O objetivo deste artigo é explicar como funciona o transporte de madeira e demais assuntos relacionados com o tema. Vamos mostrar, por exemplo, os itens que se enquadram na realização dessa movimentação, assim como mencionar quais são os tipos de veículos adequados para fazer o transporte da carga.
Além disso, mencionaremos as normas e os cuidados necessários para o transporte de madeira, mostrando assim a importância do procedimento para a execução da atividade operacional segura.
Se interessou pelo assunto e quer saber mais detalhes? Continue a leitura!
Qual a importância dos processos para transporte de madeira?
O transporte de diferentes tipos de carga deve ter a atenção focada de todos os envolvidos para que seja sempre bem-sucedida. No caso do transporte de madeira, é preciso verificar as medidas e os formatos diferenciados de cada tipo desse material, para que a movimentação seja executada de forma correta.
Por exemplo, as toras, a lenha, as estacas, piso ou carvão vegetal, têm formas diferentes e exigem também medidas especiais de veículos para a garantia da operação segura e adequada.
Quais são os itens que se enquadram no transporte de madeira?
O transporte de madeira acarreta muitas especificidades para o segmento, de forma que exige condições especiais para a movimentação da carga pelas rodovias e estradas em nosso país. Uma prática realizada que busca a melhoria contínua, por meio de alternativas que facilitem o comércio dos produtos florestais, estão dentro dos padrões designados pela legislação brasileira.
Além disso, a fiscalização está atenta ao ponto do acondicionamento da carga no veículo, levando em conta a conservação do produto, assim como a prevenção de acidentes, para a redução dos custos em penalizações, causadas pelas irregularidades dos fornecedores.
Por esse motivo, o uso de cintas de poliéster para fazer a amarração adequada, dos diversos tipos de madeira ao veículo, é primordial para o responsável da carga, para que sejam tomadas as devidas providências e a operação seja realizada de forma correta.
De acordo com a Resolução 552, do Contran, é proibido o uso de cordas para a amarração e sempre recomenda-se o uso das cintas, cabos de aço ou de correntes. Afinal, as cordas, por terem menor resistência, são utilizadas apenas na amarração da lona ao veículo, após o acondicionamento da madeira.
Ainda assim, conforme a norma, a resistência das cintas, cabos de aço e das correntes deve ser duas vezes maior do que o peso da carga transportada. Além disso, outros itens são utilizados para o reforço da segurança, como: redes, malhas, trilhos, separadores, bloqueadores, entre outros.
Quais são os tipos de veículos mais adequados?
Segundo o Contran, os veículos indicados para as movimentações no transporte de madeira, também chamados de CVC (Combinação Veicular de Carga), se dá por meio de um conjunto de veículos que estão acoplados pela cabine e um implemento, podendo ser um semirreboque ou reboque.
Abaixo, listamos mais alguns exemplos de CVC que podem ser utilizados no transporte de madeira, que são:
- bitrem;
- carreta cavalo trucado;
- carreta de dois eixos;
- carreta de três eixos;
- carreta simples;
- tritrem.
Além disso, o Contran também exige em sua norma que o peso do veículo seja superior a 57 toneladas e o seu cumprimento seja maior que 19,80 metros.
Qual é a importância do procedimento adequado?
Existem dois momentos no transporte de madeira em que o gestor responsável pela movimentação do produto deve se atentar aos detalhes especiais e diferenciados.
Isto é, quando a movimentação da madeira for realizada de forma vertical, o veículo que fará o transporte deverá ter painéis na frontal e na traseira, duas escoras laterais de metal por fora e cabos de aço ou cintas com a capacidade de tracionar a partir de 3.000 quilogramas-força.
Ao passo que, quando a movimentação da madeira for realizada na posição horizontal, o veículo que executará o transporte deverá ter as seguintes particularidades:
- organização das toras mais largas embaixo do veículo;
- ter um sistema pneumático na estrutura do veículo;
- amarrar a carga com cabos de aço ou com cintas de poliéster com capacidade de tração maior de 3.000 quilogramas-força;
- possuir escoras laterias de 50 cm com reforço salva-vidas por todos os lados do veículo;
- possuir um painel frontal na mesma largura da carroceria.
Quais são os cuidados utilizados para esse tipo de transporte segundo as suas normas?
Em nosso país, o transporte de madeira é regulamentado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), pela Resolução 196/06, alterada para a 246/07, onde ambas estabelecem as boas práticas para a movimentação da carga em questão.
Na lei, podemos ver a menção às exigências de segurança, descrição das características dos veículos para se tornarem aptos a essa prestação de serviços, assim como o cumprimento na utilização dos itens auxiliares para o devido acondicionamento da carga e a amarração correta.
O transporte de madeira sem a devida licença é considerado crime ambiental, acarretando a apreensão tanto da carga quanto do veículo. O documento oficial e obrigatório para a movimentação e o armazenamento do produto de origem nativa é o DOF (Documento de Origem Florestal), emitido pelo IBAMA na internet.
Portanto, algumas ações necessárias devem ser realizadas para o transporte de madeira correto e com mais cautela, de forma sempre segura, que são:
- fique atento à legislação e tome os cuidados para a segurança da operação;
- realize a amarração da carga corretamente para que fique estável:
- faça o empilhamento da carga adequadamente de acordo com o tipo de carga;
- treine a equipe responsável com capacitações para a carga ou descarga e a movimentação durante o trajeto;
- utilize máquinas adequadas para a maior eficiência e segurança na operação;
- mantenha a manutenção dos veículos para evitar perdas dos prazos contratados e os acidentes nas estradas.
Vimos, neste artigo, que o transporte de madeira tem legislação específica por conta dos produtos florestais que são movimentados, para que se mantenha o equilíbrio natural do nosso meio ambiente.
Assim como a legislação monitora e fiscaliza contra o exagero na apropriação ilegal da madeira e derivados, também alerta para os cuidados necessários no acondicionamento e na amarração da carga em veículos aptos para a operação.
Dessa forma, evita-se a perda dos prazos combinados com o cliente, além de proporcionar a redução de acidentes nas estradas, multas e demais penalizações que possam ocorrer.
Esperamos que o conteúdo deste artigo tenha feito sentido e ajudado você com informações para maiores cuidados no transporte de madeira. Entre em contato conosco para saber sobre outros temas interessantes!