como funciona a logística reversa como funciona a logística reversa

Saiba como funciona a logística reversa e por que você deve adotar no seu negócio

6 minutos para ler

O crescimento tecnológico que veio com a revolução industrial trouxe uma série de benefícios econômicos e sociais para o mundo. Porém, todo esse desenvolvimento pode trazer consequências para o meio ambiente, seja na extração de recursos naturais, seja no descarte de produtos manufaturados, que podem conter elementos prejudiciais.

Nesse cenário, o equilíbrio é a melhor alternativa, com a produção utilizando recursos sustentáveis e com o descarte consciente, por meio da logística reversa. Você, certamente, já se deparou com um recipiente de coleta específica de baterias em algum estabelecimento comercial, órgãos governamentais ou, até mesmo, em espaços públicos.

Empresas de varejo também disponibilizam lixeiras exclusivas para a captação de aparelhos eletrônicos usados, como smartphones. Esses e outros cuidados fazem parte desse modelo de estratégia logística.

Neste post, vamos entender como funciona a logística reversa e por que você deve adotar essa estratégia em seu negócio. Confira!

Afinal, o que é logística reversa?

Podemos definir a logística reversa como um conjunto de procedimentos que tem como foco o recolhimento e encaminhamento correto de resíduos no pós-venda ou pós-consumo. Basicamente, é uma maneira de garantir que o produto seguirá um caminho seguro da sua produção ao seu descarte, sem que ele traga algum prejuízo ao ambiente.

Embora algumas empresas mais engajadas já utilizassem o conceito, ele só ganhou corpo após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a Lei nº 12.305, em agosto de 2010. Nessa lei, foi estabelecido um acordo setorial que inclui fabricantes, distribuidores, pontos de venda e importadores, sobre a responsabilidade compartilhada por todo o ciclo de vida de um produto.

Assim, empresas privadas e órgãos públicos passam a ter uma obrigação de contribuir com a redução no volume de resíduos sólidos e rejeitos na natureza, diminuindo o impacto no meio ambiente e na saúde humana, com o descarte correto de produtos nocivos. É nesse cenário que nasce a logística reversa.

Quais são as etapas das logística reversa? 

Agora que já sabemos o conceito de logística reversa, vamos entender quais as etapas básicas que esse processo demanda. Acompanhe!

  • indústria — o processo de logística reversa começa na produção, com o embalamento dos produtos com materiais recicláveis e biodegradáveis, além de matéria-prima com elementos reutilizados;
  • distribuição — as empresas distribuidoras devem trabalhar com transportes menos poluentes e instruir os varejistas sobre o modelo sustentável de logística;
  • varejo e lojas — o ponto de venda deve conscientizar o consumidor sobre o descarte consciente dos produtos, oferecendo pontos de coleta de materiais específicos, como pilhas e eletrônicos, por exemplo;
  • consumidor — o cliente consciente também participa da logística reversa, descartando os materiais de maneira correta, seja em centro de coletas, seja na própria loja onde adquiriu;
  • coleta e seleção — após o descarte correto, os coletores selecionam os produtos, identificando os que são aptos para reuso ou reciclagem, e o que deve ser descartado de forma definitiva, de maneira correta;
  • reciclagem — todo o material reaproveitável deve ser transformado em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Quais são as vantagens de investir na logística reversa?

Saber como funciona a logística reversa pode trazer uma série de benefícios para o meio ambiente e para a nossa saúde. Porém, há outros benefícios práticos do investimento nessa estratégia em sua empresa. Veja, abaixo, quais são essas vantagens. 

Possibilita a redução de custos

Quando bem aplicada, a logística reversa pode ter uma participação significativa na redução de custos em sua empresa. Você pode, por exemplo, utilizar a logística reversa para coletar matéria prima para novos produtos e reduzir consideravelmente os custos de produção, ganhando a possibilidade de praticar preços competitivos.

Contribui para a otimização do processo produtivo

Uma das vertentes da logística reversa é a coleta de produtos com defeitos que ainda estão na garantia. A empresa pode utilizar esses retornos para avaliar onde estão seus maiores problemas de forma prática.

É possível analisar, com esse processos, os pontos de insatisfação dos clientes, problemas na gestão do estoque e com transporte. Assim, você poderá implementar as melhorias não apenas e com base em pesquisas e números, mas com a análise da estrutura dos próprios produtos.

Possibilita a criação de uma imagem positiva da empresa

Cresce cada vez mais o número de consumidores que estão em busca não apenas de produtos de qualidade e baratos, mas também, de valores e princípios que geram identificação com as empresa e marcas. 

Quando o negócio adota a logística reversa, sinaliza para o público que é uma corporação engajada com a produção sustentável e com a preservação do meio ambiente. Em tempos de redes sociais, uma ação bem executada e divulgada pode gerar uma repercussão positiva maior do que qualquer publicidade paga em grandes veículos de mídia.

Coloca a sua empresa em conformidade com a lei

No início do texto, destacamos a importância da legislação criada em 2010 para a popularização da logística reversa. A lei é destinada a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que trabalham com produtos específicos — elementos que podem ser nocivos à saúde e ao meio ambiente. São empresas que trabalham com:

  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
  • pilhas e baterias;
  • agrotóxicos;
  • pneus.

Caso trabalhe com algum desses produtos, será necessário criar estratégias para o recolhimento de itens e embalagens relacionadas a eles. Isso poderá exigir pontos de coletas específicos ou parcerias com cooperativas especializadas nesse tipo de recolhimento.

Porém, mesmo que a sua empresa não esteja dentro dessa lista prioritária, a adoção da logística reversa será positiva para alcançar os outros benefícios citados acima, e alinhará a sua corporação ao crescimento sustentável.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido como funciona a logística reversa e como essa estratégia pode trazer uma série de benefícios para sua empresa, para o meio ambiente e para a nossa saúde. O crescimento sustentável é a saída para que a economia mundial continue se desenvolvendo, trazendo inovação e qualidade de vida para todos.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.

Posts relacionados

Deixe um comentário