Se no seu dia a dia de trabalho você lida com o setor de logística, sua mente está mais aberta a olhar para veículos de transporte de uma forma diferenciada. Dessa forma, quando falamos de reboque e semirreboque, por exemplo, você deve saber que existem algumas semelhanças e diferenças entre eles.
Mas você sabia que os pontos que os diferenciam são ainda mais específicos e servem para determinar os tipos de cargas a serem transportadas? Isso mesmo! Se sua curiosidade ficou aguçada, continue lendo e veja tudo sobre reboque e semirreboque, como seus conceitos, em que se diferenciam e, por fim, os tipos de semirreboques.
Boa leitura!
O que é reboque e semirreboque?
Confira as definições de cada um desses dois acessórios de veículos!
Reboque
Também conhecido como atrelado, o reboque é um dispositivo utilizado para puxar ou transportar algo. Ele é conectado por meio de uma barra ou engate de reboque a outro veículo, como num carro, caminhão, motocicleta, barco, reboque de viagem, motocicleta, ou mesmo a animais de carga, como bois e cavalos. Isso mesmo!
Com tantas possibilidades de atrelamentos veiculares, já deve ter ficado evidente que os reboques têm muita utilidade em campos e fazendas para transportar animais, feno, entre outras utilidades.
Sua composição inclui uma superfície de carga, estrutura de suporte de metal ou de madeira, além de rodas. Eles são projetados para serem resistentes e duráveis, além de suportarem o peso do transporte de carga.
A um reboque podem ser adicionados os acessórios:
- faixas sinalizadoras refletoras;
- freios de estacionamento;
- para-choque;
- lanternas;
- para-lama;
- engate;
- estepe;
- setas.
Semirreboque
Um semirreboque é um tipo de veículo utilizado no transporte de carga maiores e mais pesadas, especialmente em caminhões e em tratores. Ele é acoplado à parte traseira destes veículos a fim de transportar diversos tipos de produtos em estradas e rodovias.
Ou seja, a tração para movimentar os semirreboques só pode acontecer por meio de um caminhão-trator, do tipo cavalo mecânico.
Quais as diferenças entre reboque e semirreboque?
A seguir, estão as principais diferenças entre ambos!
Eixos
O reboque é uma unidade de carga com um ou mais eixos, os quais são conectados diretamente ao veículo por meio de um engate, garantindo independência com relação ao seu(s) eixo(s), permitindo o equilíbrio por conta própria.
Diferentemente do reboque, o semirreboque conta com um a três eixos. Por isso, eles não conseguem permanecer em equilíbrio sozinhos, devendo permanecer unidos ao caminhão trator por um encaixe que una uma estrutura a outra.
Dessa forma, o semirreboque requer presença do caminhão para ser fixado a uma unidade de carga conectada ao veículo trator por meio de uma quinta roda, um dispositivo que fica na parte traseira do veículo trator e se encaixa no engate do semirreboque. Isso permite que o semirreboque seja facilmente desconectado do caminhão para carregar ou descarregar mercadorias.
Encaixe
Enquanto o reboque conta com “engate”, portanto é engatado ao veículo, o semirreboque é acoplado e apoiado ao caminhão.
Com isso, o reboque é facilmente retirado do veículo, enquanto o semirreboque precisa ser desacoplado e então removido do caminhão.
Peso
Como o reboque é acoplado ao motor pelo engate, ele sustenta menos peso durante o transporte, além de ser mais flexível e gerar menor impacto à carga.
Já o semirreboque consegue suportar o peso de cargas muito maiores, no entanto, apresenta limitações de movimento, devido ao maior contato com o caminhão.
Tamanho
Em geral, os reboques são mais curtos e mais leves. Por outro lado, os semirreboques são mais longos (às vezes muito compridos, como as cegonheiras) e mais pesados do que os reboques.
Manobras
Os reboques são mais fáceis de manobrar em marcha à ré e podem ser mais adequados para operações de transporte de cargas menores e mais leves.
Devido às diferenças na forma como são conectados ao veículo de tração, os semirreboques oferecem mais flexibilidade para manobrar em espaços pequenos, além de serem mais estáveis em curvas.
O que a lei determina sobre os reboques?
Como os reboques são unidades independentes, contendo inclusive emplacamento, foram criadas certas regras de trânsito voltadas para sua utilização. Assim, embora não possuam motor próprio, eles precisam de uma documentação própria. E ainda que o IPVA não incida sobre o reboque, ele deve ser licenciado.
Quais são os tipos de semirreboques?
Existem vários tipos de semirreboques, cada um projetado para um propósito específico. Confira os tipos mais utilizados!
Baú
Este tipo de semirreboque é fechado em todos os lados e é usado principalmente para transportar cargas secas e sensíveis à temperatura.
Aberto
Neste exemplo de semirreboque não há teto nem paredes laterais. Ele é projetado para transportar cargas grandes e volumosas que não precisam ser protegidas contra o clima ou outros elementos.
Fechado
Este tipo de semirreboque transporta as cargas que precisam ser protegidas contra fatores ambientais ou causados por longos deslocamentos.
Frigorífico
Este modelo possui controle de temperatura para as cargas que necessitam de transporte refrigerado. Além disso, possuem a vedação necessária para evitar alterações de temperatura internas.
Basculante
É caracterizado por ter uma plataforma de carga que pode ser levantada e inclinada, permitindo que a carga seja despejada na parte traseira do veículo.
Cegonha
Trata-se de um semirreboque utilitário utilizado para fazer o transporte de outros veículos. Podem ser simples (um andar) ou duplo (dois andares).
Zorra
Esse modelo de semirreboque transporta veículos muito pesados, como tanques, máquinas de construção como tratores, por exemplo, além de peças de avião, entre outros veículos~e cargas indivisíveis.
Porta-contêiners
Como o próprio nome já diz, seu objetivo é transportar contêiners em geral, com ou sem carga. Por isso, precisam suportar um peso máximo que um contêiner carregado suporta.
Tanque
Mais uma vez o nome já anuncia, o semirreboque tanque é exclusivo para transportar líquidos ou produtos a granel.
Nesse artigo, você conferiu diversas informações sobre reboque e semirreboque como a definição de cada um, suas diferenças mais importantes e, depois, conferiu os vários tipos de semirreboques.
E então, se você tem alguma experiência com esses tipos de suportes para transporte de cargas ou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Outras pessoas poderão gostar de ler!