Você sabe como fazer um transporte seguro de cargas pesadas?

O transporte de cargas pesadas está muito longe de ser uma tarefa tão leviana quanto colocar o peso em cima de um caminhão e dar a tarefa como concluída. Muito pelo contrário, quem deseja realizar essa atividade com eficiência precisará conhecer as melhores práticas do mercado.

Para início de conversa, a malha viária brasileira tem péssima qualidade e não corresponde às necessidades logísticas de um país com dimensões tão extensas.

Isso significa que o gestor que não investe em uma transportadora séria e completa está bem longe de resolver seus problemas, pois o desafio não é pequeno e exige muita tecnologia e experiência.

Neste artigo, mostraremos quais as principais medidas que devem ser obedecidas para a obtenção de resultados positivos no transporte de cargas pesadas. Vamos lá!

Planejamento logístico

Sem planejamento antecipado, seus processos ficarão cada vez mais suscetíveis às falhas da cadeia de suprimentos. É preciso levar esse quesito a sério, planejando até mesmo antes da própria fabricação da carga.

A transportadora deverá mostrar domínio e conhecimento das rodovias envolvidas no projeto. Ter uma equipe de campo especializada em se deslocar fisicamente da origem ao destino pode ser a garantia de um transporte bem-sucedido. Afinal, esse processo costuma facilitar a identificação de bloqueios ao longo do percurso, abrindo caminho para o mapeamento de rotas alternativas.

Segurança

Seu cliente só ficará satisfeito se o produto desejado chegar no momento certo com a qualidade esperada. Para se prevenir contra os desafios desse processo, é necessário investir em frentes como:

  • capacitação dos motoristas;

  • mapeamento da estrada;

  • instalação de sistema de segurança;

  • equilíbrio da jornada de trabalho;

  • manutenção da frota;

  • roteirização do percurso, entre outras.

A fim de manter a segurança do transporte de cargas pesadas, é fundamental que a empresa analise os itinerários em um trajeto monitorado e equipado contra roubos e causas parecidas.

Além disso, a integridade das características do produto precisa ser um ponto de preocupação, desde a estocagem até a entrega ao cliente.

Proteção dos motoristas

Apesar da preocupação com a segurança das cargas e processos, é preciso colocar a proteção dos motoristas sempre em primeiro lugar. Assim, a revisão dos veículos é extremamente importante nesse sentido.

Além disso, a consciência da responsabilidade com a própria vida precisa ser estimulada entre os colaboradores. Portanto, insista no acompanhamento de atitudes preventivas como o posicionamento dos retrovisores, o uso correto dos freios, faróis e cintos de segurança.

Cuidados simples podem evitar acidentes e salvar vidas. Como gestor de logística, você também está incumbido por prezar o máximo possível pela redução de acidentes entre as equipes do setor.

Estrutura e cuidados especiais

A transportadora deve se preocupar com o transporte como um todo. Para isso, o produto deve ser bem fixado e amarrado nos caminhões.

Busque selecionar o tipo certo de veículo e o acondicionamento próprio para a carga, levando em consideração as forças envolvidas no transporte.

O peso precisa ser distribuído entre os eixos dos caminhões com a inteligência de quem é experiente no assunto. Afinal, os postos de pesagem em rodovias costumam ser inimigos do transportador e a carga mal dividida poderá trazer problemas.

Prevenindo-se contra acidentes e desgaste prematuro das mercadorias, é possível economizar e garantir um trabalho exemplar, favorecendo a todos os envolvidos nos procedimentos.

Quando as regras de segurança não são cumpridas nesse processo, a dor de cabeça com gastos, retrabalho, perdas e insatisfação do cliente só enfraquecem o desempenho da empresa, comprometendo sua credibilidade.

A transportadora responsável pela movimentação deve sempre disponibilizar os melhores motoristas e equipamentos, sem contar a roteirização do trajeto e um cuidado específico com a gestão de riscos.

Anotou nossas dicas sobre como fazer um transporte de cargas pesadas com segurança e profissionalismo? Então espalhe conhecimento nas suas redes sociais e mostre que você se importa com o assunto!

Deixe um comentário

Share This