logística integrada logística integrada

Guia prático sobre logística integrada para você

7 minutos para ler

A logística integrada é um termo cada vez mais em voga dentro das empresas que buscam a excelência operacional e uma maior competitividade — que culmina em uma maior satisfação do consumidor. Por meio desse modelo logístico, é possível criar processos mais dinâmicos e alinhados, que torna o fluxo do setor contínuo, com redução de custos e de riscos.

Neste guia sobre o assunto, vamos entender o que de fato é logística integrada, analisando a sua aplicação e benefícios. A partir desse panorama, é possível entender a real importância desse modelo logístico e porque cada vez mais empresas apostam nele.

Confira!

O que é a logística integrada?

Houve um tempo em que o termo logística integrada era ligado especificamente às atividades que tinham relação com o transporte e armazenamento de mercadorias. Com a evolução das metodologias e processos corporativos, esse conceito ganhou novas ferramentas e agora tem um escopo muito maior dentro das organizações.

O setor ganhou um impulso maior a partir do momento em que os gestores enxergaram a necessidade de uma maior integração entre fornecedores, produção e clientes. Essa integração se tornou viável e foi sendo aprimorada de acordo com a evolução tecnológica

Hoje, por exemplo, não há mais intermediários entre clientes e empresas, que podem se comunicar diretamente, pelas redes sociais tornando as relações mais próximas. O mesmo valor para a relação B2B entre fornecedores e clientes. Os ERPs logísticos, facilitam muito a vida dos colaboradores, integrando dados a automatizando uma série de processos.

Nesse cenário, a logística integrada ganha um papel preponderante, pois, como o nome sugere, estamos falando da integração de todos os processos que envolvem desde a origem até a entrega de um produto, com um controle muito mais refinado de todos os processos.

Hoje em dia, por exemplo, é possível ter dados muito mais sólidos a respeito dos fornecedores, sobre o seu estoque, modal utilizado etc. Quanto mais dados obtidos, maior será a capacidade de planejamento para que a logística mantenha o meu fluxo contínuo e haja a produção de informações valiosas para as análises preditivas.

Como a logística integrada é aplicada?

A logística integrada consiste na integração de atividades em cadeia, onde cada processo tem a sua devida importância e, quando somados, passam a ter um papel decisivo para a estratégia de negócios.

Como estamos falando de integração, não podemos deixar de dar o devido destaque para a comunicação, que passa a ser o pilar desse processo. O compartilhamento de informações torna as tomadas de decisão muito mais articuladas e precisas.

De forma prática, a logística integrada é a forma mais eficiente de manter a boa disponibilidade de produtos e serviços, tornando as entregas mais ágeis e aumentando a satisfação dos clientes. A fluidez com que as informações passam de um setor para outro, permite um planejamento muito mais unificado, facilitando o cumprimento dos prazos.

Para que tudo isso seja possível, precisamos entender quais são as três principais áreas da logística integrada:

  • administração dos materiais — que vai desde a extração de matérias primas até a fabricação;
  • movimentação de materiais — relativo ao transporte dos insumos, que viabilizam o abastecimento das linhas de produção e os materiais em processamento;
  • distribuição física — é a etapa que tem como objetivo a disponibilização do produto nos pontos de distribuição ou de venda, ou seja, é a ponta que tem contato com o cliente.

Quais são os benefícios de aplicar a logística integrada?

Agora que já entendemos o que é e como é aplicada a logística integrada, vamos entender de forma prática os benefícios que ela pode trazer para sua empresa. Acompanhe!

Redução de custos

A partir do momento em que o gestor passa a ter um processo mais integrado e gerenciado de forma uniforme, reduz consideravelmente as chances de falhas. Menos falhas e maior precisão, resulta em planejamentos operacionais com custos menores, possibilitando a realização de recursos em outras áreas, de forma prévia, ainda na fase de planejamento.

Maior satisfação dos Stakeholders

Todos os interessados no sucesso dos processos logísticos — fornecedores, colaboradores e clientes — ficam mais satisfeitos quando há um aumento do sucesso das operações de forma integrada. Essa coordenação torna o relacionamento com todas as pontas envolvidas melhor. 

Os clientes, por exemplo, passam a ter acesso a produtos com preços reduzidos, já que os custos com os problemas de produção não são mais repassados. Além disso, há a possibilidade de redução no tempo de disponibilidade do produto, proporcionando entregas mais rápidas.

Os fornecedores passam a ter uma demanda maior e mais feedbacks devido à integração dos dados. Os colaboradores passam a produzir mais com menos, com mais eficiência e menos atividades repetitivas e burocráticas.

Maior agilidade nos processos

Um sistema logístico que tem como foco a integração com diferentes setores, torna os processos mais fluidos, o que contribui para uma maior agilidade. A centralização dos dados, por exemplo, permite a formulação e insights por meio de métricas e indicadores que possibilitam a melhoria contínua. 

Com essa gama de dados em mãos, o planejamento se torna melhor, dando uma maior previsibilidade a todas as etapas, o que facilita a adaptação a demandas inesperadas de trabalho, que mantêm o processo sempre em fluxo contínuo e mais ágil do que em uma logística sem integração, onde as informações estão esparsas.

Redução de riscos

A logística integrada permite um melhor gerenciamento de riscos, justamente pela interligação dos dados. A identificação de falhas, antes que vire uma bola de neve, permite a antecipação de erros e riscos. Basicamente, essa administração de risco pode ser realizada com base em três pilares:

  • a partir do banco de dados, com análise das falhas antigas e medidas corretivas anteriores;
  • a partir da antecipação das possibilidades de riscos e utilização de técnicas preventivas;
  • com a elaboração de métodos eficientes para atacar problemas que ainda não aconteceram mas que já foram mapeados.

A redução de riscos entrega para a empresa uma grande vantagem competitiva, pois há uma drástica diminuição nas perdas nos mais variados segmentos, desde a produção, passando pelos materiais e pela parte financeira. Além disso, a empresa passa a praticar preços mais competitivos.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é logística integrada e a sua importância para o gerenciamento moderno. É claro que nem todas empresas dispõem de infraestrutura e recursos para cuidar de 100% desses processos. Nesse cenário, a melhor solução é contar com a ajuda de um parceiro especializado, que consiga agregar ao seu processo logístico integrado, contribuindo para a fluidez das operações.

Gostou do post, quer saber como a ABC Cargas pode contribuir para tornar o logística de sua empresa integrada? Entre em contato conosco e tire suas principais dúvidas.

Posts relacionados

Deixe um comentário