Antes de fazer o transporte de qualquer mercadoria, existe a necessidade de avaliar o que está transportando e quais são os cuidados específicos para aquele material. A carga seca, por exemplo. Trata-se de todo aquele item que não é perecível. Com isso, a operação se torna mais simples, uma vez que não há data de validade e nem pontos de atenção no que diz respeito à sua durabilidade, uma vez que se trata de uma mercadoria mais resistente.
No entanto, existem alguns cuidados que ainda assim merecem atenção. Neste material, a gente explica quais são eles. Continue a leitura e saiba mais!
Principais tipos de carga seca
Antes de mais nada, é interessante entendermos quais são os principais tipos de carga seca existentes. Deve-se destacar, porém, que é um tipo de produto mais amplo. Ou seja, várias categorias de produtos se enquadram, o que leva à necessidade de os cuidados serem adotados conforme as particularidades de cada um.
Além disso, é preciso ter atenção também quanto ao volume, uma vez que influenciará no tipo de amarração, nos produtos escolhidos para a segurança e no modo como é a disposição dos itens no veículo.
Entre os tipos principais, se destacam especialmente:
- eletrodomésticos;
- madeira;
- produtos de higiene pessoal;
- produtos têxteis;
- produtos alimentícios que não há necessidade de refrigeração, como grãos e óleo, entre outros.
Cuidados ao transportar carga seca
Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de carga seca existentes, chegou o momento de entendermos alguns cuidados necessários para o transporte. Confira!
1. Segurança contra roubo
Esse é um tipo de cuidado que deve ser adotado para qualquer mercadoria, independentemente se é carga seca ou não. Afinal, ao proteger os seus produtos contra a violência nas estradas, garantirá que seus profissionais estarão mais protegidos, bem como garantirá que haja redução de riscos quanto à perda de itens, o que ocasionaria em prejuízo (e fluxo de caixa prejudicado).
Por essa razão, algumas dicas podem ser adotadas. A primeira delas relacionada ao planejamento da viagem. Com isso, a empresa tem a possibilidade de verificar quais são as rotas mais seguras e desenhar o trajeto do motorista do ponto de partida até a chegada. Além disso, garantir que haja a contratação de soluções e ferramentas que possibilitam o acompanhamento do veículo em tempo real, possibilitando rastreá-lo se houver qualquer eventualidade.
No mercado, existem ainda dispositivos que bloqueiam o veículo se houver roubo, facilitando a sua recuperação. Dessa forma, entenda quais são os riscos, faça uma avaliação da probabilidade e conte com a tecnologia como aliada durante todo o processo.
2. Utilização do veículo adequado
Quando você conta com um veículo apropriado para aquela função, as chances de ocorrer qualquer tipo de avaria com os produtos reduzem consideravelmente. Além de ser uma economia para a empresa, que deixa de perder dinheiro com a perda de produtos, temos também a oportunidade de aumentar a credibilidade perante os clientes, pois haverá cumprimento de prazos e entrega dos produtos em perfeito estado.
Existem alguns veículos mais apropriados para o transporte de carga seca. Entre eles, há o caminhão toco, que é um veículo com dois eixos e mais curtos e que conta com capacidade de carga de até, em média, 8 toneladas. Há, ainda, o caminhão truck, um veículo mais longo e com três eixos, ideal para cargas maiores de até 12 toneladas. Por fim, as carretas suportam cargas mais pesadas, com transporte de até 25 toneladas.
Ou seja, até mesmo a escolha de qual tipo de transporte o seu negócio optará passa pelas particularidades da mercadoria, uma vez que o volume é um dos principais fatores para essa escolha.
3. Manutenção dos veículos
Independentemente de qual seja o tipo de veículo escolhido para se adequar às particularidades da carga, é importante que a manutenção esteja em dia. Entre os benefícios de contar com a manutenção em dia, destacamos principalmente:
- redução de custos operacionais, uma vez que a manutenção realizada é a preventiva em vez de corretiva;
- maior controle sobre os veículos utilizados;
- aumento da produtividade, pois vai haver menos riscos de um veículo ficar parado por algum dano;
- maior vida útil para os veículos, entre outros.
4. Atenção ao clima
A carga seca é bastante resistente. No entanto, ter atenção ao clima, principalmente durante o trajeto, possibilita que o motorista faça desvios de rota quando necessário. Existem algumas rodovias, por exemplo, que podem ter historicamente um alto índice de acidente com a pista molhada. Se a previsão for de muita chuva e tempestades por longos períodos durante toda a rota, talvez o ideal seria parar um pouco ou contar com veículos mais preparados para esse tipo de situação, por exemplo.
Neste tópico, se destaca também a escolha da carroceria do baú. Não é porque a carga conta com alta durabilidade e resistência que não exija cuidados específicos. Com a escolha certa dessa proteção, aumentam as chances de a carga chegar ao cliente final sem nenhum tipo de avaria. Novamente, é um ponto a favor para a credibilidade de seu negócio.
5. Apoio de transportadora
Ao longo do material, tivemos a possibilidade de perceber que são muitos os cuidados necessários que o setor logístico de um negócio precisa lidar com o transporte de carga seca. Por essa razão, o ideal seria contratar uma transportadora qualificada para realizar o trajeto. Entre os benefícios que podem ser observados, destacamos especialmente:
- maior valorização para ter mais agilidade na entrega;
- atendimento personalizado segundo os interesses de seu negócio, com as particularidades da carga e o volume necessário;
- melhor custo-benefício, uma vez que não vai precisar lidar com a manutenção e controle da frota;
- mais segurança para a sua carga, entre outros.
Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre o que é a carga seca, quais são os cuidados específicos e o que considerar. Como a gente pôde perceber, trata-se de um tipo de carga mais resistente, mas que ainda assim há a necessidade de ter alguns pontos de atenção. Por essa razão, contar com parcerias que garantam mais controle sobre o transporte e mais segurança é o ideal.
Se você quer saber um pouco mais sobre como a ABC Cargas poderia auxiliar nesse processo, entre em contato com nosso time e tire suas dúvidas!