A transformação digital está revolucionando a maneira como as empresas são geridas, colocando a tecnologia como espinha dorsal de todos os processos. Em um passado não tão distante, por exemplo, boa parte das tarefas empresariais eram executadas de maneira manual e repetitiva. Por mais eficientes que fossem os profissionais, era comum termos inconsistências e erros.
Atualmente, as empresas têm acesso a uma gama de sistemas modernos e plataformas que otimizam a rotina de uma corporação. Dois deles são o ERP e o WMS, que agilizam e automatizam uma série de atividades corporativas, contribuindo para um ganho substancial de produtividade e para a redução de custos.
Para que você entenda a importância dessas plataformas, neste post, vamos entender mais sobre o WMS: o que é e as diferenças entre esse sistema e o ERP. Confira!
O que é o WMS?
Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, o popular WMS, é um software desenvolvido especificamente para gerenciamento de armazéns, otimização de processos logísticos e de fluxo de materiais. Com esse sistema, o gestor e sua equipe passam a ter mais ferramentas para executar as suas tarefas, com maior direcionamento, controle e monitoramento do desempenho.
Com a utilização do WMS, é possível rastrear o fluxo de cada mercadoria, e a empresa passa a gerir o estoque com inteligência, baseada em dados em tempo real. Entre eles, podemos destacar as informações sobre o produto, como datas de validade, lote, status, localização no estoque, dimensões, entre outras.
Partindo desses dados, o sistema poderá determinar qual é o melhor endereço para a mercadoria, com direcionamento mais eficaz do picking, passando pelas movimentações internas, até chegar à expedição e ao carregamento. Além disso, com o WMS, a empresa passa a ter um maior suporte na hora de realizar os seus inventários periódicos.
Quais são os benefícios do WMS?
O objetivo do WMS é otimizar a utilização de recursos, com foco na redução de retrabalhos, erros, aumento da produtividade operacional, maior controle de qualidade e do estoque. Em suma, podemos definir os principais benefícios do WMS nas empresas como:
- maior velocidade no processamento de pedidos;
- diminuição de perdas e redução de custos;
- análise de desempenho em tempo real;
- melhor aproveitamento do espaço;
- eliminação de erros e retrabalhos;
- maior controle do estoque;
- maior rastreabilidade.
Quais as principais diferenças entre o ERP e o WMS?
Agora que já entendemos o conceito do WMS, vamos desvendar quais são as diferenças entre esse modelo de software de gestão e o tradicional ERP. Para começar, temos que destacar o fato de o ERP ser uma modalidade mais abrangente, ou seja, que pode ser utilizada por empresas dos mais variados portes e segmentos, inclusive, para a logística.
O WMS é desenvolvido com foco nesse segmento, com todos os seus detalhes desenvolvidos para melhorar o desempenho das equipes que atuam nos armazéns. Assim, podemos dizer que o ponto de desequilíbrio a favor do WMS é a sua projeção em entregar a melhor gestão de endereçamento e rastreamento de produtos em um estoque, indicando sempre as melhores posições e entregando um controle mais preciso dos processos.
Mas, ao contrário do que se possa imaginar, o uso do WMS não anula a utilidade do ERP. As duas soluções podem ser adotadas de forma conjunta, possibilitando a padronização da operação, entregando integração, sincronia e alta produtividade.
Além disso, a integração permite o acesso rápido dos gestores aos dados da empresa como um todo, visando a uma gestão baseada em dados, em tempo real, que busca tomar decisões com base em insights precisos.
Qual é a importância de automatizar as operações?
Tanto o ERP quanto o WMS têm como um de seus principais pontos de diferencial a automação de tarefas. É inegável que a transformação digital ampliou as possibilidades de atuação e competitividade das empresas, democratizando o acesso à tecnologia de ponta, por meio de tendências como a computação em nuvem e a inteligência artificial.
Neste tópico, vamos entender por que as empresas estão cada vez mais investindo em automação, apresentando os seus principais benefícios. Confira!
Reduz as tarefas repetitivas
A rotina de uma empresa é cercada de tarefas repetitivas e burocráticas que precisam ser realizadas diariamente. Durante muito tempo, essas atividades foram executadas de forma manual, com a empresa tendo que lidar com erros e esquecimento que atrasaram a produtividade, além dos custos que esses problemas trazem.
Com a automação gerada pelos sistemas de gestão, seu negócio ganha em velocidade e produtividade, pois, aqueles profissionais que ficariam responsáveis por essas tarefas burocráticas, agora, estão livres para atuar de forma mais estratégica.
Contribui para a integração dos setores
O uso de softwares de gestão, como o ERP e o WMS, contribui para que a empresa possa integrar setores, centralizando os dados e agilizando a gestão. A formação de indicadores amplos permite uma abrangência enorme em relação à gestão conjunta, que facilita as ações coordenadas para a melhoria de vários setores.
Possibilita a redução de custos
Se há um ganho de produtividade e queda de desperdício, o resultado não poderia ser outro. A automação de processos propicia uma ampla redução de custos operacionais.
As horas gastas nas atividades repetitivas, que demandavam a contratação de pessoal específico para essas tarefas, além dos retrabalhos causados por erros e inconsistências, por exemplo, são economizadas e revertidas em atividades em prol do core business.
Além disso, a união entre automação e integração propicia a obtenção de insights que permitirão à empresa produzir mais, com menos, aproveitando melhor todos os seus recursos. Além de mais eficiência, a empresa passa a ter uma maior margem para investimentos em inovação, garantindo sempre o seu diferencial competitivo.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é WMS e a importância desse sistema de gestão para as operações logísticas de uma empresa. Mais do que um simples software de gestão, essa ferramenta, desenvolvida especificamente para a otimização da gestão de armazéns, poderá mudar o patamar de sua empresa, tornando o fluxo de mercadorias muito mais fluido.
Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.