o que é blockchain o que é blockchain

Aprenda agora o que é blockchain e como ele auxilia na cadeia de suprimentos!

6 minutos para ler

Você sabe o que é blockchain e qual é a sua importância para a cadeia de suprimentos? Na prática, essa tecnologia costuma ser usada para registrar transações e entradas da contabilidade financeira.

Apesar de parecer estranho a princípio, a sua relação com a cadeia de suprimentos, a realidade é que se trata de uma inovação tecnológica que visa conceder mais confiança e tornar mais simples as operações.

Se você se aprofundar acerca do tema e conhecer mais detalhes sobre blockchain e a sua relação com a cadeia de suprimentos, continue a leitura deste post e confira. Não perca!

O que é blockchain?

Blockchain é uma estrutura de dados que apresenta registros que são compartilhados e distribuídos. A sua principal finalidade é a criação de uma lista mundial para as operações realizadas em determinado ramo.

Além disso, o termo pode ser entendido como protocolo da confiança, uma vez que o seu objetivo também é descentralizar as informações para aumentar a sua proteção. Inicialmente, a tecnologia era usada apenas para as atividades do mercado financeiro, especialmente no ramo de criptomoedas, como o Bitcoin.

Contudo, cada vez mais outras áreas adotam essa tecnologia, afinal, trata-se de uma ferramenta que é semelhante a um livro razão, ou seja, que é capaz de representar um registro ou entrada contábil de uma operação realizada.

O seu diferencial é que as transações são universais públicas e compartilhadas por meio de uma infraestrutura ou implantação. Além disso, existem alguns fatores que são a sua base, como os seguintes:

  • teoria dos jogos, que ajuda nas tomadas de decisão estratégicas;
  • criptografia para a segurança dos dados;
  • redes P2P (peer to peer), que são conectadas sem precisar de uma coordenação central.

Mais um de seus benefícios é que as transações contam com assinaturas digitais que impedem possíveis modificações e garantem a sua veracidade. Por isso, o blockchain pode ser visto como blocos completos de informações que são atualizados por novos conjuntos de registros.

Como os dados inseridos no blockchain são protegidos por criptografia, não é necessário contar com uma autoridade central que realiza a sua fiscalização. Sempre que uma nova informação é gravada, se torna muito difícil excluí-la ou alterá-la — o que gera mais confiança na comunicação entre as partes.

Nesse sentido, não existem terceiros, pois o relacionamento entre as partes ocorre de maneira direta, principalmente no que diz respeito a formas de pagamento e acompanhamento de transações.

É possível dizer que o blockchain descentraliza as informações, o que é visto como uma vantagem, já que aumenta a segurança e reduz a dependência de um serviço de terceiro, pois os dados são armazenados e distribuídos de forma automática entre diferentes locais e computadores.

Qual é a sua utilidade para a cadeia de suprimentos?

Agora que você já sabe o que é blockchain, deve estar se perguntando qual é a sua verdadeira utilidade para a cadeia de suprimentos, não é mesmo?! Afinal, ele não está diretamente relacionado com a distribuição e o transporte de mercadorias.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, vamos apresentar, a seguir, porque essa tecnologia é útil e como atua de maneira a facilitar os registros contábeis de toda a supply chain. Veja!

Monitorar todas as etapas e processos

O blockchain é uma plataforma que consegue monitorar todas as fases e processos, o que permite aumentar o valor do fluxo de produtos na cadeia. Trata-se de uma ferramenta apropriada, por exemplo, para realizar o registro e o monitoramento de um grande volume de dados — exatamente o que ocorre no caso da logística.

Acompanhar o produto desde o insumo até o consumidor

Com o uso do blockchain, é possível acompanhar em qual etapa determinado insumo se encontra. Por outro lado, os consumidores também obtêm uma relevante vantagem, pois os processos se tornam mais transparentes.

Na prática, ao aplicar o seu uso na cadeia de suprimentos, o blockchain permite que determinado produto seja rastreado em todas as etapas, ou seja, desde o seu insumo até a entrega ao consumidor final.

Processos mais transparentes

O uso do blockchain torna os processos mais transparentes e permite, por exemplo, que o cliente descubra se o produto conta com boas práticas de sustentabilidade, se ele foi fabricado utilizando mão de obra idônea, se contém produtos químicos em sua formulação, entre outros pontos.

Nesse sentido, uma empresa que já adotou o uso dessa prática em sua cadeia de suprimentos é a Toyota Motors, justamente porque depois do ramo financeiro, a supply chain é a aplicação mais provável para o uso do blockchain.

Mais um relevante motivo para o seu uso é que a União Europeia exige, cada vez mais, que as companhias repassem informações adicionais acerca de seus serviços e produtos — o que pode ser visto, inclusive, como uma tendência mundial.

Assim, para exportar para a região da Europa é necessário revisar os processos para que eles sejam mais competitivos e transparentes. Caso contrário, a empresa pode perder participação no mercado.

Qual é a importância de adotar essa ferramenta na cadeia de suprimentos?

Por fim, para que seja possível compreender sobre o assunto, vamos apresentar quais são os verdadeiros benefícios e a importância de adotar o blockchain na cadeia de suprimentos para que você saiba em quais casos vale a pena implementá-lo.

Controle ampliado

Essa inovação tecnológica, quando aplicada a cadeia de suprimentos, possibilita que diferentes dados sejam registrados, como qualidade, preço, certificação, data, localização, entre outras informações que sejam relevantes para a gestão. A disponibilidade das informações:

  • reduz as perdas relacionados ao mercado negro e a falsificação;
  • costuma aprimorar o posicionamento da empresa perante fornecedores e clientes;
  • aprimora o rastreamento dos produtos;
  • aumenta a visibilidade e eleva o compliance de contratos de manufatura terceirizados.

Aumento da transparência

Como vimos, os dados são registrados e depois não podem ser modificados e se tornam visíveis a todos os envolvidos. Esse fator faz com que seja possível observar todas as etapas da cadeia de suprimentos e identificar detalhes relevantes a respeito de itens específicos.

Redução de riscos e custos

O monitoramento aprofundado possibilitado pelo blockchain também gera benefícios para as companhias, pois como é possível controlar todas as etapas, se torna muito mais difícil que perdas ocorram durante o trajeto, principalmente de itens perecíveis, além de ser possível ter uma visão mais ampla e clara de todo o procedimento, o que permite a criação de estratégias mais precisas.

Agora que você já sabe o que é blockchain e como ele é capaz de ajudar na cadeia de suprimentos, considere a sua implementação em sua empresa para que seja possível usufruir dos benefícios que apresentamos.

Gostou deste post? Então, compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas aprendam sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário