No ramo da logística, existem modalidades de transporte que variam conforme o orçamento do negócio e as possibilidades de investimento. Para quem tem um valor de aplicação reduzido ou precisa enviar pequenas remessas, a carga fracionada é uma excelente opção. Esta alternativa é ideal para quem deseja levar seus produtos para diferentes regiões do país, mantendo um preço competitivo e preservando a saúde financeira do negócio.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você possa conferir mais detalhes sobre o que é a carga fracionada, quais são os seus diferenciais e quando optar por ela é a escolha mais indicada. Continue a leitura e tire suas dúvidas.
O que é a carga fracionada?
Primeiro, é importante entendermos o que é a carga fracionada. Nesse caso, uma remessa de menor volume é enviada pelo transportador, e a pessoa que faz a contratação paga apenas pelo espaço que vai utilizar. Ou seja, em vez de ter um caminhão completo para o transporte, você divide o espaço com outras empresas que também optaram pela carga fracionada.
Por exemplo, se um produtor do estado do Mato Grosso do Sul deseja enviar 1 tonelada de soja para o estado de São Paulo, ele não precisa arcar sozinho com os custos de um veículo. Com isso, os gastos ficam menores e há a oportunidade de fechar negócios com outros mercados, mesmo sem ter um alto valor de investimento.
Qual a diferença da carga fracionada e da carga exclusiva?
A carga exclusiva, também chamada de carga completa, é quando o produtor opta por enviar apenas a sua própria carga para outras regiões. Esse tipo de transporte é escolhido quando o produtor tem uma quantidade de mercadoria que justifica a contratação de um veículo exclusivo ou quando precisa transportar produtos inflamáveis ou frágeis que poderiam sofrer danos em uma carga fracionada.
Além disso, outra diferença importante é que, na carga exclusiva, a entrega é imediata. Em grandes rotas, quando a opção é pela carga fracionada, o condutor pode fazer desvios para entregas em diferentes regiões que fazem sentido naquela rota, o que pode aumentar o tempo de entrega.
Quando optar pela carga fracionada?
Existem contextos que fazem a carga fracionada ser a melhor opção para diferentes mercados, especialmente quando nos referimos a negócios B2C (ou seja, venda para o consumidor final).
A seguir, selecionamos alguns pontos que indicam que esse tipo de carga são uma boa alternativa.
Ampla cobertura geográfica
Normalmente, mesmo empresas de grande porte que transportam um volume alto de mercadorias optam pela carga fracionada quando necessitam de uma ampla cobertura geográfica. Devemos considerar que o Brasil tem dimensões continentais, o que pode elevar significativamente os custos para transportar mercadorias de norte a sul do país.
Quando é necessária uma cobertura ampla, a carga fracionada se torna a alternativa mais viável. A carga completa precisaria destinar apenas parte da mercadoria para determinada localidade, o que aumentaria significativamente o preço da entrega e, consequentemente, o valor final pago pelo cliente.
Tempo de entrega
Como mencionamos, o tempo de entrega da carga fracionada é maior do que o da carga completa. Nesse sentido, se a empresa tem flexibilidade em seus prazos, a carga fracionada é uma alternativa a ser considerada. Do contrário, se o cliente solicitou uma entrega ágil e pagou por isso, o ideal é optar pela carga completa, pois reduz os riscos de atraso e, consequentemente, diminui as chances de insatisfação do cliente.
Quais os cuidados com o transporte da carga fracionada?
Agora, selecionamos alguns cuidados que devem ser considerados para o transporte de carga fracionada. Confira!
Ferramentas de roteirização
Independentemente se optou pela carga completa ou fracionada, é preciso investir em ferramentas de roteirização. Um dos desafios da logística no Brasil é a precariedade das estradas e a falta de segurança nelas.
Quando há uma definição de rota de forma estratégica, é possível encontrar um trajeto que chegue mais rápido ao cliente, além de a escolha considerar locais com menores índices de violência e rodovias mais bem conservadas.
Monitoramento
Além disso, investir em ferramentas de monitoramento também é viável, pois:
- contribui que a empresa tenha mais controle sobre a carga, de modo que qualquer dúvida que o cliente tenha seja facilmente atendida;
- permite mais velocidade nas operações, uma vez que o sistema de monitoramento possibilita identificação ágil de todos os colaboradores que estão na estrada;
- possibilita mais segurança tanto para a carga quanto para motoristas, uma vez que ela é identificada se houver extravio;
- permite redução de prejuízos relacionados ao roubo de cargas nas rodovias nacionais.
Cronograma logístico
Conforme abordamos, o transporte de carga fracionada leva mais tempo para chegar até ao cliente final. Dessa forma, é importante que a empresa tenha um cronograma logístico com os prazos estipulados com o cliente para identificar quando é possível ou não optar por essa modalidade.
Particularidades dos produtos
A particularidade dos produtos também deve ser considerada. Contratar um serviço de carga fracionada exige que a empresa transporte itens que sejam similares e que não prejudiquem a qualidade um do outro.
Os veículos utilizados também devem ser compatíveis com os itens específicos, garantindo o controle de umidade e temperatura conforme as necessidades dos produtos. Por fim, assim como no transporte de qualquer outra mercadoria, é preciso considerar a legislação pertinente (materiais frigoríficos, por exemplo, devem ser transportados em veículos apropriados para essa finalidade).
Ferramentas de automatização
Não deixe de utilizar ferramentas de automatização em diferentes etapas do processo. Por meio delas, você tem a possibilidade de entender qual é a quantidade a ser transportada, identificar os prazos e garantir que todas as entregas sejam feitas conforme acordado com o cliente.
Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre a carga fracionada, seus diferenciais e cuidados para o transporte. Com o objetivo de fazer a escolha de um parceiro certo, opte por uma empresa que tenha credibilidade no mercado, que conheça as particularidades desse tipo de carga e faça o transporte de produtos similares para garantir a qualidade da entrega.