A NR do transporte, também conhecida como NR 11 ou Norma Regulamentadora 11, foi criada e desenvolvida para que haja padronização de processos de segurança para o transporte, para a armazenagem de materiais e também para a movimentação de cargas.
De acordo com essa norma, é de responsabilidade das empresas fornecer as questões mínimas de segurança no que diz respeito a transportadores industriais, elevadores, entre outros pontos.
Assim como em qualquer outra norma, o não cumprimento dos principais tópicos pode ocasionar acidentes de trabalho e multas trabalhistas para a empresa, uma vez que os colaboradores podem abrir processos judiciais.
Saiba mais, neste material!
Quais são as principais determinações da NR 11?
A seguir, selecionamos algumas das principais determinações da NR 11. Confira!
Uso de EPIs
Como sabemos, os Equipamentos de Proteção Individual são importantes para diferentes pontos no dia a dia de trabalho. Por meio deles, profissionais têm a segurança de exercerem as suas funções com menos riscos, além de evitar transtornos trabalhistas caso ocorra qualquer tipo de incidente.
Existe uma Norma Regulamentadora que trata especialmente desse tópico, de responsabilidade do Ministério do Trabalho. Entre os principais tipos de EPIs, destacam-se aqueles que garantem proteção:
- auditiva;
- respiratória;
- da cabeça;
- facial;
- de mãos e de braços;
- de pernas e de pés.
Equipamentos em boas condições
A Norma Regulamentadora 11 destaca, ainda, a importância de os equipamentos manuseados pelas pessoas apresentarem boas condições. Ou seja, é preciso que ofereçam aos colaboradores resistência e segurança, de modo que todas as atividades e rotinas sejam exercidas sem nenhum prejuízo ao profissional nem à estrutura do negócio.
Entre os principais equipamentos, podemos destacar especialmente:
- monta-carga;
- guindastes;
- talhas;
- esteiras;
- guinchos, entre outros.
Capacitação da equipe
De nada adianta oferecer equipamentos adequados e dentro das normas se as pessoas não sabem como utilizá-los. Quando ressaltamos sobre direitos e deveres da empresa, devemos destacar que profissionais também têm os seus direitos e deveres.
Entre os deveres, é preciso utilizar de forma correta os EPIs e demais equipamentos, uma vez que o seu uso efetivo garantirá a segurança. Porém, para isso, a organização deve tanto oferecer insumos quanto treinamentos constantes.
Deve-se ressaltar, ainda, que materiais que oferecem qualquer tipo de risco à integridade das pessoas só podem ser utilizados caso haja capacitação para essa demanda ser conduzida.
Isolamento das áreas de tráfego
Segundo a NR de transporte, áreas de tráfego também devem ser isoladas quando houver qualquer tipo de movimentação de materiais, uma vez que a circulação de pessoas pode provocar acidentes e atrapalhar o tráfego.
Além disso, há a necessidade de haver sinalização de toda a área, de modo que as pessoas tenham o entendimento sobre quais movimentações ocorrem naquele espaço.
Incêndio
Por fim, a NR 11 também define alguns protocolos em relação ao combate a incêndio. A empresa tem como dever contar com um protocolo padrão para esse tópico, analisando as suas particularidades (tanto do nicho de atuação quanto do espaço físico).
Tudo o que for definido deve ser orientado aos profissionais, de modo que eles compreendam todas as políticas definidas, cuidados e demandas do dia a dia a serem adotadas para a prevenção de riscos.
Quais são os riscos do não cumprimento da Norma Regulamentadora?
Além dos acidentes de trabalho, que podem ser considerados um dos principais riscos do não cumprimento da Norma Regulamentadora, outros gargalos costumam ocorrer para a empresa. Entre eles, ressaltamos especialmente:
- interdição — se houver qualquer tipo de fiscalização e for identificado que as normas não são seguidas conforme deveriam, existe o risco de interdição na empresa. Ela pode ocorrer em estruturas, em maquinários ou, até mesmo, no local inteiro (em situações mais críticas);
- notificação — órgãos responsáveis podem tomar uma atitude mais branda quando perceberem que algumas das principais normas não são cumpridas. Estamos nos referindo às notificações, que vão autuar a empresa para que sejam tomadas medidas a fim de adequarem os processos;
- multas — há o pagamento de multas, que podem ser de valores altos (o que prejudicaria todo o fluxo de caixa do negócio);
- processos trabalhistas — se houver qualquer tipo de incidente com o colaborador e for percebido que ele só ocorreu por descumprimento das normas, ele tem o direito de processar a empresa para receber indenização;
- prejuízo à imagem da companhia — todo esse processo traz prejuízos à imagem da empresa, o que pode prejudicar a atração de novos talentos e acarretar perdas de contratos com clientes.
Quais as principais regras da NR 11 para o transporte de cargas?
No que diz respeito ao transporte de cargas, vejamos, a seguir, as principais regras da NR 11.
Inspeções periódicas dos veículos
Por meio de uma inspeção contínua de todos os veículos da frota, a empresa tem a oportunidade de prevenir acidentes e de identificar falhas antes que isso cause qualquer tipo de prejuízo ao negócio ou acidente com o colaborador.
Apresentações de relatórios
A inspeção deve ser feita em toda a empresa, de modo que garanta todos os pontos definidos na Norma estarem de acordo em diferentes áreas e maquinários. Depois, relatórios devem ser realizados, contribuindo para definição de próximos passos das demandas.
Treinamento de profissionais
Conforme abordamos, treinamentos e capacitações devem ser prioridade das empresas para que as pessoas tenham ciência de suas responsabilidades, a fim de fazerem o uso correto de diferentes equipamentos, sejam instrumentos de trabalho, sejam de proteção individual.
Ao seguir todos esses pontos, além de garantir a maior produtividade da equipe e de evitar os riscos apresentados, a empresa tem a oportunidade de se tornar um local mais seguro e com um clima organizacional positivo, o que impacta a retenção de talentos e o desempenho das pessoas.
Neste conteúdo, você pôde conferir um pouco mais sobre a NR do transporte, também conhecida como Norma Regulamentadora 11. Se houver qualquer dificuldade, você pode contar com uma consultoria especializada, que avalia a situação do negócio e propõe soluções, o que aumenta a efetividade das ações.
O que achou do material? Deixe seu comentário e nos conte como a NR é aplicada em seu negócio!