Os meios de transporte marítimo são utilizados desde as primeiras civilizações no mundo, justamente, por ter os mares como uma via abundante e pronta. Aliás, os avanços desse modelo de navegação permitiram não só a troca de mercadorias, mas também, a mistura cultural que trouxe a humanidade até os dias atuais.
Com o passar dos séculos, com o acúmulo de conhecimento náutico e o surgimento de novas tecnologias, as rotas de navegação ficaram cada vez mais longas e precisas. Assim, esse modelo se consolidou como o principal meio de transporte de grandes cargas entre os continentes.
Neste post, vamos entender o conceito de transporte marítimo e como funciona esse modal. Confira!
O que é meio de transporte marítimo?
Podemos definir o transporte marítimo como aquele que é exercido por todo tipo de embarcação — fragata, navio, canoa, submarino, entre outros — navegável pelos mares. O foco desse modal é transportar os mais variados tipos de produtos, mercadorias, equipamentos e pessoas.
Mesmo com a evolução dos transportes terrestre e aéreo, o transporte marítimo ainda é o prioritário quando tratamos de grandes volumes de cargas de um continente a outro, devido ao seu baixo custo, grande capacidade e modernização de sistemas.
Quais os tipos de navios de carga existentes?
Para que possamos entender como é o funcionamento do meio transporte marítimo, vamos contextualizar quais são os principais tipos de navios de cargas existentes, para enxergarmos a dimensão que esse modal alcança. Acompanhe!
Navios petroleiros
Como o próprio nome sugere, os navios petroleiros são aqueles utilizados para o transporte de petróleo bruto e de seus derivados. São embarcações capazes de carregar mais de 300 mil litros e que, geralmente, levam uma tripulação de aproximadamente 25 pessoas.
Internamente, essas embarcações apresentam um sistema repleto de canos interligados, que servem para equilibrar a distribuição dos líquidos. Uma das características marcantes dos navios petroleiros é que eles apresentam uma maior largura e menor profundidade, o que os torna mais propensos a navegar em águas mais rasas.
Além disso, os navios petroleiros, por motivo de segurança, apresentam um casco duplo, que entrega uma camada a mais de segurança para evitar desastres ambientais, como os vazamentos de óleo no mar.
Navios gaseiros
Os navios gaseiros são aqueles utilizados para o transporte de gases liquefeitos, como GNL, GLP, amônia, etileno, propileno entre outros. Uma das características marcantes desse tipo de embarcação são aos seus tanques arredondados, que ficam visíveis acima do convés principal.
Navios graneleiros
Esse modelo de navio é projetado para carregar e descarregar mercadorias a granel, como grãos, minerais e carvão. São embarcações que, geralmente, apresentam um convés em formato retangular, o que torna mais fácil a movimentação dos itens. Esse modelo de embarcação é propício para o acondicionamento de produtos que não necessitem de:
- contagem exata;
- embalagens específicas;
- identificação de marca comercial.
Navios frigoríficos
Os navios frigoríficos são aqueles dotados de equipamentos de refrigeração em seus porões, para conservar cargas perecíveis resfriadas durante o percurso. São muito utilizados no transporte de proteínas e de materiais que precisam de controle preciso de temperatura, como as vacinas.
Navios porta-contêineres
Os navios porta-contêineres são projetados para o transporte de cargas em contentores projetados em dois modelos: com convés corrido ou celular. Os dois modelos têm como forma de embarque os guindastes, sendo que os navios modernos são gearless, sem guindastes próprios — pois operam com portêineres de terra nos terminais portuários.
Uma característica dos navios porta-contêineres modernos é que eles vêm equipados com ligações para contêineres refrigerados, permitindo o envio de cargas perecíveis.
Navios para cargas vivas
Os navios de cargas vivas são utilizados para o transporte de animais vivos, em geral, gado, suínos e equinos. Essas embarcações trazem células individuais para os animais e são compartimentados como currais.
Quais são os principais pontos de transporte marítimo no Brasil?
O Brasil, por ser um país com um litoral extenso, tem o transporte marítimo como o principal meio de entrada e saída de mercadorias. Mesmo não contando com uma infraestrutura de ponta, o país bate recordes de escoamento de cargas — milho, soja, petróleo e minério de ferro — em navios cargueiros para diversos países, com destaque para a China e a Holanda.
Veja, a seguir, quais são os principais pontos de entrada e saída de mercadoria via transporte marítimo no Brasil.
Porto de Santos
O porto de Santos, no litoral do Estado de São Paulo, é o mais importante do Brasil, concentrando aproximadamente 31% das operações de grande porte do país. Isso não acontece por acaso, afinal, São Paulo é o estado mais rico da nação, com o maior PIB, maior população e maior atividade industrial.
Porto de Paranaguá
Outro porto importante no país é o de Paranaguá, localizado no Estado do Paraná. É por ali que entram os principais produtos importados pelo mercado brasileiro, o que faz dele o segundo maior porto em operações, com 9% das transações marítimas do Brasil.
Porto de Itapoá
O terceiro porto mais relevante do país é o de Itapoá, que fica no litoral de Santa Catarina. Esse local é responsável por 7% de toda a atividade comercial marítima nacional e escoa boa parte da produção de proteínas do país, com destaque para as carnes suínas e bovinas que são exportadas para Ásia e Europa.
Quais são as vantagens do transporte marítimo?
É comum as pessoas perguntarem por que o transporte marítimo, mesmo sendo o mais antigo e que leva mais tempo para chegar, siga como a principal maneira de troca de mercadorias entre países — mesmo existindo opções mais rápidas, como o avião. Entre os motivos que fazem o transporte marítimo ser um dos mais populares, estão:
- é mais barato do que o transporte ferroviário;
- consegue alcançar lugares muito distantes, desde que sejam banhados por mar;
- permite levar um volume muito grande de cargas, que nenhum outro modal conseguirá, em uma única viagem.
Como vimos, o transporte marítimo atravessou os séculos e segue como a principal forma de levar produtos de um continente para o outro.
A ABC Cargas trabalha para fazer com que sua carga chegue com qualidade e segurança até o terminal de transporte marítimo de cargas. Além disso, trabalhamos para a criação de soluções com foco na redução de custos, na rapidez e na entrega de mercadorias até o porto para o embarque no navio
Gostou do post? Quer saber como a ABC Cargas pode ajudar a sua mercadoria chegar até meio de transporte marítimo de cargas? Entre em contato conosco e descubra como.