Você, que atua como gestor logístico, já se perguntou qual é o melhor entre frete CIF ou FOB? Sendo a sua resposta sim ou não, a verdade é que, após ler este texto, você entenderá a grande importância de entender a diferença entre eles e qual é o melhor em cada caso.
Por isso, continue a leitura e descubra o que é frete CIF e frete FOB, como funcionam, quem arca com os custos e, finalmente, quais as vantagens de cada um, como podem ser úteis e como facilitam o transporte.
Dessa forma, com todas as informações, é certo que você descobrirá como escolher o ideal para a sua empresa. Boa leitura!
O que é frete CIF e frete FOB?
Leia atentamente, abaixo, para compreender o conceito de ambos os tipos de frete. Confira agora mesmo!
Frete CIF
A sigla CIF corresponde a Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete). Uma empresa com frete CIF se responsabiliza totalmente pelo frete. É bastante utilizado pela categoria B2C (business-to-consumer), ou seja, empresas que vendem para o consumidor final.
É como um contrato de transporte internacional entre comprador e vendedor, sendo que quem assume as responsabilidades sobre o produto e paga os custos, incluindo o valor do seguro, é a empresa que está fornecendo o produto.
O frete CIF favorece o cliente, já que o trabalho fica por conta do vendedor, que se encarrega do transporte e de repassar os custos para o comprador no momento da venda (embutido no produto), ou seja, todos os valores do frete são repassados ao cliente de uma única vez. Esse é o tipo mais usado no comércio online. Por fim, a mercadoria é considerada como entregue apenas quando já está com o cliente.
Frete FOB
No frete do tipo Free on Board (Livre a Bordo), a responsabilidade do pagamento dos custos de entrega é da empresa de destino. Por isso, é usual na relação B2B (business-to-business), ou seja, no comércio de empresa para empresa.
Aqui, a responsabilidade do vendedor acaba quando os produtos são despachados. Sua indicação é para quem precisa ter controle sobre a entrega e prazos, e as condições de entrega ficam com o comprador.
O frete FOB é comum em cargas com alto valor agregado ou custo de frete elevado. É muito usado em indústrias que adquirem produtos de várias empresas e são fiéis a determinadas transportadoras para coletarem suas mercadorias. Nesse caso, a mercadoria é considerada como entregue no momento em que é enviada para entrega.
Quais são os custos de cada tipo de frete?
No frete CIF, o preço está embutido no custo da mercadoria, sendo repassado ao consumidor como um valor único, mas o fornecedor pode, ou não, informar o valor do frete na nota fiscal.
Já o frete FOB não vem embutido no valor dos produtos e, dessa forma, seu valor deve ser mencionado na nota fiscal. Esse frete é a base de cálculo dos tributos:
- Imposto acerca de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e de Prestações de Serviços (ICMS);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto em relação a Produtos Industrializados (IPI);
- Programa de Integração Social (PIS).
Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de frete?
Confira, agora, os benefícios e as desvantagens de optar por uma ou outra modalidade de frete!
Vantagens do frete CIF
São muitas as vantagens do frete CIF. Por isso, a procura por esse modelo é alta não apenas no Brasil, mas também em outros países. As mais importantes são:
- menos chances de ocorrer problema em qualquer fase do processo logístico, pois a responsabilidade é de quem distribui a mercadoria;
- não requer uma equipe logística interna para controlar o recebimento (em caso de vendas B2B);
- mais facilidade no ato da compra.
Desvantagens do frete CIF
O frete CIF tem como desvantagens:
- na ocorrência de roubos de carga, a responsabilidade é do comprador;
- não há controle de prazos nem condições de entrega;
- é preciso acompanhar o trabalho da transportadora.
Vantagens do frete FOB
A principal vantagem do frete FOB é contar com menores custos com a logística, o que pode ser determinado por quem comprou o produto. Além disso, essa autonomia pode ser muito vantajosa para algumas companhias.
Por fim, outro benefício para as empresas que adquiriram o produto é que, muitas vezes, elas já contam com contatos (transportadoras) em quem confiar pelo fato de suas aquisições serem recorrentes e em grande volume.
Desvantagens do frete FOB
Infelizmente, esse tipo de frete pode apresentar certos pontos de entrave para a escolha do cliente. Um exemplo é a necessidade de contar com uma equipe que arque com toda a logística — incluindo custos de transporte e o seguro.
Além disso, a responsabilidade de cuidar da entrega a partir do momento que ela sai da empresa vendedora é alta. Isso porque, se houver problemas com o transporte, a responsabilidade de contatar o serviço contratado, entender o que houve e, em determinados casos, resolver o problema é de quem comprou.
Como escolher entre o frete CIF ou FOB?
Como você viu, ambos os tipos de frete apresentam vantagens e desvantagens. Na hora de optar entre um ou outro, a dica é descobrir qual deles se encaixa melhor em suas necessidades. Assim, é fundamental lembrar que nenhum deles é melhor ou pior, mas, um deles será mais adequado para o seu modelo de negócio.
Para uma escolha coerente, é fundamental contar com o apoio do setor logístico, sobretudo quando o transporte for internacional. Isso porque a gestão completa é fundamental no momento de padronizar processos e fazer transações que sejam rentáveis e beneficiem ambas as partes: quem vende e quem compra!
Aliás, essa questão merece muita atenção, não apenas no presente, como também no futuro do transporte de cargas. Ou seja, ao focar no crescimento, é possível alcançar mercados competitivos, devendo isso ser prioridade dos gestores. Assim, contar com uma ajuda especializada é indispensável.
Neste post, você viu várias informações a respeito de cada tipo de frete, incluindo suas diferenças, além das vantagens e desvantagens de cada um. Acreditamos que, com base nas informações fornecidas, fique mais fácil para você decidir entre frete CIF ou FOB.
Agora, recomendamos que você assine nossa newsletter para receber em seu e-mail outros artigos tão importantes quanto este assim que forem publicados!