Quais são os tipos de contêineres? Conheça os principais! Quais são os tipos de contêineres? Conheça os principais!

Quais são os tipos de contêineres? Conheça os principais!

6 minutos para ler

Você conhece os principais tipos de contêieneres e suas principais características? Primeiro, vamos entender mais detalhes a respeito do contêiner. Seu nome é derivado da grafia em inglês “container”, e é utilizado principalmente para transportar cargas rodoviárias, marítimas. entre outros. O tamanho pode variar de 20 a 40 pés: enquanto o primeiro o tamanho interno tem 5,9 metros, o segundo pode atingir 12 metros.

Ao conhecer os principais, suas indicações de uso e principais características, é possível optar por aqueles que realmente fazem sentido de acordo com as necessidades de transporte. Neste material, a gente explica quais são eles. Confira!

O que é e para que serve um contêiner?

Como a gente mencionou, o contêiner é utilizado para fazer transportes de cargas de modo geral, sendo utilizados tanto no mar quanto nas estradas, rodovias e ferrovias. Contam com diferentes modelos, tamanhos e características que fazem permitem que haja o transporte de todo tipo de carga, de acordo com as suas especificidades.

Quais são os tipos de contêineres?

Agora, vamos conhecer alguns dos principais tipos de contêineres.

Contêiner Dry Standard (ou General Purpose)

O container Dry Standard, também conhecido como General Puporpose ou Dry, é considerado um dos modelos mais utilizados no transporte marítimo. Sua estrutura é em aço em sua maior parte, com assoalho de madeira. Em uma das extremidades, há porta dupla com duas maçanetas, ambas com orifício que servem para inserir o lacre que trará mais segurança para a carga durante o transporte.

Como abordamos, assim como em qualquer outro tipo de Contêiner, há aqueles com 20′ e com 40′. Existem diferenças entre os dois além do tamanho que podem ser pontuadas. Nesse caso, o de 20′ conta com abertura nas laterais, o que permite a movimentação com empilhadeira. Existem modelos de 40′ que também contam com esse diferencial. Porém, caso precise de movimentação, o ideal é contar com o modelo de 20′, uma vez que é mais indicado para esse modo de trabalho.

Contêiner Reefer (ou Refrigerado)

O Contêiner Reefer, ou refrigerado, é considerado o único tipo para a geração de frio. Dessa forma, quando há necessidade de fazer o transporte de cargas que precisam estar em condições abaixo de 0° ou próximas dessa temperatura, é o modelo que deve ser escolhido para garantir a durabilidade dos produtos, principalmente a longas distâncias. Sendo assim, o transporte de carnes, peixes, frutas e demais alimentos são realizados a partir do Contêiner Reefer.

Nesse caso, o modelo de 20 pés e de 40 pés contam com diferenças no que diz respeito à capacidade de carga. Enquanto o primeiro tem suporte máximo de pouco mais de 22 toneladas, o segundo suporta 26 toneladas.

Open Top Contêiner

Existem determinados tipos de cargas que, devido a seu tamanho, não caberiam em um contêiner convencional. Para isso, seria preciso optar pelo Open Top Contêiner, cuja principal diferença em relação aos outros é não ter a parte superior. Dessa forma, é indicado para cargas mais pesadas, como máquinas, pedras, materiais de construção de forma geral etc.

Assim como nos outros tipos de contêineres, a capacidade de carga também é afetada nesse caso para os modelos de 20′ e de 40′. No primeiro, o contêiner suporta até 27 toneladas, enquanto no segundo pode chegar a quase 31 toneladas.

Flat Rack Container

Esse é um modelo parecido com o Open Top, mas é indicado para cargas ainda maiores. Existem determinados tipos de materiais que precisariam de ainda mais espaço. Sendo assim, o Flat Rack Contêiner é recomendado para cargas em grandes dimensões e que necessitam de peso extra. Suas características são pensadas principalmente para esse contexto, uma vez que, além do teto, também não contam com as laterais.

São transportados nesse modelo maquinários agrícolas, maquinário da construção civil de modo geral, além de máquinas pesadas. A capacidade máxima também é bem superior aos demais modelos, com o de 20′ oferecendo a oportunidade de transportar até 34 toneladas e o de 40′ chegando a 45 toneladas.

Tank Contêiner

Há algumas especificidades de produtos para o transporte que precisam de contêineres com características que vão além do tamanho. Produtos corrosivos, cargas em ácido e materiais químicos de forma geral são alguns desses exemplos. Para isso, é preciso contar com um contêiner que conte com revestimento na parte interna, uma vez que trará segurança tanto para a carga quanto para o contêiner e os profissionais que atuam no dia a dia desse transporte.

Esse é um dos poucos modelos que não contam com as opções e 20′ e 40′. A capacidade máxima de carga é de 24 toneladas, contando com uma dimensão externa que chega a 6 metros de comprimento e 2.438 metros de altura.

Contêiner High Cube

Trata-se de um tipo de contêiner com dimensões um pouco superiores às dos contêineres tradicionais quando estamos nos referindo ao modelo de 40′. É indicado para quando o volume de mercadorias é muito maior do que o normal, além de ser o ideal para quando houver a necessidade de fazer o carregamento de projetos customizados, justamente por contar com a altura e a largura como um dos principais pontos que se diferenciam dos demais. Sua capacidade máxima chega a 26 toneladas.

Já o de 20′ é conhecido como o Contêiner Graneleiro, que conta com revestimento na parte interna e é ideal para o transporte de grãos, como semente, café, milho, soja etc.

Container Ventilado

Existem determinados tipos de carga que precisam de circulação interna de ar para permaneçam com qualidade no momento da entrega. Além disso, há o transporte de cargas vivas, necessitando também dessa ventilação para que haja oxigênio em sua parte interna. Para isso, há o contêiner ventilado, modelo que conta com entradas e saídas de ar distribuídas por toda a sua estrutura.

Entre os produtos que podem ser transportados nesse modelo, destacamos especialmente as sementes de modo geral, café, cebola, manufaturados, grãos etc. Quanto às alturas e tamanho, contam com capacidade máxima de 24 toneladas, enquanto a sua altura pode chegar a aproximadamente 2,5 metros de altura.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre os tipos de contêineres, suas características e especificidades? Como mencionamos, cada modelo conta com particularidades que oferecem a oportunidade de transportar diferentes tipos de cargas. É importante entender mais sobre o que vai ser transportado, quais são os cuidados necessários e, assim, fazer a escolha adequada.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal entender também sobre a legislação do transporte de cargas? Confira!

Posts relacionados

Deixe um comentário