O transporte de perecíveis exige uma atenção especial das empresas para garantir a durabilidade, segurança e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Esse processo não afeta apenas a percepção do público, mas também está sujeito a questões legais. Se não for realizado corretamente, a empresa pode enfrentar multas e ter sua credibilidade comprometida.
Neste material, abordamos em detalhes o que envolve o transporte de perecíveis, apresentamos as regras gerais aplicáveis a esse tipo de carga e discutimos as melhores práticas que podem ser adotadas no mercado. Continue a leitura para saber mais!
O que é transporte de perecíveis?
O transporte de perecíveis refere-se ao deslocamento de produtos com um prazo de validade muito mais curto em comparação com outros itens. Esses produtos podem perder qualidade rapidamente e até se tornar impróprios para consumo se não forem armazenados adequadamente e não seguirem as normas estabelecidas.
É importante ressaltar que esse tipo de transporte não exige atenção e cuidados especiais apenas por parte da logística transportadora, como também do próprio fornecedor do material. Ele precisa seguir uma série de critérios para a embalagem correta, além de o preparo precisar ter condições de higiene adequadas e um bom acondicionamento antes mesmo de o deslocamento ser realizado.
São exemplos de produtos perecíveis:
- vegetais frescos;
- derivados de leite;
- frutos do mar;
- ovos;
- carnes, entre outros.
Quais as regras gerais de transporte quando se trata de alimentos perecíveis?
No que diz respeito às principais regras para o transporte de perecíveis, podemos classificá-las conforme a etapa.
Transporte
No transporte, o primeiro cuidado necessário é com relação aos próprios produtos. Existem materiais que podem contaminar uns aos outros e, portanto, não devem ser alocados no mesmo espaço, a menos que estejam embalados em materiais adequadamente fechados, resistentes e impermeáveis.
Além disso, itens não alimentícios que possam contaminar a mercadoria não devem ser armazenados juntos. Também há exigências quanto aos veículos e seu estado de manutenção. É necessário ter um Certificado de Vistoria e garantir que a sinalização que indica o transporte de alimentos, incluindo informações da empresa (nome, telefone e endereço), esteja claramente visível.
Carga e descarga
Há critérios específicos para a carga e descarga de produtos. As pessoas responsáveis devem estar adequadamente capacitadas para evitar danos aos produtos, além de compreender as distâncias necessárias entre os materiais e o correto armazenamento dentro do veículo.
Por exemplo, alguns produtos exigem ser colocados em estrados para evitar a contaminação. Além disso, todos os materiais utilizados para a fixação dos produtos devem ser esterilizados para prevenir a proliferação de bactérias.
Veículo
Independentemente do tipo de carga, a empresa deve se atentar às condições do veículo. Garantir que o veículo esteja em boas condições ajuda a evitar atrasos, assegura que os produtos cheguem sem avarias e contribui para a segurança e motivação dos profissionais. Isso impacta diretamente as finanças da empresa e sua credibilidade, refletindo na atração de novos clientes.
Além do uso adequado de embalagens, é fundamental garantir o controle e a manutenção da temperatura durante o trajeto. Também é importante identificar quais materiais estão mais suscetíveis a perdas durante o transporte.
A refrigeração deve seguir o indicado pelo fabricante, mas fica em torno de 4 graus, tendo o limite de 7 graus para grande parte dos produtos transportados. Há produtos, para se ter uma ideia, que exigem refrigeração de -18 graus. Portanto, o ideal é entender as especificidades do contrato feito.
ANVISA
Por fim, é importante ficar atento quanto às especificações da ANVISA. Entre os pontos principais que ainda não mencionamos neste conteúdo, ressaltamos principalmente:
- transportar produtos cuja temperatura esteja especificada na embalagem;
- veículo com condições de higienização adequadas;
- manter a integridade do produto durante todo o trajeto;
- ter equipamentos para o controle de temperatura adequado, uma vez que possibilitará ao profissional identificar se houver qualquer tipo de alteração.
Automatização de processos
Essa dica vale para todas as etapas logísticas de um negócio. Quando há automatização de processos, há mais facilidade de identificar quais são as cargas para o transporte, quais são os itens que precisam ser encaminhados em determinado período, além de visualizar de forma simplificada os tipos de materiais (o que possibilita seguir com as regras pré-estabelecidas com antecedência).
Também se destaca o fato de que, para transportes perecíveis, o negócio tem a oportunidade de selecionar o trajeto mais adequado para aquele produto e o que mais será eficiente tanto para o tempo gasto quanto pelas condições das estradas.
Qual é o melhor modal de transporte para produtos perecíveis e por que contar com a ABC?
Como a gente pôde perceber, o transporte de perecíveis precisa se adequar a temperaturas conforme as especificidades dos alimentos. Normalmente, usam-se transportes frigoríficos. No Brasil, como grande parte dos transportes é feita a partir do transporte terrestre, esse é o modelo que deve ser utilizado, uma vez que conta com baú com câmara fria.
Com isso, há tecnologia para regular a temperatura, principalmente para cargas que precisam de congelamento. Para a escolha adequada desse tipo de veículo, é possível seguir algumas recomendações:
- entender sobre a qualidade do isolamento térmico do veículo, pois o calor externo não pode penetrá-lo com riscos de deteriorar o produto e trazer prejuízos ao que é transportado;
- buscar por um veículo cujo baú é revestido com laminação interna em fibra de vidro, além de contar com poliuretano;
- optar por um fabricante que tenha tradição no mercado e seja reconhecido pelas grandes empresas pela credibilidade e compromisso;
- entender quanto tempo o baú contratado consegue trazer segurança para a carga, especialmente caso haja a necessidade de um deslocamento a longa distância.
E em todos esses casos, a ABC se destaca, justamente por contar com profissionais sérios e veículos adequados para esse tipo de transporte.
Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre transporte de perecíveis, os cuidados necessários para realizá-lo, além de conferir quais são os cuidados com o veículo que vá fazer o deslocamento. Como vimos, existem inclusive legislações que fazem a vistoria e a fiscalização, o que exige a contratação de um fornecedor que vá trazer segurança.
Se quiser saber um pouco mais sobre o tema, faça uma cotação com a gente!