Sendo um dos pilares da economia do Brasil, chegando a 21% do PIB em 2019, a produção agrícola precisa ser realizada com base em processos seguros e padronizados. É importante manter um nível de qualidade em todos os procedimentos, desde o plantio até o transporte da safra, ou seja, os cuidados vão muito além da colheita.
O transporte de grãos pode ser aprimorado com a adoção de práticas preventivas, que evitem a proliferação de micro-organismos e a exposição dos produtos a condições climáticas desfavoráveis. Além da proteção da carga, os cuidados no transporte devem atender a regulação vigente, para que haja uma maior conformidade. Por último e não menos importante, as boas práticas contribuem para a segurança e a tranquilidade das viagens.
Neste post, apresentamos as principais dicas para que você faça um transporte de grãos com qualidade e segurança. Confira!
Mantenha um bom controle de pragas
De acordo com uma pesquisa feita com a liderança do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP, a presença de pragas pode reduzir entre 9,5% e 40% a eficiência da produtividade agrícola. Essa é uma das principais preocupações em relação ao armazenamento de grãos.
O desafio desse controle está no fato de os grãos terem características distintas entre si e, dependendo da espécie, eles podem ficar vulneráveis a diferentes organismos, como ácaros, insetos, fungos e micróbios. Quando há uma perda de controle na proliferação, o prejuízo da produção em qualidade e quantidade pode ser significativo.
Um dos grandes erros que alguns produtores cometem é o de achar que o controle de pragas termina quando a colheita é finalizada. Mesmo após o depósito, deve haver um monitoramento constante, pois a perda de mercadoria estocada pode representar perdas financeiras até maiores do que as que aconteceram durante o processo produtivo.
Transporte a carga em caminhões com lona própria
Outro ponto que impacta diretamente a qualidade dos grãos são as condições do veículo que vai transportá-los, com o caminhão apresentando todas as adequações necessárias para prestar um bom serviço.
Quando há negligência nesse ponto, elevam-se as possibilidades de danos durante o trajeto que resultarão em perdas financeiras e encarecimento da produção. Entre os fatores negligenciados, podemos destacar:
- transporte com excesso de carga;
- lona mal colocada;
- lona de baixa qualidade;
- alocação e tratamento incorreto dos grãos dentro do caminhão.
Utilize bags apropriadas
Desenvolvidas para aprimorar os processos de acondicionamento, manuseio, armazenamento e transporte, os contentores, também chamados de bags, podem ser utilizados para os mais variados volumes de carga, por estão disponíveis em vários tamanhos e estilos.
Em meio à variedade de tipos de bags, cabe aos gestores escolherem a opção mais adequada para a carga que será transportada, a fim de facilitar as etapas do processo. Não importa se são descartáveis ou reutilizáveis, as bags contribuem para a segurança e a redução de desperdícios.
Fique atento à limpeza
Os cuidados com a limpeza devem começar no armazenamento, pois os grãos que são oriundos de lavouras, por exemplo, costumam apresentar um grande número de impurezas em sua composição.
Por apresentarem essas condições inadequadas, é importante que haja uma limpeza, e não a estocagem imediata, a fim de que o produto não se torne impróprio para uma venda posterior e, principalmente, para o consumo. Entre os prejuízos que essa sujeira pode trazer para a produção estão a secagem incorreta, que pode causar prejuízos durante a pesagem dos grãos pelos transportadores.
A limpeza eficiente deve ser realizada com a separação das impurezas, que deve ser feita antes daquelas que são resultantes do sistema de secagem. O rigor na limpeza contribui para a redução na comercialização de sementes quebradiças, imaturas ou defeituosas que prejudicam a qualidade do serviço.
Conheça as especificidades de cada tipo de grão
Para carregar uma carga de grãos de maneira adequada, é importante saber quais são as vulnerabilidades de cada produto. Cada grão apresenta um tipo de especificidade diferente e requer algumas boas práticas.
A soja, por exemplo, precisa de cuidados especiais relacionados à umidade e ao calor. Se a carga for exposta à chuva ou à temperatura excessiva, será danificada e trará prejuízos ao produtor.
O trigo, por ser bastante sensível, não é indicado para transportes muitos longos. Ou seja, para carregar esse tipo de grão, é necessário apostar em rotas mais inteligentes e manter um monitoramento durante todo o processo. Já o milho tem como característica a necessidade de acondicionamento direto, sem a utilização de sacos, para que não haja problemas em sua locomoção.
Capriche na escolha da transportadora
Quem opta pela terceirização do transporte e quer ter mais qualidade ao transportar os grãos, reduzindo as perdas de produtos, precisará caprichar na hora de escolher o parceiro que realizará esse transporte. Para isso, faça uma pesquisa aprofundada das opções disponíveis e escolha uma alternativa que garanta as medidas de armazenamento e transporte mais eficazes.
Essa escolha nunca deve se pautar apenas no preço, mas no custo-benefício, com orçamento que analise a qualidade do serviço prestado e as referências de outros clientes. Avalie a reputação da empresa, seu histórico e o que mais for necessário. Quanto mais informações você tiver em mãos, melhor será a sua decisão final e maior será o seu poder de negociação.
No fim das contas, não estamos falando de uma relação entre cliente e contratado, mas de uma parceria. Afinal, o negócio da transportadora depende da sua boa experiência, e a sua boa experiência reflete na satisfação de seus clientes e na sua competitividade. Quando a escolha é bem-feita, todos saem ganhando.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha uma base para melhorar o transporte de grãos e possa aumentar a qualidade dos produtos entregues. A adoção dessas boas práticas entrega uma série de benefícios para a empresa, que vão desde uma maior praticidade na hora de carregar e descarregar até uma redução de custos de produção. Todos sabemos a importância que a produção de grãos tem para a economia do país, e a manutenção das boas práticas contribui para essa relevância.
Gostou das nossas dicas? Então, siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.