imprescindível quando se trata de melhoria e diminuição de custos. Por diversas vezes, problemas ocorrem no começo, e são capazes de gerar grandes consequências no decorrer do processo.

Desse modo, trabalhar para a otimização geral das operações é a melhor maneira de reduzir custos e eliminar retrabalhos. A roteirização de cargas não funcionará se as informações iniciais e do destino estiverem incorretas. É preciso entender a influência de cada dado do processo para que a empresa se torne eficaz.

Compreenda a operação

Você deve conhecer cada detalhe da operação, descobrir onde se encontram os gargalos e saber exatamente como eliminá-los. Por exemplo, um sistema de gestão não solucionará todos os problemas de um negócio logístico se os envolvidos desconhecerem os processos corretos.

Capacite sua equipe

A tecnologia busca modificar toda a cultura dentro de uma organização. Assim, saber como a ferramenta trabalha e quais pontos serão influenciados é essencial para que as operações sejam feitas de maneira correta.

Os custos de capacitação devem ser levados em conta como investimento em uma empresa, uma vez que os recursos humanos são um grande diferencial nos negócios. Além disso, um roteirizador de cargas também é uma tecnologia interessante, mas a forma como administrá-lo será o diferencial oferecido pela corporação.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Esse ponto deve ser tratado com muito cuidado pela empresa, uma vez que há várias opções disponíveis no mercado. Você deve escolher um software que seja capaz de demonstrar as melhores rotas para a frota, além de reduzir tempo e retrabalhos.

Guia sobre roteirização de cargas

Quais os seus benefícios?

A roteirização de cargas oferece várias vantagens para a sua empresa. Veja, agora, algumas delas.

Melhoria do processo de entrega

Um dos grandes benefícios da roteirização é a melhoria do processo de entrega. Isso se torna possível por meio da organização da atividade do transporte, de forma que os pontos de coleta e entrega sejam reunidos por proximidade.

Eficiência dos processos logísticos

A roteirização de cargas auxilia na constituição de demandas logísticas mais eficientes. Assim, é possível prever os impactos de uma decisão, como os riscos ligados aos transportes.

Melhor controle da gestão de frotas

A gestão eficaz da frota permite que a empresa possa optar pelo melhor veículo conforme cada tipo de operação. Para otimizar esse processo, é preciso inserir tecnologias que gerem dados das operações. Isso vai deixar mais fácil a tomada de decisão, além de facilitar a previsibilidade de custos dos processos de entregas.

Enfim, é fundamental que você adote a roteirização de cargas na sua empresa. Para isso, contar com uma empresa especializada é fundamental para obter resultados satisfatórios e aumentar a competitividade do negócio no mercado.

Gostou deste post? Agora que você sabe como funciona a roteirização de cargas, que tal contar com a ajuda de uma empresa de referência no setor? Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário