Também conhecida como carga fechada, a carga lotação consiste no carregamento de um caminhão com os produtos demandados por um único cliente, ou seja, os produtos vão diretos da fábrica ao armazém — ou para o ponto de vendas, sem parar para entregas no caminho.
Para ser viável, esse tipo de operação precisa ser destinada a cargas de grande porte e uma frota ampla por parte da transportadora. Ele pode trazer uma série de benefícios para as empresas contratantes, desde que seja feito um planejamento estratégico para garantir que esteja adequado à demanda do negócio e às capacidades da transportadora escolhida.
Neste post, vamos entender quais são as vantagens de adotar esse tipo de serviço e a diferença entre carga lotação e carga fracionada. Confira!
Quais são os benefícios de contratar a carga lotação?
Veja, abaixo, por que sua empresa deve contar com os serviços de carga lotação, a partir de seus principais benefícios. Acompanhe!
Melhor aproveitamento do espaço
Garantir a organização da carga, aproveitando o espaço disponível da melhor maneira possível é um dos grandes desafios dos gestores logísticos. Esse planejamento contribui para que haja uma maior eficiência e agilidade na cadeia de produção.
A partir do momento em que a empresa passa a ter um veículo exclusivo para as suas entregas, contratando o modelo carga lotação, passa a ter autonomia em relação ao planejamento da disposição dos itens. Isso possibilita um trabalho com foco na utilização de toda a capacidade dos compartimentos, evitando danos aos produtos ou atrasos na entrega.
A união entre o melhor aproveitamento de espaço e a possibilidade de entrega da mercadoria em um único caminhão dá à empresa as condições ideais para a redução de custos, permitindo que a companhia possa aplicar seus recursos de forma mais estratégica.
Diminuição dos custos
No tópico anterior falamos sobre a possibilidade de redução de custos ligada à adoção da carga lotação. Há outro fator importante relativo à redução de custos no transporte recorrente de cargas nesse modelo de serviços: a previsibilidade.
Quando a empresa passa a criar um registro com os históricos das entregas, com o tempo médio gasto, o veículo e a equipe envolvida na operação, pode trabalhar para tornar os processos ainda mais eficientes, reduzindo o desperdícios de tempo e tornando as operações cada vez mais precisas no processo de melhoria contínua.
Além disso, como não há processo de carga e descarga no período entre a saída da mercadoria e a chegada ao endereço final, a empresa se livra de pagar uma série de taxas, por exemplo, as diárias de armazém.
Outra maneira de reduzir custos é a partir da qualidade da organização dos produtos no compartimento de cargas, diminuindo, assim, a possibilidade de danos por má alocação ou impactos durante as movimentações.
Ofereça entregas mais rápidas
Menos paradas, menos tempo gasto entre o ponto de saída e o ponto de destino — sempre lembrando que a roteirização correta é muito importante para garantir esse ganho de velocidade. Isso traz o grande benefício de respeito aos prazos de entrega.
Isso garante à empresa contratante uma maior velocidade para responder às demandas de mercado, seja na entrega ao cliente final ou para abastecimento da cadeia produtiva. O resultado é um ciclo de satisfação. Afinal, todos passam a receber os itens com mais rapidez.
Maior segurança
Infelizmente, as estradas brasileiras não estão entre as mais seguras do mundo — e isso é um grande desafio para a gestão das transportadoras. Além da segurança pública, há outro problema a ser enfrentado: as más condições de boa parte das rodovias brasileiras.
A busca de soluções criativas e estratégicas para evitar prejuízos advindos desses riscos é uma das prioridades, e a adoção da carga lotação pode ser uma dessas camadas de proteção.
Como não há paradas entre o endereço inicial e o destino final, há uma redução no risco de roubos ou extravio de mercadorias. Como há apenas um destino, a roteirização pode ser feita de maneira mais eficiente, para evitar passar por zonas inseguras e estradas inadequadas para a preservação de produtos sensíveis, por exemplo.
Qual é a diferença entre carga lotação e carga fracionada?
Agora que já compreendemos o que é carga lotação e seus benefícios, vamos entender o que é carga fracionada e sua diferença com relação ao modelo tratado neste post.
Como o nome sugere, a carga fracionada se refere à modalidade de transporte de cargas em que há a utilização de um mesmo caminhão para o transporte de produtos de duas ou mais empresas.
Isso significa que o caminhão passará em todos pontos necessários para entrega de todas as mercadorias, atendendo a demanda de todos os seus clientes, não importando a localização dos pontos de saída e os vários destinos.
É o modelo mais adequado para atender demandas de pequenas e médias empresas que trabalham com entregas menores e precisam reduzir os custos de sua operação, alugando um espaço em um caminhão maior e dividindo os custos com outras empresas.
Outro ponto ao qual os gestores devem estar atentos em relação à carga fracionada é a necessidade de considerar a armazenagem do produto ao longo de todo o ciclo de transporte. Afinal, dependendo da distância, poderá ser necessário direcionar a carga para um depósito ou diretamente para outro veículo, e isso pode gerar um custo extra.
Também deve ser considerado em relação à carga fracionada o tempo de entrega. A carga estará em um trajeto compartilhado e poderá parar em vários locais. Nesse cenário, devemos considerar os imprevistos. Por isso, é sempre importante garantir um prazo de entrega compatível com esse tipo de risco.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é carga lotação e suas diferenças para a carga fracionada. Saber o modelo ideal de transporte é importante para garantir maior agilidade na entrega, qualidade no armazenamento durante a viagem e, acima de tudo, adequação à realidade de sua empresa.
Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.