Carga a granel: o que é, tipos e como transportar? Carga a granel: o que é, tipos e como transportar?

Carga a granel: o que é, tipos e como transportar?

6 minutos para ler

O transporte de carga a granel, assim como qualquer outro modelo, exige cuidados e atenção especial na escolha e planejamento de rotas. Trata-se de uma das principais categorias transportadas no país, uma vez que as entregas de grãos se encaixam nessa modalidade.

Por essa razão, com o objetivo de obter um diferencial competitivo, cumprir prazos e garantir a satisfação do cliente final, é essencial programar-se para evitar imprevistos e alcançar melhores resultados.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você conheça mais detalhes sobre o significado desse conceito, os tipos de carga a granel e as dicas que devem ser consideradas para o transporte ocorrer sem erros. Confira!

O que significa o termo carga a granel?

De forma geral, podemos definir carga a granel como aquele tipo de carga que não conta com embalagens. Ou seja, é disposta dentro do caminhão em grande quantidade. Normalmente, são grãos, como soja, café, arroz e milho. No entanto, carnes também costumam ser transportadas nessa categoria, além de outros tipos de produtos agrícolas, como frutas e verduras.

Trata-se de um dos principais tipos de transporte realizados no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mesmo com uma redução de 8% em relação ao período anterior, a safra de 2023/2024 atingiu um total de 294 milhões de toneladas.

Aqui, o grão a granel mais transportado é a soja, e as cargas a granel líquidas que mais se destacam são água, suco de laranja, óleos e combustíveis.

Quais são os tipos de carga granel?

Como abordamos no tópico anterior, há dois tipos de carga a granel: sólida e líquida. As cargas sólidas incluem produtos agrícolas como grãos (milho, café, feijão, soja etc.) e carne, além de minerais como o minério de ferro, embora em menor proporção. As cargas líquidas a granel incluem derivados de combustíveis (etanol e gasolina, por exemplo), sucos, óleo vegetal, leite, entre outros.

Em ambos os casos, existem diferenças no transporte e cuidados específicos que devem ser tomados para o armazenamento e melhor acondicionamento até a entrega ao destinatário final. É fundamental avaliar as particularidades do que será transportado e as exigências da legislação.

Como funciona o transporte a granel?

Para o transporte da carga a granel, alguns cuidados devem ser considerados. A seguir, a gente explica quais são eles. Confira!

Escolha dos veículos

O primeiro ponto a considerar é a escolha dos veículos e do modal, que devem ser adequados ao tipo de carga. Para cargas a granel líquidas, normalmente são necessários tanques e cisternas.

Já para cargas a granel sólidas, é preciso considerar o volume a ser transportado, a capacidade do veículo, os cuidados exigidos para a carga e descarga, e as proteções necessárias para evitar que as condições climáticas afetem a qualidade do produto.

Armazenamento

Após realizar a escolha adequada dos veículos, é necessário analisar as condições de armazenamento. Tanto na propriedade quanto no transporte em si, entenda as particularidades do material e vede o ambiente para o controle ideal de temperatura.

Em grãos, por exemplo, caso haja o aumento acima do esperado da temperatura, pode também alterar níveis de oleosidade ou do teor de gordura, o que compromete toda a qualidade do que é entregue. Com isso, gera insatisfação dos clientes e perda da credibilidade do negócio.

Planejamento de rotas

O planejamento de rotas é indispensável para qualquer tipo de carga, inclusive a granel. Com ele, é possível verificar quais rodovias estão em melhores condições, quais trajetos são mais econômicos, além de buscar alternativas que reduzam o consumo de combustível e garantam melhores condições para os veículos.

Com o intuito de fazer um planejamento adequado, ressaltamos especialmente:

  • conheça os horários principais de circulação das rodovias planejadas, com o objetivo de projetar um horário que realmente pode ser cumprido;
  • considere imprevistos ao traçar um plano junto ao cliente;
  • crie relatórios das rotas de entregas para as próximas decisões serem tomadas com base em dados;
  • utilize ferramentas para a roteirização automatizada.

Outros cuidados

Existem alguns cuidados que também devem ser considerados para o transporte de carga a granel ou para qualquer outro tipo de mercadoria a ser enviada aos seus clientes. Entre eles, ressaltamos especialmente:

  • faça a manutenção preventiva dos veículos regularmente, uma vez que contribui para reduzir os efeitos de estragos que surgem repentinamente;
  • realize a limpeza e higienização adequada dos veículos antes e depois das entregas;
  • opte pela capacitação de profissionais de forma contínua, pois possibilita que eles estejam antenados com as principais tendências, além de ser uma forma de mantê-los motivados;
  • entenda quais são as cargas que necessitam de monitoramento constante de umidade e temperatura;
  • conte com fornecedores de qualidade em diferentes etapas do processo logístico;
  • utilize lonas para a proteção das cargas de acordo com as especificidades do produto, entre outros.

Qual a importância de escolher um parceiro confiável?

Como vimos, são muitos os cuidados necessários para o transporte da carga a granel. Porém, ao contar com um parceiro confiável, a burocracia tende a ser reduzida e o seu negócio vai ter mais produtividade, além de maior satisfação com o cliente.

Optar por uma empresa que seja confiável para esse transporte permite que alguns diferenciais sejam usufruídos, como:

  • mais economia, especialmente relacionada à gestão de profissionais, uma vez que ela é feita pela própria empresa contratada;
  • atividades otimizadas;
  • previsibilidade de custos, pois problemas com manutenção deixarão de ser arcados pelo seu negócio;
  • gestão mais simplificada, de modo que os esforços sejam direcionados para o que realmente é estratégico;
  • veículos sempre com qualidade, além da garantia de troca se houver qualquer tipo de imprevisto;
  • possibilidade maior de sempre cumprir com os prazos, entre outros.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre o conceito de carga a granel, dicas para realizá-lo efetivamente e os cuidados necessários. Como vimos, contar com uma parceria de uma empresa confiável fará toda a diferença para os seus resultados e para a credibilidade da empresa perante os clientes.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto, entre em contato com a gente, converse com nossa equipe e tire suas dúvidas!

Posts relacionados

Deixe um comentário