Gerir uma frota de veículos não é tarefa das mais fáceis. Afinal, o gestor lida com uma série de fatores sobre os quais ele não tem controle direto, desde condições da pista, problemas de segurança, até instabilidade dos condutores e problemas mecânicos inesperados.
Nesse cenário, a prevenção e a antecipação se tornam primordiais, possibilitando a diminuição dos impactos que todas essas variações podem trazer. A boa gestão de frota deve ser feita com base em uma série de pilares, que vão dos cuidados com a conservação, passando pela qualificação dos condutores e pela antecipação de eventos nos percursos.
Neste post, vamos entender o que é gestão de frota, a sua importância e como fazê-la de maneira correta. Confira!
O que é gestão de frotas?
A gestão de frotas é responsabilidade do setor que coordena o planejamento e execução de processos referentes ao controle e manutenção da frota de veículos em uma empresa. A partir de uma boa gestão de frotas, é possível ter um cuidado mais criterioso não apenas com os veículos pertencentes à sua companhia, mas também os que estão a seu serviço, como no caso dos agregados e terceirizados.
O controle relacionado a uma boa gestão de frotas leva em conta uma série de aspectos, por exemplo:
- o respeito à periodicidade das manutenções preventivas, preditivas e corretivas dos veículos;
- o monitoramento eficiente das rotas;
- o bom controle do uso de combustíveis, lubrificantes e demais insumos necessários para o bom funcionamento do veículo;
- o treinamento dos motoristas, que deverão trabalhar de acordo com as boas práticas de segurança.
A partir do acompanhamento criterioso dessas informações, o gestor de frota tem a base para a sua tomada de decisões em prol da busca por melhores resultados. Para se ter uma ideia, quando o monitoramento das rotas é realizado de maneira correta, é possível refinar cada vez mais os percursos para aumentar a qualidade das entregas, seja em relação à segurança da própria via, seja à redução de consumo de combustível, ao gasto com pedágios ou à segurança da carga.
Além disso, quando a empresa mantém as manutenções em dia, em especial as preventivas e preditivas, ou seja, que não dependem de uma avaria grave para serem realizadas, é possível reduzir o custos e o tempo de inatividade dos veículos, pois os problemas são resolvidos antes que se tornem uma bola de neve.
Como fazer uma boa gestão de frotas?
Como vimos, a boa gestão de frotas é de suma importância para o negócio, pois contribui para a redução de custos e melhora a qualidade dos processos, permitindo que a empresa faça mais com menos. Nesse cenário, a grande questão que se apresenta é: como fazer uma gestão de frotas eficaz? Veja abaixo algumas das principais etapas para colocar tudo isso em prática.
Garanta que as manutenções estejam em dia
Uma boa gestão de frota deve começar pela manutenção da “saúde” dos veículos, ou seja, que eles estejam em pleno funcionamento e prontos para operar. Isso porque, além de menos produtivos, os veículos que apresentam desgaste de suas peças e componentes, consomem mais combustível, emitem mais poluentes na natureza e precisam de trocas constantes.
Ou seja, além de fazer menos gastando mais, esse veículo compromete o meio ambiente e pode impedir a empresa de acessar certificados que indicam o compromisso com causas socioambientais — o que pode reduzir a capacidade de acesso a investimentos.
Atualize-se em relação às regulamentações
Quando falamos de regulamentações, estamos nos referindo às leis e normas governamentais e corporativas referentes a locais onde o veículo vai trafegar. Dependendo da área de atuação da empresa, os veículos podem precisar rodar por muitos quilômetros, e isso significa estar sujeito às mais diversas fiscalizações.
Cabe ao bom gestor de frotas estar antenado, prevenindo-se e com acesso às legislações necessárias para monitorar os veículos, acompanhando a situação legal do contexto em que estão inseridos. Se algum veículo sofrer penalidades ou multas, o ideal é que a empresa não perca o prazo de recurso e pague em dia caso não seja possível reverter a situação.
Capacite os condutores
Outro pilar da boa gestão de frotas é a capacitação dos motoristas, para que eles absorvam a cultura da empresa. É muito comum que os condutores, ao serem contratados, tragam os seus próprios costumes e “vícios” referentes a práticas de outras companhias em que trabalharam — ou hábitos que tinham quando trabalhavam de forma autônoma.
Para tentar padronizar ao máximo a maneira como os veículos devem operar, é de suma importância que a empresa invista na capacitação dos condutores, com foco na condução mais econômica, segura e aumentando a capacidade que eles têm de identificar problemas mecânicos ainda em estágio inicial.
Mantenha um monitoramento rigoroso das falas
Não há como fazer uma gestão de frota eficaz se não há um controle em tempo real sobre os veículos. É importante saber exatamente por onde andam todos os veículos de sua frota. Com esse monitoramento constante, além de se certificar sobre o que os motoristas fazem durante os percursos, os dados produzidos poderão dar base para criar planos de ação para otimizar os encodes, reduzindo custos e melhorando os prazos de entrega.
Utilize a tecnologia ao seu favor
Em plena transformação digital, não faz sentido fazer uma gestão eficiente sem a ajuda de boas soluções tecnológicas. Por exemplo, para fazer o monitoramento, será necessário utilizar tecnologias como GPS e GPRS, câmeras, sensores, apps, entre outros recursos combinados, que permitem a entrega dos sólidos em tempo real.
É importante contar com um bom sistema de gestão que centralize os dados referentes ao monitoramento, manutenção, consumo, características dos motoristas entre outras, para facilitar a criação de relatórios, e gráficos para tornar a gestão mais transparente.
Assim, o gestor passa a ter uma base sólida para sua tomada de decisão e os condutores conseguem enxergar no que estão errando, onde estão acertando e por que devem mudar algumas atitudes — sempre com base em dados sólidos.
Como vimos, a boa gestão de frota pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para aumentar a produtividade, sem elevar os gastos. Se a sua companhia não tem estrutura para fazer uma boa gestão de frotas, mas precisa aumentar a capacidade de entregas, a melhor alternativa é contar com um parceiro especializado, como a ABC Cargas.
Somos uma empresa que atua no mercado nacional e internacional de transporte de cargas e temos como compromisso atender todos os padrões de qualidade exigidos pelos clientes de maneira eficiente e rentável, atuando sempre de maneira preventiva para a proteção ambiental, minimizando e controlando os aspectos ambientais de forma a prevenir a poluição, reduzir os riscos e sempre respeitando a legislação.
Gostou do post? Quer saber como contar com o serviço da ABC Cargas? Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.