A procura e a implementação de novas estratégias, inclusive, no setor de logística, deve ser uma constante em qualquer negócio. Sem isso, fica difícil aumentar a eficiência, reduzir custos ou mesmo fidelizar clientes. No fim, tudo isso prejudicará a competitividade da empresa.
Nesse sentido, as estratégias de logística omnichannel trazem uma série de benefícios, se implementadas de forma planejada, unificando os diferentes canais de distribuição dos seus produtos. Para saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura.
O que é a logística omnichannel?
O termo omnichannel tem origem a partir da junção de duas palavras de diferentes idiomas: ela começa com o conceito de “omni”, que vem do latim, e dá a ideia de “inteiro”, “todo”, “vários”. Já channel vem do inglês e, em português, pode ser traduzida como canal. Ou seja, em uma tradução livre, “omnichannel” seria algo como “todos os canais” ou “vários canais”.
Ainda que essa explicação dê uma ideia do que é a logística omnichannel, não basta isso para compreender a fundo esse conceito. Assim, é preciso entendê-la como a capacidade de uma empresa em unir todos os pontos de contato com o consumidor para entregar uma experiência de consumo única.
A logística omnichannel procura acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores que, cada vez mais, procuram por boas experiências de compra do início ao fim. Isso faz com que a integração ágil e eficiente de diferentes canais seja essencial.
Não por menos, o setor logístico deve fazer parte dessa estratégia, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para o consumidor. Dessa forma, o cliente pode usufruir de uma melhor experiência, do início ao fim da jornada de compra.
Para entender como esse conceito funciona na prática, podemos pensar em um exemplo simples: imagine que uma pessoa se dirige até uma loja de roupas em busca de determinado tamanho e modelo, mas não encontra o que queria disponível no estoque do estabelecimento.
Se a loja em questão trabalhasse com a logística omnichannel, o processo poderia ser diferente. O cliente olharia os modelos e tamanhos disponíveis no site ou aplicativo da loja, finalizaria a compra pode lá mesmo e poderia decidir em que lugar ele retiraria seu produto. Caso seja necessário trocar o item, o processo seria o mesmo, no sentido inverso.
Como implementar multinacanais na logística de uma empresa?
A logística omnichannel traz uma série de vantagens para o consumidor e reduz todo o esforço necessário para que ele concretize a compra, já que todos os pontos de contato entre empresa e cliente estarão integrados. Isso exige reformulações profundas em toda a cadeia logística do negócio.
As transformações passam por contornar desafios relativos a gestão de estoque, de práticas de logística reversa e, até mesmo, de estratégia de vendas. Por isso, nos tópicos abaixo, vamos mostrar quais são os principais passos para implementar uma estratégia multicanais na logística de um negócio.
Identifique processos e pontos de contato
O primeiro passo para obter sucesso em uma estratégia logística multicanais é mapear todos aqueles pontos de contato e comunicação que você já mantém com sua base de clientes.
Ao mesmo tempo, é necessário identificar todos os processos que se dão em cada um desses canais, desde a negociação com fornecedores, a gestão de estoque, o faturamento dos pedidos e a entrega de cada produto, seja qual for o meio escolhido para tal.
Defina quais serviços oferecer
Tendo processos e pontos de contato devidamente mapeados, fica mais simples saber quais serviços podem ser unificados e oferecidos aos consumidores. Com isso, sua empresa terá a garantia de implementar soluções realmente eficazes e que supram as necessidades dos clientes.
Treine toda a equipe
Os novos procedimentos exigirão que os gestores reúnam e treinem toda a equipe para alinhar as ações com os novos processos. Desse modo, fica mais simples garantir que todos estejam na mesma página e com o atendimento padronizado em cada um dos canais. Sem isso, não é possível garantir que a integração se dê da forma planejada.
Conte com o auxílio da tecnologia
A tecnologia é fundamental na implementação de uma estratégia de logística omnichannel. Com o auxílio de determinadas ferramentas, torna-se viável automatizar tarefas e otimizar processos que antes eram feitos de forma manual.
Tudo isso não só aumenta a produtividade e previne erros, como também, evita atritos que comprometem a qualidade da experiência do cliente, prejudicando toda a integração dos canais logísticos.
Tenha parceiros logísticos confiáveis
Por fim, não abra mão de parceiros logísticos com os quais você pode confiar. Desrespeito a prazos e outros problemas na entrega minam a credibilidade junto ao consumidor. Logo, uma transportadora capaz de cumprir o que prometeu faz toda a diferença.
Além disso, na hora de escolher uma empresa do setor, veja quais soluções ela oferece para aprimorar a experiência não só do consumidor, mas também, do seu negócio, evitando uma série de dores de cabeça que prejudicam a fidelização dos cientes.
Quais os benefícios dessa estratégia, na prática?
O benefício mais imediato de uma estratégia de logística omnichannel é se adequar ao que os clientes cada vez mais procuram. Números de 2021 mostram que 60% dos consumidores ouvidos em uma pesquisa já consomem de forma híbrida. Dentre aqueles que consideram a experiência negativa, as causas mais frequentes para isso foram o valor do frete e o prazo de entrega do produto.
Ou seja, não basta ser omnichannel: é fundamental manter a qualidade do atendimento seja qual for o ponto de contato com o consumidor.
No médio e longo prazo, isso tende a se converter em incremento do número de vendas e em crescimento do ticket médio, trazendo mais receitas para o negócio. Além disso, ao manter o contato em diferentes locais com seus clientes, você consegue mais informações sobre seu comportamento, o que permite aprimorar cada uma das estratégias implementadas.
Ainda que represente uma série de desafios ao longo do seu processo de implementação, a logística omnichannel possibilita que seu negócio se adeque ao que de mais atual existe no mercado, extraindo disso uma série de resultados positivos e crescendo cada vez mais.
Quer se manter atualizado sobre o que é tendência no mercado e no setor de logística? Assine nossa newsletter e tenha os melhores conteúdos, diretamente na sua caixa de entrada.